O dia 1° de dezembro é conhecido como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Esse dia foi escolhido depois de uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas –ONU. Com uma data alusiva, o dia serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão, e a importância do uso do preservativo para um controle dos casos.
O símbolo do 1° de dezembro é o laço vermelho, que é visto como símbolo de solidariedade, e de comprometimento da luta contra a AIDS. O símbolo na cor vermelho foi escolhido por causa da sua ligação ao sangue e a ideia de paixão.
Em Caruaru, a Secretaria de Saúde em parceria com a Fundação de Cultura estão fazendo uma ação que acontecerá na próxima segunda (1°) no Marco Zero, de 8 às 17h. Na ocasião será feita a distribuição de preservativos, com a orientação de arte educadores, além de divulgação da testagem que é feita no Coas. Um vídeo será exibido com artistas locais dando apoio ao evento, e falando da importância da prevenção. Dentre os artistas locais estão, o Trio Nordestino, Colibri, Roberto Guerreiro, Aderson do Pifé, dentre outros.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, os dados são preocupantes. Em 2013 foram 78, e em 2014 já temos 99 casos. Dentre esses números, nos dois anos, 249 casos foram em homens, e 129 em mulheres. A faixa etária mais atingida é pessoas entre 20 a 29 anos.