Da Folhape
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa, nesta segunda-feira (10), um mês em grande parte do País e em Pernambuco, sem que haja perspectiva de acordo dos servidores com o Governo Federal para a retomada dos atendimentos. No Estado, pelo menos 240 mil atendimentos deixaram de ser realizados nas Agências da Previdência Social (APS), pelos cálculos do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-PE). A marca de 30 dias de paralisação será lembrada em um ato público, a partir das 10h, na gerência executiva do órgão federal, na avenida Mário Melo, zona central do Recife.
Das 65 APSs locais, 63 estão paradas. Esse número reúne cerca de 1,5 mil servidores. Apenas 30% do atendimento permanece funcionando com as perícias médicas, dada a prioridade do procedimento. De acordo com o coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bonifácio, na última reunião com o Governo Federal, semana passada, apenas alguns pontos da negociação tiveram avanços. “O Governo foi contrário ao pleito de unificação da carga horária de 30 horas semanais dos servidores. Contudo, os trabalhadores se sentem prejudicados com as diferenças de horário entre as agências, porque apenas algumas unidades são autorizadas a funcionar no período reduzido”, explicou.
Outra questão ainda sem acordo é o reajuste salarial. O proposto pela categoria é 27% de aumento, mas o Governo Federal continua mantendo a oferta de 21% escalonado em quatro anos. “O aumento não atende as expectativas dos servidores, considerando os índices de inflação atuais”, ponderou Bonifácio.
“A insalubridade, o plano de cargos e a incorporação de uma gratificação após a aposentadoria, de forma a evitar perdas salariais também estão na lista de pedidos”, ressaltou o secretário-geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio. Ele acrescentou que o modelo de gestão imposto às agências tem sobrecarregado os servidores com metas que, se não alcançadas, resultam em perdas salariais.
Por nota o INSS informou que tem empreendido esforços para orientar o reagendamento dos atendimentos dos segurados. “O reagendamento, de modo geral, pode ser realizado por telefone (Central de Atendimento 135) e a data agendada originalmente será considerada como data de entrada do requerimento, para evitar prejuízo financeiro aos beneficiários”, informou.