DeVry/Unifavip recebe evento de moda com parceria do Sebrae e Senai.

O Sebrae e Senai em parceria com a DeVry|Unifavip realiza o Inova Moda – Inverno 2018, o evento tem como proposta aproximar o mercado acadêmico com público-alvo de alunos, profissionais e empresários do setor. Com o tema Utopias, o evento conta com palestra do designer e gestor do Inova Moda em Pernambuco, Cleber Lima. O Inova acontece na próxima quarta-feira, dia 7, a partir das 19h na DeVry|Unifavip.

O encontro pretende discutir soluções estratégicas e inteligentes, sobre o posicionamento do mercado da moda, desenvolvimento de produtos com relação a todo o momento atual do consumo com temas relevantes sobre tecnologia, comportamento, negócios e design. Será colocado em pauta também como as empresas podem se tornar competitivas, e principalmente levar em conta o ponto de vista de vista do designer e do mercado de criação, pois é necessário não só vender o produto, mas agregar a percepção criativa, a expressão, o ponto de vista do proprietário e do seu público e não só vender o produto por produto.

Com o foco em apresentar as tendências de moda para os micro e pequenos empresários da região, o palestrante Cléber Lima, afirma que é de fundamental juntar o mercado com os universitários, pois há uma demanda crescente sobre a profissionalização das ações e do ambiente de trabalho, que podem ser desenvolvidas com uma visão mais racional e profissional. O designer ainda complementou que encontros como esses formam uma rede de interessados, possíveis trocas de informações e experiências que todos saem ganhando, “Uma oportunidade que todos os interessados possam pensar juntos o que é melhor para o cenário local da moda com base no futuro próximo”, finaliza.

O Inova Moda Inverno 2018 é gratuito e acontece na biblioteca da Devry|Unifavip, localizada na Rua Adjar da Silva Casé, 800 – Indianópolis, Caruaru no dia 07 de Junho das 19h às 21h. As inscrições são feitas através do link: http://bit.ly/2se3vpY. Mais informações: 3705 1767.

Alta taxa do desemprego em Pernambuco vem atraindo a procura pelo próprio negócio

De acordo com o levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de desemprego no Nordeste saltou de 12,8% para 16,3%, no primeiro trimestre de 2017. No país a taxa de desocupação foi de 13,7%, correspondendo a mais de 14 milhões de brasileiros.

Apesar dessa realidade, a região é vista como promissora para o setor de franchising nos próximos anos. De acordo com o levantamento da ABF, o número de unidades franqueadas no Nordeste é de 5.119, o que representa 15%3 do mercado nacional. Em 2016 cresceu 23,2% no faturamento, atingindo um patamar de mais de R$ 3 bilhões.

Isso se deve ao fato de muitas pessoas enxergam as franquias como uma opção para voltar ao mercado de trabalho, mas que não deixa de ser uma bela oportunidade também para aqueles que desejam recomeçar a sua carreira profissional sem abrir mão de sua função atual.

Pensando em incentivar o empreendedorismo, a rede de franquias Ahoba Viagens busca pessoas que estejam fora do mercado (ou que desejem recomeçar profissionalmente independente de sua faixa etária), para atuar como franqueados da marca. A capacitação oferecida pela rede transforma uma pessoa comum em consultor de viagens e o torna apto para atuar no setor. Além da capacitação, a empresa presta todo o apoio para que o investidor se torne MEI (Micro Empreendedor Individual).

A Ahoba Viagens permite que você combine suas atividades como consultor de viagens com muitas ocupações, já que o franqueado poderá trabalhar em horários flexíveis. Para aqueles que já atuam como agente de viagens freelancers, é possível alavancar ainda mais os negócios devido à oportunidade de representar uma marca forte. Por conta disso, a rede oferece essa chance com um investimento a partir de R$ 3.900,00 (10 parcelas de R$ 390,00) no modelo Premium.

NINASSAU assina convênio com Esmape para cursos de pós-graduação e qualificação

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau e a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) firmaram parceria no gabinete da presidência do Tribunal de Justiça, com a presença do Presidente do TJPE, Dr. Leopoldo Raposo, do Direitor da Esmape, Dr. Eurico Barros, e do Reitor da UNINASSAU, Dr. Janguiê Diniz, para oferecer cursos de extensão, qualificação profissional e pós-graduação na área de Direito. Os cursos serão destinados aos magistrados e servidores do TJPE lotados na capital e no interior do Estado.

Inicialmente, serão ofertados os cursos Direito das Famílias e Sucessões, Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, Conciliação, Mediação e Arbitragem, Direito Penal e Processual Penal, Direito Civil e Processual Civil, Administração Pública, Gestão Pública, Licitação, Contratos Administrativos e Responsabilidade Fiscal e Psicologia Jurídica, com carga horária de 360h cada. As aulas serão ministradas em toda região metropolitana do Recife, bem como nas unidades da UNINASSAU nos municípios de Caruaru, Petrolina e Garanhuns.

Para o reitor da UNINASSAU, Janguiê Diniz, parcerias como estas são a comprovação da qualidade do ensino e do curso oferecido pela Instituição. “Poder colaborar com a Esmape nesta ação é ter o reconhecimento dela e todo o setor jurídico da excelência dos profissionais e projeto acadêmico que a UNINASSAU desenvolve para o curso de Direito”, explica.

A coordenadora do curso de Direito da UNINASSAU, Carolinne Vieira, avalia o ensino aplicado na Instituição e ressalta a importância da parceria. “O acordo tende a contribuir para expandir o conhecimento, garantindo aperfeiçoamento profissional. Vale considerar que a UNINASSAU cumpre sua missão com o preparo de profissionais competentes e atualizados, capazes de atender as necessidades do mundo do trabalho e satisfazer as demandas da sociedade”, afirma.

De acordo com o diretor da Esmape, o desembargador Eurico de Barros Correia Filho, “a parceria entre a UNINASSAU e a Escola Judicial será de grande valia para os magistrados e servidores para promover a capacitação contínua dos seus associados”. Os cursos estão previstos para começar no 2º semestre deste ano.

Bodega do Zezo chega à 7ª edição no Alto do Moura

Bodega do Zezo

Pedro Augusto

Quando o polo se refere ao do Alto do Moura, no São João da Capital do Forró, um dos espaços mais disputados e que costuma atrair pessoas de todo o Estado se refere à Bodega do Zezo. Em seu sétimo ano presente nos festejos de Caruaru, a casa temática oferecerá em 2017 o que há de melhor em termos de eventos juninos: open bar, almoço e jantar regional, além de translado Recife-Caruaru. Em paralelo, os forrozeiros que tiverem a oportunidade de conferir os atrativos da Bodega poderão dançar ainda aquele forrozinho arrochado com as apresentações de artistas e bandas do cenário pernambucano.

Responsável pela casa, o empresário Zezo Equipadora, destacou a elevada demanda neste ano pelas programações confirmadas. “Graças a Deus e com muito trabalho, temos consolidado a cada ano, a Bodega do Zezo como um dos principais espaços de eventos do São João de Caruaru. E em 2017 não será diferente. Devido aos serviços, a comodidade e a segurança oferecida ao longo das nossas últimas edições, neste ano, a procura por ingressos para as cinco datas que serão disponibilizadas encontra-se muito grande. Faremos mais uma vez uma série de eventos maravilhosa”.

As cinco datas que farão parte da grade de programação da Bodega do Zezo 2017 corresponderão a 17, 18, 23, 24 e 25 deste mês. Nelas, se revezarão como as atrações musicais do espaço as bandas Luará, Xamegões do Forró, Toque Nordestino, Gel e Seus Manos, além do Forró do Pistolão, bem como os cantores Almir Rouche e Irah Caldeira. Ao longo de sua história, já passaram pelos palcos da Bodega os cantores Dominguinhos, Genival Lacerda, Bennil e Maestro Spok como também as bandas Fulô de Mandacaru e Santa Dose.

“Além de oferecer um espaço diferenciado, que atende a todas às exigências dos forrozeiros, a Bodega vem, ao longo de cada edição, contribuindo bastante para com o incremento do turismo caruaruense durante a realização do Maior e Melhor São João do Mundo. Para se ter ideia, em apenas oitos dias de divulgação na nossa página do Facebook, cerca de 40 mil pessoas estiveram visualizando a programação de 2017. Vale destacar que grande parte dessa gama de internautas que se mostrou interessada em nossos serviços desembarcará, com certeza, na Capital do Forró para festejar o São João na nossa casa gerando também receita para a economia da cidade”, complementou Zezo.

Ingressos com valores promocionais para a Bodega do Zezo 2017 estão sendo comercializados aos preços de R$ 160 (com ônibus de Recife-Caruaru e Caruaru-Recife) e R$ 100 (sem ônibus). As vendas estão sendo feitas através do site: www.ingressoprime.com.br, na fanpage da Bodega do Zezo (https://www.facebook.com/bodegadozezo/) , no Shopping Rio Mar, no Recife, e na Loja Zezo Equipadora, também na capital pernambucana. Mais informações pelo telefone: (81) 3974-6219.

Estrutura

Com capacidade para 500 pessoas por dia, numa extensão de 750 metros quadrados, a Bodega do Zezo conta com rampas de acessibilidade, equipe especializada de segurança, área coberta, três saídas de emergência, pronto-atendimento médico e bares descentralizados.

Como as empresas devem escolher benefícios para os colaboradores?

Um dos fatores que influencia diretamente no desempenho de um colaborador dentro de uma empresa é o benefício ofertado pela empresa. Pesquisas realizadas mostram que, além de manter o colaborador mais feliz e motivado, o que faz com que produza mais, a procura por um novo emprego ou a manutenção do atual dependem bastante das quantidades de benefício.

