Foto: Renata Torres
O espetáculo ‘Alice no País de Caruaru’ realizará novas apresentações gratuitas em espaços icônicos da cidade neste fim de semana. Combinando elementos da cultura local à magia do teatro infantil, a peça chegará ao Alto do Moura neste sábado (24) e ao Sesc Caruaru no domingo (25).
Com o intuito de transportar o público para um universo lúdico que referencia o clássico ‘Alice no País das Maravilhas’, a encenação homenageia a história e a identidade de Caruaru, através de elementos como a personagem Patativa, inspirada na primeira professora da cidade, a trilha sonora do caruaruense Carlos Fernando e celebrações a outros ícones locais, como Azulão, Onildo Almeida e Valdir Santos.
“Cada personagem carrega um pouco dessa identidade, levando essa energia para o palco. O teatro torna-se uma ponte entre a arte e a educação, conectando o público ao apresentar figuras e situações do nosso cotidiano. Durante o processo criativo, surgiu a necessidade e urgência de falar sobre o Rio Ipojuca: um dos mais poluídos do Brasil. Esse espetáculo é um gesto de resistência e de esperança, um convite à consciência coletiva. Cuidar do rio é cuidar da cidade, proteger nosso presente e futuro”, apontou o autor e diretor Ary Valença.
A narrativa acompanha a protagonista Alice, que percorre pontos turísticos de Caruaru, enquanto enfrenta os desafios impostos pela vilã Maria Sulanqueira. Ao longo da jornada, a menina descobre as belezas culturais da cidade e reflete sobre temas como a valorização do conhecimento e a preservação do meio ambiente, especialmente a partir dos impactos da poluição no Rio Ipojuca.
A peça conta com o texto de Ary Valença e Matheus Silva, direção artística e encenação de Ary Valença, produção de Kelly Moura e assistência de produção de Jaque Santos. O elenco é composto por Maria Clara Moura (Alice), Charlene Santos (Maria Sulanqueira), Guilherme Milleron (Gato Maracajá), Morganna Bernardo (Professora Patativa), Willyeber Soares (Sr. Cágado) e Ary Valença (Sapateiro Maluco), além da apresentação dos músicos Valdemar Neto, Rennan Torres e Wagner Santos.
O espetáculo conta com o incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024, através do edital municipal de Caruaru.
Confira o cronograma de apresentações:
– 24 de maio (sábado)
16h – Alto do Moura
– 25 de maio (domingo)
16h – Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)