Foi lançado,, ontem (5), na Casa da Participação, o novo ciclo do Orçamento Participativo de Caruaru (OP). O evento contou com a presença de 16 secretários municipais, o que comprova a importância desse programa para a gestão do prefeito José Queiroz. “Queremos que todo a nossa equipe de secretários partilhe o sentimento de eficiência e participem das plenárias para que possamos viabilizar as propostas eleitas e explicar, com sinceridade e transparência, o motivo de não conseguir executar alguns”, ressaltou o prefeito.
Os vereadores Edmilson do Salgado e Jaélcio Tenório também marcaram presença. Delegados e Conselheiros do OP deram depoimentos sobre a ação nas suas comunidades. “Conseguimos a reforma da Unidade de Saúde de Gonçalves Ferreira e a restauração da praça. Estamos regando essa semente do OP e estou aqui para somar”, disse o delegado de Gonçalves Ferreira, Aldir França.
Para a delegada do OP no loteamento Novo Mundo, Madalena Maria, o Orçamento Participativo é um divisor de águas. “Juntamos os moradores, participamos das plenárias e elegemos a construção de uma Unidade de Saúde como prioridade. Este ano, a Prefeitura implantou a unidade de saúde, o que nos faz acreditar ainda mais na nossa participação para definir as políticas públicas”, afirmou.
O secretário de Participação Social, Léo Bulhões, reforçou o papel do Orçamento Participativo. “São exercícios como esse que fazem com que Caruaru fique à frente de outras cidades do Estado”, destacou.
Ainda hoje, às 19h, na associação dos moradores do bairro das Rendeiras, vão continuar as plenárias preparatórias do orçamento participativo, onde todas as pessoas da comunidade estão convidadas a participar. No dia 31, terão início as plenárias deliberativas. “Caruaru foi organizada em nove regiões para facilitar o funcionamento do OP. Os cidadãos poderão definir prioridades orçamentárias para serem incluídas na LOA (Lei Orçamentária Anual)”, explicou Lino Portela, Gerente do Orçamento Participativo.