TJPE firma parceria com Procons de Caruaru e do Cabo de Santo Agostinho

Com o objetivo de facilitar a realização de acordos por meio da conciliação em conflitos que envolvem relações de consumo no Estado, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Núcleo de Conciliação – Nupemec, firmará termos de cooperação técnica com o Programa de Orientação e Proteção do Consumidor (Procon), nos municípios de Caruaru e do Cabo de Santo Agostinho, nesta quinta-feira (19/11).  A partir da parceria, as duas unidades do Procon poderão realizar acordos através do método de conciliação que em seguida serão homologados judicialmente nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc´s) das cidades.

A cerimônia de assinatura dos termos será realizada às 15h, por meio da plataforma Cisco Webex, e contará com a presença do presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, do coordenador do Núcleo de Conciliação – Nupemec, desembargador Erik Simões, e do coordenador-adjunto do Nupemec, juiz Marcus Vinícius Nonato.

Os serviços de conciliação para a população de Caruaru serão realizados pelo Procon do município, na sua sede, situada na Avenida Rio Branco, 315, no centro. Por conta da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, o atendimento presencial no Procon da cidade está restrito a 15 pessoas por dia. O agendamento é realizado, das 7h às 13h, pessoalmente ou por meio do telefone (81) 3727-0289 ou envio de mensagem para o Whatsapp 98384-5909.  A unidade também atende de forma virtual por meio da plataforma Caruaru Digital contida no link www.caruaru.pe.gov.br.

Já no Cabo de Santo Agostinho, as audiências de conciliação acontecem no Procon, localizado na Rua Francisco de Assis da Silva Teixeira, nº362, bairro Cohab, das 8h às 14h. O atendimento na unidade está sendo realizado preferencialmente por meio virtual através dos e-mails proconcsa@yahoo.com.br, proconcabo@gmail.com. Os cidadãos também podem entrar em contato com Procon pelos telefones: (81) 3521-6621 ou (81) 3521-6622.
Os Cejusc´s dos municípios ficarão responsáveis pelo recebimento dos termos de acordo formalizados nas sessões de conciliação e mediação. Os acordos celebrados serão enviados através do Processo Judicial Eletrônico (PJe).  Os centros procedem à análise de requisitos de regularidade e formalidade e, sendo o caso, homologam judicialmente os acordos firmados entre as partes, através de sentença.

Após a homologação do acordo, a sentença poderá ser executada judicialmente, isso no caso de uma das partes descumprir os termos do acordo. A parte prejudicada poderá, então, solicitar a execução no Juízo competente, por meio de requerimento. Além disso, o Procon também pode impor penalidade administrativa.

Termo – Os Termos de Cooperação Técnica vão possibilitar o acesso à Justiça e a construção de uma cultura de paz social, por meio de métodos adequados de solução de conflitos em atuação processual administrativa no âmbito do Procon. A iniciativa atende à política nacional das relações de consumo prevista no art. 4° da Lei n° 8.078 de 1990, e através dela haverá a homologação judicial de acordos celebrados nas unidades do Procon, através dos Cejusc´s.

Sebrae orienta pequenos negócios na hora de renegociar dívidas

Apesar da retomada das atividades econômicas no país, a maioria dos pequenos empreendimentos ainda não recuperaram o nível de faturamento anterior à pandemia. Pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a FGV, no final de setembro, apontou que, em média, o faturamento das micro e pequenas empresas está 36% abaixo do normal, sendo que para os microempreendedores individuais (MEI), o percentual de redução é de 40%.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, já se observa uma reação dos pequenos negócios, com uma melhora no quadro geral das empresas. No entanto, segundo ele, o empresário não deve descuidar da gestão financeira. “A pandemia exigiu, mais do que nunca, uma capacidade de adaptação e rapidez na tomada de decisões. Além disso, a crise cobra novas habilidades e competências, principalmente na área de gestão empresarial, com foco nas finanças”, analisou.

