Metade dos recursos disponíveis em linhas de crédito para enfrentar efeitos econômicos da pandemia já foram contratados

Mais de R$ 3 bilhões em linhas de crédito para apoiar os pequenos empreendedores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste no enfrentamento aos impactos econômicos da pandemia da Covid-19 foram contratados até o início de outubro – o que representa a metade dos valores disponíveis. Os recursos emergenciais fazem parte dos Fundos Constitucionais de Financiamento (FNO, FNE e FCO) e têm o objetivo de reduzir os efeitos causados pela pandemia na economia.

A região Nordeste é responsável pelo maior volume de captação: até o momento, foram concedidos R$ 2,72 bilhões (90,9% do total para a região) para os pequenos empreendedores. No Norte, para onde foram disponibilizados R$ 2 bilhões, os financiamentos somam R$ 231,53 milhões, enquanto no Centro-Oeste já foram contratados R$ 120,84 milhões de R$ 1 bilhão disponível – sendo que as contratações na região só começaram em meados de junho. Os recursos são administrados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e concedidos pelos bancos do Nordeste, da Amazônia e do Brasil.

“Estes recursos estão sendo importantes para que os pequenos empreendedores reduzam os impactos e danos causados pela pandemia nas três regiões. Além disso, é uma forma de ajudar as empresas a manter os empregos de milhares de trabalhadores que atuam no comércio, na área de serviços e nas pequenas indústrias, por exemplo”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Os financiamentos poderão ser contratados enquanto o decreto de calamidade pública estiver em vigor, limitado a 31 de dezembro de 2020. O prazo para quitação é de até 24 meses e carência até 31 de dezembro de 2020, de acordo com a capacidade de pagamento do beneficiário.

Capital de giro

A maior parte dos contratos firmados são para a modalidade ‘Capital de Giro’, que garante até R$ 100 mil por beneficiário. Os recursos podem ser utilizados em despesas de custeio, manutenção e formação de estoque e, ainda, para o pagamento de funcionários e contribuições e despesas diversas com risco de não serem honradas por conta da redução ou paralisação da atividade produtiva.

Foram R$ 2,46 bilhões para empreendedores do Nordeste. No Norte, os financiamentos somam R$ 210,18 milhões nesta categoria, o equivalente a 93,2% do total já cedido pelo FNO Emergencial. Já no Centro-Oeste, todo o valor captado foi para atender à finalidade de capital de giro para os pequenos comerciantes.

Os fundos constitucionais também disponibilizam outra linha voltada a investimentos, que podem chegar a R$ 200 mil por contratante. No Nordeste, foram contratados R$ 258,33 milhões, enquanto outros R$ 21,35 milhões foram acessados no Norte.

Crédito no Nordeste

Por meio do FNE Emergencial, foram realizadas 151,5 mil operações de crédito desde abril deste ano. O Ceará conta com o maior número de contratos – 46.836 financiamentos com R$ 601,94 milhões. Na Bahia, foram 24.970 captações, com o valor de R$ 501,43 milhões e, em Pernambuco, foram R$ 312,41 milhões em 10.816 acordos.

Os maranhenses contrataram R$ 257,43 milhões em 17.230 operações. Na Paraíba, foram R$ 216,33 milhões (9.051 contratos). Na sequência, aparecem Piauí, com 215,71 milhões (13.774 acordos); Rio Grande do Norte, com R$ 181,5 milhões (6.388 contratos); Sergipe, com R$ 130,5 milhões (9.342 operações); e Alagoas, com R$ 127,25 milhões (6.958 financiamentos).

Pequenos comércios, cooperativas e trabalhadores autônomos em municípios do norte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo, também na área de atuação do FNE, tiveram acesso a R$ 183,77 milhões em 6.179 contratos.

Na região Nordeste, as atividades de comércio e serviços captaram R$ 2,47 bilhões do total disponibilizado pela linha emergencial. O setor industrial na região contratou R$ 168,97 milhões, enquanto o segmento de turismo teve acesso a R$ 72,8 milhões. Também foram concedidos R$ 11,1 milhões para a agroindústria.

