Pedro Augusto
O hexagonal do título do Campeonato Pernambucano se despedirá da torcida neste fim de semana. Como ainda restam alguns pontos a serem definidos, a exemplo do quarto time a obter a classificação e a própria ordem dos quatro mais bem classificados, os três confrontos da décima e última rodada da fase de grupos ocorrerão no mesmo dia e horário, mais precisamente no domingo (10), a partir das 16h.
No Cornélio de Barros, no Sertão do Estado, Salgueiro e Náutico medem forças visando a liderança final da competição. Embora esteja somando os mesmos 20 pontos em relação ao adversário, o Timbu entra em campo com a vantagem do empate, já que no confronto direto, realizado ainda na terceira rodada, na Arena Pernambuco, acabou derrotando o Carcará por 1 a 0. Em contrapartida, para tirar de vez a primeira colocação do Náutico, o time sertanejo terá ao menos de vencer o confronto por um placar simples.
Em entrevista esta semana ao Globo Esporte, o treinador Sérgio China não escondeu a ansiedade de encarar o Náutico. “A expectativa para este jogo é grande porque ele vai decidir o primeiro e o segundo colocados da tabela. Sabemos da qualidade do Náutico, é um time forte em ascensão, está treinando bastante, mas estamos trabalhando para demonstrar neste próximo jogo o mesmo nível competitivo que apresentamos diante do Campinense”. O duelo contra o rubro–negro paraibano, o qual Sérgio China se referiu, foi válido pelas quartas-de-final da Copa do Nordeste. Mesmo com a vitória por 2 a 1, no último domingo (3), no Amigão, o Carcará acabou sendo eliminado da competição, já que havia perdido o jogo de ida por 2 a 0.
Pelas bandas dos Aflitos, o clima também é de expectativa, apesar do técnico Gilmar Dal Pozzo ter se mostrado propenso a escalar um time misto para o duelo. “Tinha feito um planejamento para o jogo contra o Salgueiro, de administrar a questão de cartão. E outros jogadores que eu entender, que tenha necessidade de um descanso ou que tenha um jogador só na posição, não colocarei em campo”, comentou o treinador.
Por recomendação do próprio Dal Pozzo, o zagueiro Ronaldo Alves e o atacante Daniel Morais forçaram o terceiro cartão amarelo na goleada sobre o Central, na rodada passada, e estão fora do confronto deste domingo.
Na outra decisão da décima rodada, Santa Cruz e Sport escrevem mais um capítulo na história do Clássico das Multidões, no Arruda. Precisando obter ao menos o empate, já que ainda não está classificado para as semifinais, o Mais Querido deverá enfrentar o arquirrival com força máxima, haja vista que o técnico Milton Mendes poupou vários atletas que têm figurado na equipe titular na partida contra o Rio-Branco-ES – válido pelo jogo de volta da primeira da Copa do Brasil. Somando apenas 10 pontos, a Cobra Coral segue na quarta colocação, mas ainda pode ser alcançada pelo América, que vem logo atrás, com 7 pontos. Já classificado, o Leão não perde mais a terceira posição independentemente do resultado deste domingo. Os comandados do técnico Falcão somam 16 pontos.
Sem os mesmos holofotes dos duelos acima, mas exercendo também certa importância em relação à classificação final do hexagonal do título, Central e América se enfrentam no Luiz Lacerda. Agonizando com problemas tanto dentro como fora de campo, a Patativa apenas cumprirá tabela diante do Periquito. Lanterna desde o início desta fase de grupos, o alvinegro caruaruense segue com os mesmos dois pontos de sempre e não tem mais chances matemáticas de alcançar a quarta e última vaga para as semifinais.
Por outro lado, para alcançar a classificação, o alviverde da Estrada do Arraial, que está na quinta posição, terá de vencer o Central e ainda torcer pelo tropeço do Santa. Isso porque, esta combinação deixaria o Mequinha com os mesmos 10 pontos do tricolor, mas com uma vitória a mais em relação ao concorrente direto. Pelo regulamento, nas semis, o primeiro colocado do hexagonal enfrenta o quarto, enquanto o segundo pega o terceiro. As datas dos jogos de ida e de volta das semifinais ainda não foram confirmadas.