A primeira turma do programa Jovem Aprendiz já está atuando no Hospital Mestre Vitalino. São 40 jovens do ensino médio e superior, entre 18 e 24 anos, que trabalham em diferentes setores administrativos do hospital, como almoxarifado, departamento de pessoal, faturamento, hotelaria e financeiro. Eles têm uma carga horária de trabalho de 20h semanais e recebem uma remuneração mensal de R$ 370. O estágio tem duração de 18 meses, com amplas possibilidades de contratação no final desse período.
Para Daniella França, de 19 anos, que faz parte dessa primeira turma, o programa possibilita que os jovens deem os primeiros passos para a independência pessoal e financeira. “Fui lotada na hotelaria e estou gostando da minha rotina de trabalho. Organizo pastas, elaboro notas de entrada e saída de material hospitalar e administrativo e dou suporte à coordenação do setor no que for necessário. Estou aprendendo muitas coisas novas e isso me deixa feliz”, destacou.
De acordo com a gerente de RH da Fundação Altino Ventura, Rossany Maciel, o estágio proporciona importante experiência na área de saúde. “Estamos patrocinando esses jovens aprendizes em uma formação dentro do setor saúde. Inicialmente, eles estão ligados à área administrativa, mas que não deixam de ser saúde, pois são consideradas áreas de apoio”, declara.
Rossany Maciel acrescenta que o HMV fica responsável pela parte prática e o CIEE com a parte teórica. “Muito importante conciliarmos a teoria com a prática. Com isso, possibilitamos que os jovens tenham uma visão mais madura e global de onde estão atuando, com grandes possibilidades de contratação no final do estágio”, finaliza.