Diocese promove ações em prol da paz

Por PEDRO AUGUSTO
Do Jornal VANGUARDA

Os altos índices de violência contabilizados nos últimos meses em grande parte dos municípios do Agreste vêm preocupando bastante a Diocese de Caruaru. Com o intuito de discutir e estimular a cultura de paz na região, a entidade promoveu um café da manhã, na última quarta-feira (26), no Palácio Episcopal. Sabatinados pela imprensa local, os representantes da igreja presentes opinaram sobre os fatores que têm contribuído para o aumento da violência, bem como ainda destacaram as ações que estão sendo colocadas em prática pela instituição com o objetivo de conter a criminalidade no Interior do Estado.

De acordo com o padre João Paulo, hoje os números relacionados à violência nos municípios do Agreste têm se mostrado mais alarmantes em relação aos da RMR. “Haja vista que eles vêm aumentando numa proporção maior no comparativo com os demais, sobretudo nos que dizem respeito aos chamados crimes de proximidade. Fizemos questão de realizar esse encontro com a imprensa justamente para discutirmos um problema tão sério como a violência, que vem assustando bastante a população. O avaliamos como proveitoso, afinal várias opiniões foram disseminadas com o objetivo de promover a cultura de paz em nossa região”, destacou.

Mas a tentativa da Diocese de inibir a criminalidade no Agreste, através da palavra de Deus, não está se limitando, nem de longe, ao encontro realizado. Em paralelo às habituais ações de ressocialização que têm sido colocadas em prática em casas de apoio, penitenciárias e unidades educacionais, a instituição também se encontra mobilizada para promover mais um grande evento em prol de toda a população: o “Rios de Água Viva”. Sempre abordando assuntos atuais, a terceira edição da iniciativa ocorre neste domingo (30) com o tema “Somos da Paz”.

“O evento tem como principal objetivo conscientizar as pessoas da importância de se praticar a paz. Até porque, hoje, infelizmente, temos visto vários exemplos que têm estimulado a violência na nossa região. Dentre eles, poderíamos citar a corrupção, a ganância, a intolerância e a impunidade. Através do ‘Rios de Água Viva’ pretendemos justamente aproximar os cristãos um pouco mais das palavras de Deus. Palavras essas que sempre os incentivam para o caminho da paz e da união, ou seja, para o lado oposto da violência”, disse o bispo diocesano de Caruaru, dom Bernardino Marchió.

Neste ano, o “Rios de Água Viva” terá sete pontos estratégicos até a caminhada em direção ao Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, no Centro. São eles: o Colégio Diocesano, as paróquias de São José (bairro Petrópolis), Nossa Senhora da Assunção (bairro Inocoop), Nossa Senhora do Rosário (Centro), Natividade do Senhor (bairro Universitário), Monte Carmelo (bairro do Salgado) e Nossa Senhora Aparecida (bairro Rendeiras). A concentração nos espaços está prevista para começar às 14h. Já no Parque de Eventos, os fiéis acompanharão uma concelebração eucarística, a partir das 17h30, e o show do padre Antônio Maria, previsto para iniciar às 19h. A expectativa é que a ação em prol da paz reúna, ao todo, pouco mais de 50 mil pessoas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *