Na ultima segunda-feira (26), quatro vagas foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde no “Programa Mais Médicos” e a Secretaria de Saúde de Gravatá aderiu a extensão do programa, e mais quatro médicos estarão no quadro da equipe da atenção primária para atuar nas unidades de saúde do município. Em Gravatá, desde 2013 quatro profissionais atendem a população nas USFs.
Com a adesão, os médicos irão atender nas unidades: PSF Uruçu Mirim, PSF Bairro Novo (Posto II), PSF Santa Helena (Posto IV) e PSF Ricardo Valmir da Silva Lima (Alpes Suíços).
Na cidade quatro profissionais atendem nas unidades de saúde: Posto III, CAIC, PSF Lagoa do Fernando e PSF Boa Vista, com a chegada de mais quatro médicos, o município contará com oito profissionais, podendo chegar a dez, pois duas vagas ficaram registradas no cadastro de reserva.
PROGRAMA MAIS MÉDICOS: O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
As vagas oferecidas priorizam aos médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.