O Sebrae recomenda que, neste momento de crise, os empresários continuem atentos ao grau de endividamento das empresas e busquem a renegociação das dívidas, aproveitando o momento de maior abertura do mercado financeiro e programas emergenciais lançados pelo governo.

De acordo com o analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Adalberto Luiz, é preciso que antes de buscar a renegociação de uma dívida, o empresário esteja preparado para não gerar mais insegurança por parte do credor. “O empresário precisa saber que a renegociação não depende apenas da vontade dele, mas de um alinhamento com as condições oferecidas pelo credor. Então, quanto mais ele estiver com a gestão financeira da empresa em dia e preparado para renegociar, munido das informações sobre a dívida, mais fácil fica para encontrar uma solução adequada para o negócio”, explicou.

Pensando em ajudar os donos de pequenos negócios, o Sebrae apresenta cinco dicas para renegociar as dívidas e aliviar a pressão sobre o fluxo de caixa.

1. Se organize

Antes de buscar uma renegociação, o empreendedor precisa identificar quais são as dívidas que ele tem. Para isso, recomenda-se que ele reúna todas as informações de forma organizada, com nome do credor, valor da prestação, taxa de juros cobradas, prazo etc. Ao mapear as dívidas, é possível enxergar com maior clareza a situação e grau de endividamento da empresa.

2. Priorize a renegociação das dívidas que mais impactam o negócio

Após identificar todas as dívidas, chegou a hora de escolher qual a renegociação que – no momento – tem mais impacto no seu negócio. Essa escolha depende de alguns critérios e da realidade de cada negócio. O pagamento de um aluguel, por exemplo, pode ter um impacto muito maior no seu negócio, caso haja algum risco de despejo ou interrupção do funcionamento do seu estabelecimento. Outro ponto a considerar é o valor da dívida. Prefira começar a pagar as dívidas mais altas, tendo em vista que, ao longo do tempo, com a incidência de taxas e juros, essas dívidas geram um risco de inadimplência e insolvência muito grande.

3. Fique atento às condições de renegociação de uma forma ampla

Ao buscar a renegociação de uma dívida, o empresário deve analisar um mix de fatores, como prazo, taxa de juros, valor da parcela, garantias exigidas, entre outros. De um modo geral, a taxa de juros sempre é um fator decisivo para o custo da dívida. Mas, mesmo que a taxa de juros seja menor e o empresário não tenha condições de arcar com o valor da parcela, não adianta renegociar. Portanto, é preciso avaliar o fluxo de caixa no momento para saber se a empresa tem capacidade de pagamento do acordo. No caso de uma renegociação com um fornecedor, tenha consciência de que ele também tem interesse em receber. Dessa forma, aproveite para compartilhar os riscos, principalmente neste final do ano, quando as expectativas das festas são boas para os negócios.

4. Participe do “Mutirão de Renegociação Tributária” da União

Em outubro deste ano, o Governo Federal anunciou o “Mutirão de Renegociação Tributária” com condições para os pequenos negócios regularizem seus débitos inscritos em Dívida Ativa da União com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), e com a Receita Federal, no que diz respeito a débitos não inscritos. A iniciativa, que tem apoio do Sebrae, possibilita descontos até 100% sobre juros e 70% sobre a dívida. O mutirão está disponível até o dia 29 de dezembro deste ano. Saiba mais no Portal do Sebrae, clicando aqui.

5. Analise a possibilidade de portabilidade de dívidas

A transferência de uma dívida para uma instituição financeira que ofereça melhores condições de pagamento sempre deve ser analisada. Aproveite o momento da pandemia, em que as instituições estão mais abertas a renegociar, para buscar a portabilidade, com cuidado para não trocar uma dívida por outra ainda maior na concorrência. Saiba que o banco de origem da dívida é obrigado a oferecer todas as informações para o cliente, com o número do contrato, o saldo devedor atualizado, entre outras. Ao solicitar essa informação, o empresário sinaliza ao banco de origem que está em busca de condições melhores. Então, pesquise na concorrência e procure seu gerente para discutir uma contraproposta mais adequada para o seu negócio.

