O senador Douglas Cintra (PTB) participou da sessão da Câmara de Vereadores de Caruaru na quinta-feira 19. Na ocasião, o parlamentar prestou contas de seu mandato no Senado e também ouviu demandas e questionamentos de praticamente todos os vereadores do poder legislativo municipal. A crise hídrica e a situação do Hospital São Sebastião foram alguns dos temas abordados pelos edis. Além disso, o senador falou sobre a atual crise politica e econômica do Brasil. O convite para a palestra partiu de Jaélcio Tenório (PRB), líder do Governo.
A questão do abastecimento de água foi trazida pelo presidente da casa, Leonardo Chaves (PSD) e praticamente todos os edis. Chaves criticou que o projeto de levar água da barragem de Pirangi, em Escada, para a Barragem do Prata “não sai do papel”. De acordo com estudos, a obra custa R$ 60 milhões. Posteriormente, o vereador Edjaílson da Caru Forró (PTdoB) alertou para a possibilidade de a Barragem do Prata atingir o volume morto em quatro meses. Em resposta aos parlamentares, Cintra testificou já ter conversado com o governador, Paulo Câmara (PSB) e com o presidente da Compesa, Roberto Tavares. “O Governo tem ciência do risco que estamos passando”, pontuou Cintra.
Jaelcio Tenório propôs que a Casa tomasse medidas contundentes para chamara a atenção. Ele sugeriu que o senador articulasse uma reunião com o governador do Estado para procurar saídas para a crise hídrica, com a participação de todos os vereadores. “Talvez a preocupação do governador seja grande, mas a nossa é maior. Caso não sejam tomadas medidas urgentes, a sociedade irá nos cobrar. É nossa responsabilidade encontrar soluções para os problemas do povo”, destacou o senador. “Acho importante que seja cobrado um posicionamento do governador sobre isso”, completou.
O senador também se pronunciou sobre o momento político atual. Ele apontou que o Congresso necessita debater temas estruturantes, a exemplo da taxa de juro e da reforma tributária. “É preciso que o debate aconteça de maneira serena e racional, para que se retome o crescimento econômico. Mesmo com as dificuldades existentes atualmente, quero trazer uma palavra de esperança. Acredito que o Brasil apresentará um clima econômico mais ameno a partir do próximo ano, o que será bom para todos”, opinou.
Cintra ainda prestou contas de seu mandato no Senado Federal. Ele é relator de 47 projetos de lei, entre os quais o Marco da Biodiversidade e a negociação coletiva na administração pública. Cintra também é autor de projetos como a criação de uma lei nacional única para concursos públicos e a modernização do Código de Defesa do Consumidor.
O petebista é membro titular de cinco comissões (Assuntos Econômicos, Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Nacional e Mudanças Climáticas), suplente em quatro (Constituição e Justiça, Desenvolvimento Regional e Turismo, Infraestrutura, Agricultura e Reforma Agrária), bem como é relator da subcomissão de Obras Inacabadas.