O senador Humberto Costa disse, que a eleição de Rodrigo Maia (DEM) para presidência da Câmara não foi benéfica para o PT. Também afirmou que, caso Dilma volte ao comando do país, ele poderá ser uma pedra no sapato do governo. Embora o democrata tenha procurado o partido para uma aliança, Humberto não acredita que Maia vá fazer uma gestão independente. “Para Temer foi bom porque Maia vai fazer tudo que ele precisa. A esperança agora é que ele tente resgatar o mínimo da Câmara”, falou para acrescentar que Maia já foi citado em investigações e que nos bastidores comenta-se que ele já teve relação com Cunha.
Humberto contou ainda, em almoço com jornalistas, que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) foi consultado sobre o apoio à candidatura do ex-ministro Marcelo Castro (PMDB). Lula, segundo Humberto, não teria se oposto, pois o mais importante seria derrubar o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) da presidência da Casa. A maior parte da cúpula petista votou em Castro, mas houve 38 votos que se dividiram entre Erundina (PSol) e o ex-ministro Orlando Silva (PCdoB). Alguns votaram em Maia.
Na avaliação de Humberto, Maia não deverá dar a mesma vazão que Cunha a pautas polêmicas. Ele poderá, para o petista, dar agilidade às demandas de Temer, que procura temporizar os assuntos mais nebulosos para não desequilibrar as bases na Câmara.