7ª Semana Nacional da Educação Financeira

O Sebrae participa da 7ª Semana Nacional da Educação Financeira, entre os dias 23 e 29 de novembro. O evento é promovido Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que é formado por órgãos e entidades públicas parceiros. Serão cinco painéis ao longo da semana sobre os assuntos mais procurados pelos empreendedores, tais como, crédito, cooperativismo, inovação e tendências. Para ter acesso ao evento e conhecer mais sobre a iniciativa, clique aqui.

Eleição transcorre com segurança nos municípios de Pernambuco, diz Civil

De 0h até as 17h deste domingo (15/11), o Sistema Operação Eleição Pernambuco (SOEPE) da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) não registrou crime eleitoral em 143 municípios, o que corresponde a 77% do total. Foram registrados 51 crimes eleitorais e outras ocorrências relacionadas à eleição para prefeitos e vereadores, com 129 pessoas conduzidas a delegacias de Polícia Civil

Balanço parcial da Operação Eleições 2020, realizada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) para garantir a segurança do pleito em todo o Estado, mostra que, da 0h até as 17h deste domingo (15/11), 143 municípios de Pernambuco não haviam registrado ocorrências relativas às eleições. Segundo dados do Sistema Operação Eleição Pernambuco (SOEPE), criado pela SDS, as demais cidades tiveram 51 crimes eleitorais. Ao todo, 129 pessoas foram conduzidas a delegacias de Polícia Civil.

“Tivemos o emprego de um grande reforço no Estado inteiro e, diante desse balanço parcial, avaliamos esta como uma eleição tranquila. Nossos servidores se empenharam para que o exercício da democracia prevalecesse em Pernambuco. E também os eleitores compareceram às urnas para votar com muita serenidade, colaborando com todo o trabalho da segurança pública. O trabalho prossegue monitorando este momento de apuração dos votos e a movimentação após a divulgação dos resultados”, diz o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, seis pessoas foram autuadas em flagrante delito por suspeita de compra de votos. Entre os candidatos, 11 acabaram conduzidos a delegacias, porém apenas um deles terminou preso em flagrante, no município de Catende, na região da Mata Sul.

Nas 42 cidades pernambucanas com casos de crime eleitoral, os mais frequentes foram: propaganda ilegal de partidos e candidatos, ameaça, corrupção eleitoral, prática de boca de urna, desobediência às instruções da Justiça Eleitoral e lesão corporal relacionada às eleições.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco atuou em 114 ocorrências, a maioria de serviços técnicos, atendimentos pré-hospitalares, incêndios, prevenção de acidentes e salvamentos.

Sesc tem inscrições abertas para oficina de escrita criativa

Estão abertas as inscrições para a oficina “Soltando a Língua com a Escrita Criativa” que o Sesc Pernambuco realiza nos dias 20, 21, 27 e 28 de novembro. As aulas online serão ministradas pelo escritor pernambucano Marcelino Freire. Para se inscrever, os interessados precisam acessar o site www.cursos.sescpe.com.br. A taxa custa R$ 40, mas os trabalhadores do comércio e seus dependentes, em dia com o cartão do Sesc, têm desconto e pagam R$ 20.

As aulas serão realizadas em duas sextas-feiras e dois sábados, das 19h às 22h, pelo aplicativo Zoom. Marcelino Freire vai passar dicas aos participantes sobre como desbloquear e enxugar um texto, trabalhar a concisão, dar voz a uma ideia, criar um personagem, organizar um livro, valorizar o repertório e o vocabulário, independente do gênero literário. Isso se dará por meio de exercícios, de uma intensa troca de ideias e de experiências.

“Para um bom rendimento dos participantes, o número máximo de vagas será de 25 pessoas, com idades a partir dos 16 anos. Essas pessoas podem ser escritores, escritoras, estudantes de cursos ligados às Letras e amantes da literatura”, explica Marcilene Pereira, professora de artes do Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc em Garanhuns.