Região Norte

Os empreendedores dos sete estados do Norte já captaram R$ 231,53 milhões em 3.013 financiamentos realizados pelo FNO Emergencial. O Pará lidera o volume de contratações com R$ 77,29 milhões em 1.019 financiamentos; Rondônia, com 584 operações e R$ 44,43 milhões para investimentos; Tocantins, com 492 contratos e R$ 36,22 milhões em recursos; no Amazonas, 453 operações movimentaram R$ 36,02 milhões; e Acre, com 322 financiamentos que somaram pouco mais de R$ 27,22 milhões.

No Amapá, empreendedores contrataram R$ 5,69 milhões em 73 operações crédito. Já em Roraima, os 70 financiamentos formalizados somam R$ 4,63 milhões.

Assim como no Nordeste, o setor de comércio e serviços foi o responsável pela maioria das contratações do FNO Emergencial: R$ 215,11 milhões. Na sequência, aparecem atividades industriais, com R$ 15,9 milhões contratados; e a agroindústria, com aporte de quase R$ 500 mil.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste foram acessados R$ 120,84 milhões em 1.534 operações financeiras desde que o crédito passou a ser ofertado pelo Banco do Brasil em meados de junho. Grande parte dos recursos emergenciais foi captada em Goiás, com R$ 51,89 milhões em 670 operações. Em Mato Grosso do Sul, foram contratados R$ 26,68 milhões em 337 operações. Outros 292 financiamentos movimentaram R$ 23,07 milhões no Mato Grosso. Já no Distrito Federal, 235 empreendedores acessaram R$ 19,19 milhões.

No total, R$ 106,67 milhões foram para o setor de comércio e serviços. O restante, R$ 14,17 milhões, foi destinado à indústria nos quatro estados.

Marília fala sobre geração de emprego e renda em encontro com Movimento Atitude

A candidata a Prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), participou de uma sabatina, na manhã de ontem (07), com um grupo de empresários associados do Movimento Atitude, e reforçou o compromisso com a geração de emprego e renda no Recife.

Marília também falou sobre a proposta de garantir 1% da receita corrente líquida, cerca de R$ 50 milhões, para a criação de um fundo em que empreendedores possam ter acesso a crédito, sobretudo os comerciantes que tiveram um colapso na renda em função da pandemia.

Para estimular o empreendedorismo, ela também falou da necessidade de um conselho permanente de representação do segmento, de uma parceria maior com o segmento: “É obrigação da gestão ter uma parceria com quem gera emprego. Temos que dialogar com os pequenos, médios e grandes empresários que são pilares da geração do emprego na cidade.”

Ela constata que isto não ocorre na atual gestão do PSB:

“Um exemplo que eu dou básico, de que a Prefeitura não apoia essas pessoas, é que hoje o trabalhador que quer se formalizar como um microempreendedor abre seu MEI, mas se ele registrar o endereço da sua casa ele está pagando IPTU. Então pra começo de conversa a gente tem que ser mais parceiro dessas pessoas. Tem que buscar parceiros também que deem esse suporte. Estive conversando com o SEBRAE e o SEBRAE disse, “olhe, quantos você mandar para cá a gente tem condições de atender. O que a gente quer realmente é atender, orientar essas pessoas”, afirmou.

Foto: Ricardo Labastier

Eleições 2020: TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas

Fachada do edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Consultas por município e cargo, acesso à informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que pediram registro para concorrer às Eleições Municipais de 2020 já estão disponíveis na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes

Acesso

O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações.

Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

Prazo

A ferramenta é atualizada toda hora à medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral.

Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o dia 1º de outubro, também até as 19h.

Situação da candidatura

A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.

Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise.

Após o processo ser apreciado, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”. Candidatos que aparecem como aptos, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto” e o complemento será “indeferido com recurso”.

Há ainda candidatos que apresentaram o registro e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz e, no entanto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”.

Na situação de registro julgado como apto, ainda há possibilidades de situações como “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.

Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.

Contas

O sistema também disponibiliza as informações relativas às prestações de contas dos candidatos das eleições. O usuário pode fazer a pesquisa das receitas dos concorrentes por doadores e fornecedores, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens e/ou serviços a candidatos e partidos políticos.

Eleições 2020: 117 municípios terão candidato único a prefeito

Enquanto a disputa às prefeituras movimenta vários municípios brasileiros, especialmente as capitais dos estados, 117 cidades já sabem quem vai ocupar o maior posto do Executivo local a partir de 1º de janeiro de 2021. É que nessas localidades apenas um candidato vai concorrer.

Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base em informações preliminares divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a concentração da candidatura única está nos municípios do Rio Grande do Sul, onde 34 das 497 cidades têm apenas um nome concorrendo ao cargo. Em seguida, aparecem os estados de Minas Gerais e do Paraná com, respectivamente, 20 e 17 municípios na mesma situação. Sem concorrência, se a candidatura for homologada pela Justiça Eleitoral, o registro de um único voto garante a vitória a essas pessoas.

Na avaliação do cientista político Murilo Aragão, situações como essa não são necessariamente um problema. “Elas resultam de uma fragilidade da oposição, decorrente do êxito do comando do município. Outro problema é fragilidade dos partidos no Brasil, que desestimula candidaturas”, avaliou.

A CNM identificou também que em 37% dos municípios o embate deve ocorrer entre duas candidaturas. A polarização deve fazer parte das eleições em 2.069 municípios, onde vivem 20,9 milhões de pessoas ou 10% da população brasileira. Os dois candidatos a prefeito dessas cidades irão disputar a preferência de um total de 16,4 milhões de eleitores.

Os dados consolidados pela CNM foram publicados pelo TSE no dia 27 de setembro.

Raquel Lyra continuará avançando com projetos de saneamento para Caruaru

Na noite desta quarta-feira (7), a candidata à reeleição em Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), participou de uma entrevista para o quadro “Resenha Política” do Sistema Jornal do Commercio. A prefeiturável conversou com os jornalistas Igor Maciel e Jamildo Melo sobre temas como Feira da Sulanca e segurança pública.

Raquel Lyra também falou da alta necessidade de investimento no saneamento do município, reforçando que continuará trabalhando com os projetos na área. “Acompanhei de perto esta temática, como vice-presidente [de Saneamento Básico] da Frente Nacional de Prefeitos, a questão do saneamento básico do nosso país. Acompanhei de perto o Marco Regulatório de Saneamento e sei como isso deve ser feito. Nós estamos fazendo todos os estudos necessários para, a partir do ano que vem, a gente ter um novo tipo de discussão sobre o tratamento esgoto e distribuição de água no nosso município”, enfatizou.

“A gente tem conseguido fazer melhorar a vida do nosso povo através de parceria com o governo federal e também com recursos próprios do município de Caruaru, através do equilíbrio entre receitas e despesas do nosso município, algo que a gente vem trabalhando desde o início da gestão. À frente da Prefeitura de Caruaru nós estamos conseguindo chegar aos mais diversos locais, equilibrando socialmente, fazendo equilíbrio da periferia, da zona rural, e do centro da nossa cidade. Esse trabalho não pode parar e é por isso que mais uma vez me coloco como candidata à prefeita”, finalizou Raquel.

Foto: Janaína Pepeu

Covid-19: mais uma morte registrada em Caruaru

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que até esta quarta (07) 94,41% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus.

O número de testes realizados subiu para 25.648 dos quais 9.236 foram através do teste molecular e 16.412 do teste rápido, com 8.888 confirmações para à Covid-19, incluindo um óbito no dia 30 de setembro, sendo ele: Mulher, 43 anos, com comorbidades.

O número de casos descartados subiu para 16.148.

Também já foram registrados 34.535 casos de síndrome gripal, dos quais 1.542 foram orientados a ficar em isolamento domiciliar.

Acic e Centro de Diagnóstico promovem 12ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo com maior incidência em mulheres no Brasil, representando cerca 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Com o objetivo de alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e Centro de Diagnóstico Manoel Florêncio vão realizar a 12ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama.

Por conta da pandemia de Covid-19, este ano, o evento acontecerá em formato digital, através de lives pelo Instagram. Os encontros serão nos dias 07, 15, 22 e 29 de outubro, às 19h, no perfil do Instagram da Acic ou do Centro de Diagnóstico Manoel Florêncio. A iniciativa vai contar com debates sobre o cenário do câncer de mama em Caruaru, aspectos gerais de prevenção da doença, reconstrução mamária, tratamento quimioterápico e o bem-estar psicológico de pacientes com câncer de mama.

