Uma nova tecnologia está disponível em Caruaru para o combate à dengue e à febre chikungunya, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde de Caruaru adquiriu quatro nebulizadores costais motorizados de ultrabaixo volume (UBV).
O novo equipamento permite que o inseticida seja expelido em quantidade ideal, de tal forma que as gotículas permaneçam suspensas no ar por mais tempo. Vale salientar, que até o momento, não houve casos registrados na cidade da febre chikungunya, mas o combate ao mosquito Aedes foi intensificado para evitar a doença.
De acordo com o Diretor de Vigilância em Saúde, Paulo Florêncio, os antigos equipamentos darão lugar aos novos, que poluem menos o meio ambiente e tem um menor custo operacional, pois o seu diluente é à base de água.
Técnicos da empresa Guarany, representantes do equipamento em Caruaru, estiveram no pátio externo da Secretaria de Saúde, nesta última quarta-feira (4) passando instruções e tirando as dúvidas dos servidores que irão manusear o equipamento. Os agentes de combate às endemias começaram a utilizar o equipamento no mesmo dia.