Um ex-socioeducando do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima foi aprovado no Programa Jovem Aprendiz – Compesa. O jovem concorreu à vaga quando ainda cumpria medida socioeducativa pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A inserção se deu através do Projeto Novas Oportunidades – desenvolvido pela Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos (SESFC) -, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Isaltino Nascimento.
O Projeto Novas Oportunidades é desenvolvido com adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo, para trabalhar a capactação e inserção dos mesmos no mercado de trabalho. O Projeto funciona em parceria com instituições públicas e privadas. “O jovem da Unidade de Abreu e Lima apresentou uma rápida integração ao processo produtivo e com esta oportunidade o mesmo poderá reescrever o seu planejamento de vida”, comentou Nericleide Nunes, coordenadora do Projeto Novas Oportunidades.
O processo de seleção para o Jovem Aprendiz foi dividido em duas etapas. A primeira , realizada pela equipe do Novas Oportunidades. Em seguida, no Centro de Integração Empresa-Escola, os aprovados participaram de entrevista com representantes da Compesa.
“Essa conquista demonstra o trabalho sério que vem sendo desenvolvido na Unidade de resgate dos adolescentes do Sistema Socioeducativo”, disse o diretor do Case Abreu e Lima, Ivan Amorim.
A equipe do Projeto Novas Oportunidades também acompanha os jovens pelo período de um ano nas empresas as quais se tornam colaboradores e durante as rotinas em família e sociedade. O propósito é apoiar e fazer as intervenções que forem necessárias para a reinserção social e a não reincidência dos atos infracionais.