Pedro Augusto
A primeira fase do Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão chegou ao término no último sábado (29), com a realização de quatro jogos. No Estádio Carneirão, o Vera Cruz empatou com o Timbaúba por 1 a 1, no Áureo Bradley, o Flamengo de Arcoverde goleou a Cabense por 5 a 0, no Vianão, o Afogados derrotou o Ferroviário do Cabo por 4 a 0, enquanto no Estádio Luiz Brito Bezerra de Melo, o Barreiros e o Centro Limoeirense ficaram no empate sem gols. Seguindo as determinações do regulamento, após o soar do apito final da nona e derradeira rodada da fase inicial, oito times acabaram se classificando para a etapa seguinte da competição.
Foram eles: o Afogados; que acabou terminando na liderança da primeira fase com 19 pontos, seguido pelo Flamengo (2º colocado com 17), pelo Vera Cruz (3º colocado com 16 pontos), pelo Barreiros (4º colocado com 15), pelo Timbaúba (5º colocado com 14 pontos), pelo Centro Limoeirense (6º colocado com 7), pela Cabense (7ª colocada com 5 pontos) e pelo Ferroviário (8º com apenas 4 pontos somados). Fazendo jus a sua alcunha de “pior time de mundo”, o Íbis, lanterna do grupo com míseros dois pontos, acabou ficando de fora da segunda fase.
De acordo também com o regulamento, agora, nesta próxima etapa, os clubes classificados irão se enfrentar em sistema de mata-mata com jogos de ida e volta. O Afogados medirá forças com o Ferroviário; o Flamengo de Arcoverde duelará com a Cabense, o Vera Cruz enfrentará o Centro Limoeirense, enquanto o Barreiros pegará o Timbaúba. Os confrontos de ida estão marcados para acontecer no próximo dia 12 já os da volta no próximo dia 19. Desse montante de oito classificados, os quatro mais bem pontuados na fase inicial disputarão as partidas de volta dentro de casa.
Ciente do bom trabalho que realizou juntamente com o seu elenco na etapa de grupo, o técnico do Afogados, Pedro Manta, preferiu deixar o teórico favoritismo de lado. “Já tratamos de esquecer o passado e agora estamos pensando somente no futuro. De nada vai adiantar termos saído como cabeça de chave se não conseguirmos alcançar a classificação para as semifinais. Iremos para uma nova guerra. Nosso principal pensamento é de colocarmos o Afogados na 1ª Divisão”. Somada à rodagem de Manta, a Coruja também vem contando durante as partidas no Estadual com a experiência de vários atletas que já figuraram nos elencos principais de equipes da Série A1.
Esses são os casos do goleiro Evandrízio e Evandro, ambos ex-Porto, e do zagueiro Márcio (ex-Ypiranga). Nas equipes adversárias, a exemplo do Timbaúba e do Flamengo de Arcoverde, vários outros atletas que já se destacaram com as camisas de clubes tradicionais do Estado, disputarão a nova etapa da Segundona. Os destaques estão por conta do atacante Candinho, que agora está no Timbaúba, mas que defendeu as cores do Central na última Série A1, do atacante Erikys, que compôs o elenco do Gavião do Agreste na mesma competição e neste segundo semestre encontra-se no Flamengo, e do zagueiro Everton, que possui ainda contrato com a Patativa, mas que foi emprestado e teve destino semelhante ao de Candinho.