O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), inaugurou nesta sexta-feira (26) a primeira UPAE (Unidade Pernambucana de Atenção Especializada), em Garanhuns, no Agreste Meridional. O empreendimento beneficiará cerca de 500 mil pessoas, oriundas de 21 municípios.
Para manter a unidade funcionando, o Estado articulou uma coparticipação, o que permitirá que a unidade receba recursos das três esferas (municipal, estadual e federal). “Essa foi uma estratégia para ajudar os prefeitos, pois o investimento para operar uma unidade de saúde com todas essas especialidades é alto”, explicou Eduardo.
Ao todo, o Governo do Estado investiu mais de R$ 21 milhões na construção e aquisição de equipamentos para a UPAE, que terá um setor ambulatorial, com 19 consultórios; setor de diagnósticos e terapias; bloco cirúrgico, com quatro salas de cirurgia; e internamento de curta duração, além de apoio técnico e logístico.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira, aproveitou a solenidade para anunciar mais uma unidade hospitalar no município: o Hospital do Agreste Meridional. “O projeto já está em andamento e ficará pronto em três meses. Além disso, Garanhuns também poderá assumir a administração do Hospital Dom Moura”, adiantou.