De acordo com o médico Manoel Florêncio, mesmo fazendo o projeto em um novo formato, o objetivo ainda é conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame. “Nas edições anteriores, chegamos a atender 10 mil mulheres. Infelizmente, esse ano, não vamos poder fazer o evento da mesma forma devido à pandemia. Vamos realizar várias lives, através da Acic, com médicos e profissionais da área de oncologia, conversando e informando sobre a doença. A partir dos 45 anos, a mulher fica exposta ao câncer de mama, então nosso papel é informar sobre o autoexame, para que possa se cuidar, tocar-se, fazer mamografia anual e ter um diagnóstico precoce”, afirma o médico.

Além da Campanha das Doenças da Mama, a Acic e o Centro de Diagnóstico Manoel Florêncio também promovem a XII Jornada de Mastologia de Caruaru, organizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia Regional PE. Durante os encontros, serão abordados os seguintes temas: visão geral sobre o câncer de mama, diagnóstico e tratamento, dor mamária, contraste em mamografia, RM mamária, reconstrução mamária, mastectomia subcutânea e QT neoadjuvante.

A campanha já faz parte do calendário de eventos do segundo semestre da Acic. O presidente da Associação, Luverson Ferreira, destaca o papel social da iniciativa no momento atual. “Mesmo com o cenário de pandemia, não poderíamos deixar de dar a contribuição da Entidade para o Outubro Rosa, por isso adotamos o formato digital. Agradecemos a parceria com Dr. Manoel Florêncio que tornou todo esse movimento de conscientização e atendimento de milhares de mulheres possível, ao decorrer dos anos”, finalizou.

A ação tem como público-alvo profissionais e estudantes da área da saúde, mas é aberta a todos os públicos. A jornada vai acontecer nos dias 6,13, 20 e 27 de outubro, com encontros através da plataforma Zoom. Para participar, os interessados devem acessar o link da sala.

Serviço:
12ª Campanha das Doenças da Mama
Live: Aspectos gerais – Prevenção de Câncer de Mama
Data: 07.10
Hora: 19h
Dr. Manoel Florêncio e Ivânia Porto, Vice-presidente da Acic de Relações Institucionais.

Live: Reconstrução Mamária
Data: 15.10
Hora: 19h
Drª. Libelina Motta e Aline Portela

Live: Tratamento Quimioterápico no Câncer de Mama
Data: 22.10
Hora: 19h
Dr. Selem Asmar e Danielle Lago

Live: Câncer de Mama – Cenário Atual em Caruaru
Data 29.10
Hora: 19h
Drª. Cleide Freitas e Wellington Florêncio

XII Jornada de Mastologia de Caruaru

06/10 – Coordenador: Dr. Carlos Caiado (Presidente SBM – PE)
18:00 – 18:20: Lesões precursoras da mama: diagnóstico e tratamento – Dr. Gil Facina (SP)
18:20 – 18:40: Dor mamária: o que fazer? – Dra. Marcia Pedrosa (PE)
Debatedores: Dr. Carlos Albuquerque, Dra. Cintia de Jesus e Dr. Marcos Almeida

13/10 – Coordenador: Dr. Alcides Ferreira
18:00 – 18:20: Qual o valor da Tomossíntese na prevenção do câncer de mama? – Dra. Fernanda Vidotto (SP)
18:20 – 18:40: Quando e porque utilizar contraste em mamografia – Dr. Daniel Rocha (PE)
18:40 – 19:00: Quando indicar RM Mamária? – Dra. Adonis Manzela (PE)
Debatedores: Dra. Nancy Ferreira, Dra. Ana Clara Miranda e Dra. Fabiola Arraes

20/10 – Coordenador: Dr. Darley Filho
18:00 – 18:20: Quando indicar reconstrução mamária o tecido autólogo ou uso de implantes/expansores? – Dr. Regis Paulinelli (GO)
18:20 – 18:40: Mastectomia subcutânea 1 ou 2 tempos pré-peitoral – Dr. Fábio Bagnoli (SP)
Debatedores: Dr. Carlos Caiado, Dr. João Esberard e Dra. Ana Beatriz

27/10 – Coordenador: Dr. Selem Asmar
18:00 – 18:20: Quando devemos indicar QT Neoadjuvante em câncer de mama com subtipo molecular triplo negativo e her-2? – Dra. Guacira Pires (PE)
18:20 – 18:40: Visão geral sobre o câncer de mama – Dr. Eriberto Junior (PE)
Debatedores: Dra. Cristiana Tavares, Dr. José Peixoto e Dra. Libelina Mota

Editais da Lei Aldir Blanc são lançados em Caruaru

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru lançou, na segunda-feira (05), os editais do Prêmio Cultura Para Emergir, assim como deu-se início à abertura de requerimentos para espaços, empresas e organizações culturais receberem o subsídio mensal, como parte da Lei Aldir Blanc.

Estão sendo contempladas, no âmbito municipal, quatro modalidades de editais – Geral, Música, Artesanato e Povos Tradicionais -, quando serão destinados R$ 1.160.000,00 para, pelo menos, 375 iniciativas selecionadas, e até R$ 1.170.000,00 para os subsídios.

Os editais, assim como o repasse dos recursos aos espaços, respeitam a Lei Federal n° 14.017/2020, que destinou R$ 3 bilhões à cultura nacional e reconhece o caráter emergencial das ações, o Decreto Federal n° 10.464/2020 e o Decreto Municipal 104/2020. O valor que Caruaru recebeu foi de R$ 2.330.000,00.

Para os editais, as inscrições deverão ser feitas, preferencialmente de forma virtual, pelos e-mails específicos para cada modalidade, ou presencial, de segunda a sexta, das 8h às 13h, na sede da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, na Gerência de Cultura. Elas ficarão abertas por um período de 30 dias corridos, contados a partir da data de publicação no Diário Oficial do município. Já os requerimentos para o subsídio mensal estarão disponíveis por 15 dias.

Os editais, assim como o formulário de requerimento aos espaços e seus anexos, podem ser conferidos no site da Prefeitura de Caruaru no link https://caruaru.pe.gov.br/category/lei-aldir-blanc/.

“Vale ressaltar que os requerimentos do subsídio destinado aos espaços, organizações e empresas culturais devem ser enviados para o e-mail subsidiolab@gmail. No caso do auxílio emergencial de R$ 600,00 mensal, esse valor será pago pelo Estado e, para isso, quem for requerer terá de entrar no Mapa Cultural de PE, através do www.lab.mapacultural.pe.gov.br”, explicou a coordenadora de Projetos da FCTC, Jô Barbosa.

Sindloja orienta sobre funcionamento do comércio no dia 12 de outubro

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) informa que o comércio tradicional e os centros de compras (Caruaru Shopping, Shopping Difusora, Fábrica da Moda e Polo Caruaru) poderão praticar jornada de trabalho no dia 12 de outubro, feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Para funcionar no dia 12 de outubro, os lojistas devem fazer a solicitação ao Sindloja com três dias de antecedência do feriado,  enviando comunicado contendo a relação dos empregados que irão trabalhar no feriado, acompanhando as datas das respectivas folgas contempladas no prazo de 30 dias, como consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Para os associados em dias com as contribuições, o procedimento pode ser realizado por meio do aplicativo Sindloja Digital ou www.sindlojadigital.com.br.

Ainda de acordo com a CCT, os funcionários que trabalharem neste dia terão ajuda de custo no valor mínimo de R$ 45; garantia de intervalo de duas horas para refeição e descanso ou de uma hora com a concessão de almoço pelo empregador; e vale-transporte ou o equivalente em dinheiro, quando necessário para o empregado.

Semana Universitária UPE Caruaru

A SUPER é um evento anual organizado por alunos e professores dos cursos de Sistemas de Informação e Administração da Universidade de Pernambuco Campus Caruaru. O evento tem como objetivo aproximar a universidade e a sociedade e, portanto, é aberto ao público em geral, oferecendo uma programação diversificada com palestras, mesas redondas, apresentação de projetos e ainda diversas apresentações musicais.

Em 2020 o tema da SUPER é “Transformação Digital: Pessoas e Organizações” e acontece nos dias 20, 21 e 22 de outubro de forma totalmente remota.