Marcelino Freire – o escritor nasceu em Sertânia (PE), em 1967. Atualmente, vive em São Paulo. É conhecido por suas obras, constantemente adaptadas para o teatro, e por sua atuação como professor de oficinas de criação literária, além de produtor cultural. Escreveu, entre outros, “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti, livro também publicado na Argentina e no México. Em 2013 lançou, pela Editora Record, o romance “Nossos Ossos” (Prêmio Machado de Assis), também publicado em Portugal e ainda na Argentina e na França. É o criador e curador da Balada Literária, evento que acontece desde 2006 em São Paulo. Em 2018, lançou o livro “Bagageiro”, reunindo o que ele chama de “ensaios de ficção” (Editora José Olympio). Mantém o blog Ossos do Ofídio: www.marcelinofreire.wordpress.com.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde. Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Oficina “Soltando a Língua com a Escrita Criativa

Aulas online nos dias 20, 21, 27 e 28 de novembro

Horário: das 19h às 22h

Encontros virtuais pelo Aplicativo Zoom

Inscrições: R$ 20 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 40 (público geral) pelo site www.cursos.sescpe.com.br

UniFavip promove 4ª edição do B-day Biomedicina com inscrições gratuitas

Em comemoração ao Dia do Biomédico, o Centro Universitário UniFavip promove, por meio da Liga Acadêmica de Biomedicina (Labvip), a 4ª edição do B-day Biomedicina. O evento será amanhã, dia 20 de novembro, e tem o objetivo de proporcionar conhecimento e atualidades sobre a área. Nesta edição, que será na modalidade online, os participantes terão acesso à mesas-redondas, palestras e minicursos.

O evento contará com palestras que abordarão temas como: Atuação do biomédico na saúde estética com ênfase em injetáveis; A atuação do biomédico na Citopatologia; Da vida acadêmica para o mestrado; e A atuação do biomédico na saúde pública. Os interessados em participar do B-Day Biomedicina podem se inscrever gratuitamente pelo site https://www.even3.com.br/bday2020/, onde também poderão conhecer o perfil de cada palestrante.

Confira a programação:

Das 15h às 16h – Atuação do biomédico na saúde estética com ênfase em injetáveis

Das 17h às 18h – Da vida acadêmica para o mestrado

Das 19h às 20h – A atuação do biomédico na Citopatologia

Das 20h às 21h – A atuação do biomédico na saúde pública

Serviço

O quê: 4ª edição do B-day Biomedicina

Quando: 20 de novembro

Inscrições: https://www.even3.com.br/bday2020/

Taxa: evento gratuito

Ipea afirma que crise econômica faz classe mais baixa empobrecer

A renda média brasileira cresceu quase 7% entre 2012 e 2014, caiu mais de 3% em 2015, diminuiu 1% em 2017 e aumentou 4% em 2018 de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar de toda oscilação, com momentos de recuperação, o levantamento revelou que em todo momento a população mais pobre do Brasil teve redução do rendimento, ou seja, enquanto a renda per capita dos 5% mais ricos subiu quase 9% no período 2015-2018, os 50% mais pobres da população viram sua renda média encolher 4%. 

Segundo Rogério Barbosa, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ e co-autor da pesquisa do Ipea, uma das justificativas para este alargamento das diferenças sociais é que os momentos de recuperação econômica começam sempre da classe mais alta para a mais baixa, e se interrompidos por novos períodos de recessão, como foi o caso, esse alívio na renda média nunca chega de fato aos mais pobres.

O pesquisador afirma que a nova crise econômica causada pela pandemia só serviu para atenuar esse distanciamento de classes.  Segundo Rogério, de início, entre março e abril vários setores sociais foram atingidos ao mesmo tempo, mas logo a partir de maio formas diferentes de recuperação já estavam disponíveis para populações mais ricas. 

“Por exemplo, o teletrabalho é uma possibilidade de emprego que não está disponível para todos os tipos de trabalhadores. A impossibilidade de manter o vínculo, principalmente dos profissionais menos qualificados ou trabalhadores manuais levou a um desemprego concentrado entre os mais pobres. Ainda que tenha havido um esboço de recuperação da atividade econômica principalmente em função do afrouxamento do distanciamento social, isso não significa que todo mundo está se recuperando igualmente”.

