O Instituto Legislativo Brasileiro, Escola de Governo do Senado Federal parceira da Câmara Municipal de Caruaru, está com matrículas abertas para vários cursos do seu programa de Ensino a Distância (EaD), da plataforma Saberes (Ambiente Virtual de Aprendizagem). São mais de 30 cursos gratuitos – abertos à população – e sem limite de vagas nas áreas de política, poder legislativo, orçamento e administração pública.
Entre os cursos oferecidos o estudante pode optar por cerimonial no ambiente legislativo; responsabilidades do servidor público; Lei Maria da Penha; direito administrativo para gerentes no setor público; doutrina política (Liberalismo, Novas Esquerdas, Social-Democracia e Socialismo); ética e administração pública; Mercosul; gestão estratégica com foco na administração pública; ouvidoria; introdução ao direito constitucional e ao direito do consumidor; introdução ao orçamento público; Lei de Acesso à Informação; modalidades, tipos e fases da licitação; política contemporânea e relações internacionais.
Para realizar os cursos é necessário apenas um computador com acesso à internet banda larga. A lista de todos os cursos oferecidos pelo Instituto Legislativo pode ser conferida no endereço http://saberes.senado.leg.br. Depois de confirmada a matrícula, o aluno tem até 60 dias para concluir o curso, com direito a certificado de conclusão.
Escolegis Caruaru – Já está em fase adiantada – com licitação de equipamentos, mobiliário e computadores – a implantação da Escola do Legislativo – Escolegis Ministro Fernando Lyra, da Câmara Municipal de Caruaru. Criada pela Resolução nº 573/2015, a escola vai oferecer cursos de capacitação, treinamentos e palestras tanto para os parlamentares quanto para os servidores do Legislativo e a população em geral, através de convênios. “A Escolegis, além de ser um agente de capacitação dos vereadores e servidores, será ainda um agente fomentador de qualificação de lideranças políticas e comunitárias objetivando uma melhor compreensão do Poder Legislativo e das práticas desenvolvidas no âmbito da Câmara Municipal de Caruaru”, ressalta o presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves.