O Programa Governo Presente e a Prefeitura de Ipojuca se uniram aos parceiros públicos e privados para realizar a Rede de Cidadania, ação de garantia de direitos para moradores de locais em vulnerabilidade. Ações educativas e serviços públicos gratuitos acontecem desde segunda-feira (9), até 14 de novembro (sábado), na Escola Estadual José Mário Alves da Silva, em Porto de Galinhas. O Governo Presente é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (SEART).
A escola é palco de palestras para a comunidade escolar sobre direitos humanos, educação ambiental, prevenção à violência e às drogas, além de orientações do Conselho Tutelar. Na manhã desta quarta-feira (11), por exemplo, a equipe do Núcleo de Mediação de Conflitos da Estação do Governo Presente de Jaboatão dos Guararapes esteve com os alunos de Porto de Galinhas para apresentar como o diálogo pode resolver pequenos problemas em prol de uma cultura de paz. Em seguida, aconteceu a apresentação de um teatro de fantoches sobre a temática.
A partir das demandas da própria comunidade, o mediador busca a participação pública na solução de conflitos e prevenção à violência de vários gêneros. O Governo Presente oferece atendimento direto à comunidade, por meio dos Núcleos Institucionais de Mediação de Conflito nas estações localizadas em Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru e Recife. De julho a outubro de 2015 foram 2.917 atendimentos, entre encaminhamentos orientações e resolução de conflitos. Ao todo, 9.000 atendimentos foram realizados somente no ano passado.
Encerramento – As atividades da semana serão concluídas no sábado (14), com um mutirão de serviços gratuitos na Estadual José Mário Alves da Silva. Além da emissão da carteira de trabalho, a população poderá receber orientações sobre Direito do Consumidor, mediação de conflitos e sobre o Programa Atitude. A Celpe vai inscrever os consumidores na tarifa social para troca de geladeira e distribuirá lâmpadas econômicas.