De acordo com o economista Cosmo Donato, da LCA Consultores as expectativas não são as melhores para os próximos anos. Segundo o especialista a retirada de programas sociais como o Auxílio Emergencial desaceleram ainda mais a recuperação econômica da população mais pobre. 

“O maior impacto da pandemia sobre as famílias mais desfavorecidas ainda não será esse ano e sim ano que vem. Mesmo que já tenha uma percepção muito ruim de 2020, infelizmente 2021 deverá ser pior. Em 2022 em diante, talvez a capacidade de crescimento da economia brasileira não seja maior que 2% e essa agenda de crescimento é muito importante para promover a distribuição de renda. Não podendo contar com esse crescimento e com o governo investindo e promovendo programas sociais, isso deve ser insuficiente para amenizar esse grande problema pelos próximos anos. 

O último levantamento da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE, com dados de 2018/2019 havia apontado uma diminuição de 0,6% na pobreza brasileira. Essas eram as pessoas que viviam com até R$ 30,25 por dia, no ano passado. Ainda assim, sem os dados de 2020, não é mais possível afirmar que essa estatística se mantenha atualmente após a paralisação econômica. 

Fonte: Brasil 61

OAB Caruaru participa de ato contra aumento das custas judiciais

Integrantes da OAB Caruaru estiveram presentes no ato contra o aumento das custas judiciais, organizado pela OAB-PE, ontem (18), em frente à Assembleia Legislativa (Alepe).

O presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, compareceu ao local acompanhado da vice-presidente, Lucia Cardozo, e dos conselheiros subseccionais, Bertonny Vasconcelos e William Júnior.

O ato foi realizado com o objetivo de sensibilizar os deputados estaduais e a sociedade para que o projeto de lei 1533/2020, de autoria do Tribunal de Justiça (TJPE), que prevê o aumento das custas processuais e da taxa judiciária não seja aprovado, bem como, contra o fechamento de comarcas do interior.

A mobilização contou com a participação da diretoria da OAB-PE, presidentes de subseções, conselheiros federais e seccionais, entre outros advogados e advogadas.

Eleição nesta quinta-feira, dia 19, na Apodec

A Associação da Pessoa com Deficiência de Caruaru realiza nesta quinta-feira dia 19 de novembro às 15h em Assembleia Geral Extraordinária a eleição e posse da nova diretoria.

Todos os associados estão convidados a participarem. Hoje a instituição conta com mais de 700 associados, moradores de Caruaru e cidades vizinhas.

A Apodec comemora neste mês de novembro 25 anos de fundação, expandindo a cada ano os serviços em prol da pessoa com deficiência.

Voz do Brasil voltará a ter horário fixo, decide STF

Estùdio da  VOZ DO BRASIL

A Advocacia-Geral da União divulgou na noite de hoje (18) em suas redes sociais que garantiu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o programa Voz do Brasil, produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), volte a ser veiculado em horário nobre nas rádios brasileiras.

Segundo a AGU, a motivação da veiculação em horário fixo é “para que as informações de interesse público cheguem ao maior número de brasileiros possível.”

A AGU garantiu no STF que o programa Voz do Brasil volte a ser veiculado em horário nobre para que as informações de interesse público cheguem ao maior número de brasileiros possível.

Em 2018, foi sancionada a lei que flexibilizou o horário do programa, que, até então, era transmitido pelas emissoras, obrigatoriamente, das 19h às 20h. Em agosto deste ano, o governo federal regulamentou as obrigações das rádios na retransmissão obrigatória do programa, que, via de regra, deve ter início entre as 19h e as 21h, no horário de Brasília.

No dia 23 de outubro, o Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União uma portaria em que estabeleceu as condições, critérios e procedimentos para flexibilização de horário ou dispensa da retransmissão obrigatória do programa A Voz do Brasil pelas emissoras de radiodifusão sonora. Ontem (17), foi publicada uma portaria que autoriza a flexibilização do horário de retransmissão do programa além dos horários originalmente previstos no caso de emissoras que desejarem transmitir jogos de futebol da Seleção Brasileira.

