Líder do PT no Senado, o senador Humberto Costa (PE) esteve nessa quarta-feira (14), em Brasília, para a primeira reunião formal no Palácio do Planalto com o novo ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas. Na pauta do encontro, as articulações para o início do ano legislativo, que será aberto no próximo dia 1º de fevereiro.
Juntamente com os senadores petistas Walter Pinheiro (BA) e José Pimentel (CE), líder do Governo no Congresso, Humberto levou a Pepe Vargas um panorama do atual cenário na Casa e os principais desafios da base aliada para 2015. Foram discutidos, ainda, temas como a eleição para a mesa diretora do Senado, a possibilidade de instalação de uma nova CPMI da Petrobras e as indicações para os cargos de líderes e presidentes de Comissões.
“O ministro é uma pessoa da esfera pessoal da presidenta Dilma, alguém que tem uma longa história política de luta ao lado dela. Então, essa relação muito próxima entre os dois tende a facilitar a interlocução da base no Congresso com o governo”, avalia o líder do PT. “Pepe foi muito atento às questões colocadas e está comprometido em encaminhar seriamente todas elas.”
O PT pleiteia que, a exemplo do que ocorre na Câmara, a liderança do Governo no Senado saia do PMDB e seja assumida pelo partido. “Mas isso tudo construído dentro de um clima de entendimento com o PMDB. Não há disputa pela vaga entre os dois maiores partidos governistas”, explica Humberto, ressaltando que a questão será definida pelo Planalto nos próximos dias.
Em 31 de janeiro, dia anterior à abertura do ano legislativo, os 14 senadores petistas vão se reunir para escolher seu novo líder e definir quem ocupará os cargos na mesa diretora e de presidentes de Comissão que, pelo critério de proporcionalidade, cabem aos petistas.