As palestras da SUPER 2020 discorrem na mesma linha do tema abordado. Mas é preciso que as pessoas se inscrevam para ter acesso a programação
(http://caruaru.upe.br/super/super-2020/), além da inscrição os participantes vão ter acesso a formulários para avaliação, controle de presença em cada uma das sessões, emissão de certificados de participação, links para acesso às sessões de transmissão ao vivo. As transmissões terão suporte da ferramenta de streaming StreamYard interligada ao Canal de Youtube da UPE Caruaru.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 20/10- terça-feira

SUPER ABERTURA
Às 19h
Profa. Dra. Paula Gonçalves (Coord. Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Caruaru) e
Prof. Pedro Falcão (Reitor da UPE)

As 20h

Palestra com o tema: Desafios e transformações no “novo normal”, com Gliner Dias Alencar (Superintendente do IBGE)
Mediadora Prof ª Patrícia Moser (UPE)

As 21h
Live musical com Isabela Holanda e Riva Le Boss: 21h as 21h30
Ricardo de Deus: 21h30 as 22h
Apresentadora: Profª Fabiana Souza Leão (UPE)

DIA 21/10 –quarta-feira

15h
Palestra com o tema: Inovação e parcerias público-privadas em Caruaru.
Palestrantes:
Wylliams Barbosa Santos (UPE- REACT-COMEIA)
Jorge Fonseca (UPE- REACT).
Rafael Soares (COMEIA).

16h
Palestra com o tema:
Do S-commerce ao E-commerce
Palestrante:
Matheus Souto Maior (chief Operating Officer HiveCloud)
Mediadora: Profª Patricia Moser (UPE)

19h
Palestra com o tema: Transformação digital e tendências

Palestrante:
Roberto Delgado Arteiro (Ministério Público de Pernambuco e consultor em governança e gestão de TI)
Mediadora: Prof.ª Erika Medeiros (UPE)

20h
Palestra com o tema: Transformação Digital: Como atuar para o sucesso do humano e das organizações nesses tempos de pós pandemia?
Palestrante: Fabrícia Faé (Facilitadora de processos de transformação de indivíduos e Organizações)
Mediadora: Prof.ª Fabiana Souza Leão (UPE)
Live musical com: Johann Brehmer (percussão) 21h as 21:40
Márcio Beltrão das 21h 40 as 22h20
Apresentadora: Prof.ª Fabiana Souza Leão (UPE)

Dia 22 /10– Quinta-feira
15h
Palestra com o tema: Uma economia para o século XXI: negócios com propósito, economia de comunhão e cultura do reconhecimento.
Palestrantes:
Maria Helena Faller (Presidente da Associação Nacional por uma economia de Comunhão) e
Luciana Neves (Centro de Serviço à Vida)
Mediadora: Prof.ª Terezinha Lucas (UPE)

16h
Palestra com o tema: Negócios culturais: a presença na distância.
Palestrantes:
Amanda Nascimento (Circullus)
Dani Elissamar (Ayô) e
Maria Rosa de Brito Maia (Museu Cais do Sertão).
Mediadora: Prof.ª Paula Gonçalves (UPE)

17h
> Uma programação especial que a organização da SUPER deixou para o último dia. Você vai poder assistir ao filme “O Recife Que Eu Vi” e participar do debate com a realizadora Karina Moutinho e a audiodescritora Liliana Tavares. “O Recife Que Eu Vi” nasceu em março de 2020, a partir de uma chamada pública da Propesq/UFPE, como uma ação dedicada à promoção de saúde de pessoas com mais de 60 anos.
19h
Palestra com o tema: Pandemia, Plataformas Digitais e Direito do Trabalho.
Palestrantes:
Vanessa Patriota da Fonseca (Procuradora do Ministério Público do Trabalho) e Marília Vila Nova (Professora – Asces/Unita)
Mediador: Prof. Fernando Andrade (UPE)
20h
Palestra com o tema: Como sair da zona de conforto e criar para si uma nova realidade
Palestrante: Rômulo Cholewa (Criador de Conteúdo)
Mediadora: Prof.ª Érika Medeiros (UPE)
Live cultural com: Messias Muniz (voz e violão) 21h as 21h30
Isabela Moraes (voz e violão) 21h30 as 22h
Apresentadora: Profª Fabiana Souza Leão (U
Mais informação:
Iris Alacoque/ Assessoria de Imprensa (81)99937-9737