Caruaru recebe a Feira de Oportunidades Online com 150 vagas de empregos e estágios

Abrir novos caminhos no mercado de trabalho. É com essa proposta que o Grau Técnico Caruaru promove, nesta quinta-feira (19), das 9h às 13h, a Feira de Oportunidades Online. Serão 150 oportunidades de empregos e estágios, palestras e dicas para o mercado de trabalho. A entrada é gratuita e o evento será transmitido pela plataforma Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC1mYqODJYimrZDea6OrNiwQ).

De acordo com Carla Lima, coordenadora da Agência de Encaminhamento do Grau Técnico Caruaru, o momento é uma ótima oportunidade para a sociedade caruaruense. “Esse evento acontece aqui na nossa instituição, e o objetivo é ofertar vagas para os alunos e para toda comunidade geral. Temos várias empresas participando, ofertando vagas de trabalho e também de estágio. Nossa vertente é sempre otimizar o caminho para o mercado de trabalho para nossos alunos e nossa sociedade”, pontuou.

Sucesso absoluto por onde passa, a Feira de Oportunidades é promovida pela rede Grau Técnico e já marcou presença em Petrolina (PE), Maceió (AL), Campina Grande (PB), Natal (RN), Camaragibe (PE), Salvador (BA), Garanhuns (PE), Vitória (ES), Recife (PE) e em muitos outros lugares. Nesta edição, contará com apoio da Gold Distribuidora de Alimentos, Dokapack Embalagens Flexíveis, MRV Engenharia, Maravilha Motos, VitaMassa, Hospital Efigênia, Ceneged, Porto Engenharia, Mcdonald’s Franquia -PE, Mineirão Atacarejo, Bomania e Polo Comercial.

Maior rede de ensino técnico particular do País, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com 98 unidades, presente nas cinco Regiões do País, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de três meses a dois anos, com aulas de uma a três vezes na semana.

Serviço:
Feira de Oportunidades Grau Técnico

Quinta-feira, 19 de novembro, a partir das 9h

Entrada gratuita

Link: https://www.youtube.com/channel/UC1mYqODJYimrZDea6OrNiwQ

Confira a programação completa:

Programação Feira de Oportunidades2020

9h – Abertura – Welliba (Objetivo da Feira de Oportunidades e Público Alvo)
9h15 – Mini palestra com Gabriela Florêncio, psicóloga e professora Universitária.
Tema: Criativa e inovação no contexto Organizacional.
9h45 – Vídeos/Empresas: Maravilha Motos, Polo Comercial, MRV, Mineirão e Porto Engenharia.
10h – Mini palestra com Jeferson Mendonça: Formado em Administração pela UFPE, engenheiro de produção formado pela Asces, especialista em Sustentabilidade, com experiência nas áreas de gestão da produção, qualidade e logística. Mestrando em gestão, inovação e consumo e Atualmente é professor universitário.
Tema: Dicas de como elaborar um currículo diferenciado.
10h30 – Vídeos/Empresas: DokaPak, CENEGED, Caruaru Shopping, Mc´Donald, Gold Distribuidora e Hospital Santa Efigênia.
10h45 – Mini palestra com Jeferson Mendonça
Tema: Qual o comportamento ideal em uma dinâmica de grupo?
11h15 – Vídeos/Empresas: Maravilha Motos, Polo Comercial, MRV, Mineirão e Porto Engenharia.
11h30h – Mini palestra com Jeferson Mendonça
Tema: A importância da boa oratória em uma seleção?
12h – Vídeos/Empresas: DokaPak, CENEGED, Caruaru Shopping, Mc´Donald, Gold Distribuidora e Hospital Santa Efigênia.
12h15– Encerramento com Weydson, Administrador pela UFPE e pesquisador nas áreas de Inovação e Políticas Públicas.
Tema: Inovação no mercado de trabalho.
12h45 – Considerações finais com a coordenação da Agência de Encaminhamento.