E como as empresas devem escolher os benefícios para seus colaboradores? Para o Gerente de Produto Benefício da ValeCard, Diego Battistella, alguns fatores devem ser levados em consideração. “O gestor deve partir sempre do princípio da retenção e atração aliado à valorização do colaborador”. Confira 6 dicas preparadas pelo especialista e que devem ser levadas em consideração para a escolha correta dos benefícios:

1. Pesquise a solidez do fornecedor

Essa etapa deve iniciar o processo. Pesquise fornecedores de confiança e que passem credibilidade. Caso contrário, a empresa pode ter problemas e gerar atritos com os colaboradores. “O que seria um benefício vira um problema e uma grande dor de cabeça para o gestor” – afirma Diego.

2. Avalie a rede credenciada

Esse é um outro fator que pode gerar desgaste. Não adianta oferecer um benefício que a rede de estabelecimentos não atende as necessidades dos colaboradores. Uma dica que ajuda é avaliar, por exemplo, se o benefício é aceito em uma rede de varejo que possui muitas filiais na cidade ou também uma rede para consumo local para compras próximo de casa.

3. Negocie as condições comerciais

É importante que o gestor avalie taxas e prazos e negocie com o fornecedor do benefício. Evidentemente, quantos mais colaboradores dentro de uma empresa, maior o poder de negociação para o gestor alcançar preços melhores.

4. Facilidade de comunicação com o fornecedor do benefício

A comunicação entre o fornecedor e o RH deve ser ágil e prática, assim como pelo usuário. Imagine o constrangimento de um colaborador se ele chegar no varejo e tiver algum problema para efetuar o pagamento por conta de alguma falha do fornecedor? Por isso os canais devem estar sempre a disposição. E o usuário deve ter a liberdade de fazer contato diretamente, via um 0800, por exemplo, com o fornecedor.

5. Existência de benefícios agregados para o empregador

E se os empregadores tiverem acesso a palestras e treinamentos que tenham ligação como os cartões selecionados? Além de um treinamento que explique as funcionalidades e melhor uso dos benefícios, é possível organizar ainda, por exemplo, uma palestra interna com um especialista convidado sobre vida saudável e os perigos da automedicação com relação ao cartão farmácia. O conhecimento pode ser compartilhado inclusive posteriormente com outros colaboradores.

6. Avalie benefícios para o usuário do cartão

Oferecer uma rede de descontos e brindes para os colaboradores é uma forma de agregar mais benefícios para eles. Investir em ações desse tipo vai ajudar os colaboradores a fazer melhor uso dos cartões. Imagine que durante, por exemplo, o outubro Rosa, todas as mulheres terão direito a um desconto na compra de medicamentos em uma drogaria credenciada?

SDSDH capacita técnicos e educadores para atuar em abordagens sociais

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A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru realizou na última quarta (31) um seminário voltado para os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos do Município (CGD), para falar das ações que serão realizadas pela secretaria no período junino da cidade. O encontro aconteceu em um auditório da Asces, onde o secretário da pasta, Fernando Silva, apresentou o tema: Proteção Integral às Crianças e Adolescentes – o que fazer para além do São João?

O objetivo da capacitação foi o de buscar o integramento das ações estratégicas previstas para o enfrentamento às situações de violações dos direitos das crianças e adolescentes, durante o São João do município. Basicamente foram passadas as orientações de como serão realizados os trabalhos de abordagem com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, como trabalho infantil, exploração sexual, venda de bebidas alcóolicas à este público específico.

Outro ponto importante relatado no encontro foi sobre o Espaço de Proteção que a secretaria irá manter no Espaço Cultural Tancredo Neves, que será destinado aos filhos dos trabalhadores do evento. Nele, serão realizadas atividades lúdicas através do uso de televisão, filmes e também atividades artísticas como pintura, desenhos, oficina de leitura e espaço para repouso das crianças com lanche e água. Os menores serão direcionados para este local, em casos excepcionais, quando as famílias detectadas na festa não tiverem como realocar os menores para suas casas, por não terem com quem deixar os filhos.

Após o período da festa, o trabalho continua com as crianças, adolescentes e famílias identificadas, por cadastro, durante os festejos. Todos serão incluídos nos serviços previstos da Política de Assistência Social do município. “Este momento do seminário foi uma provocação para a gente trabalhar de forma integrada. Se cada entidade envolvida cumprir sua função, teremos, de fato, um trabalho de proteção às crianças e adolescentes. A importância desse seminário está nesse tom da integração, na divulgação das ações e no fortalecimento de proteção à este público nos grandes eventos”, pontuou o secretário Fernando Silva.

O seminário serviu de capacitação e reuniu técnicos e educadores da Assistência Social, conselheiros tutelares, representantes do Conselho Municipal da Criança (Condica), equipe do Capacita Suas (Sistema Único de Assistência Social). Além desses, participaram coordenadores do Serviço da Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Serviço de Abordagem e também Centro Pop e a Casa de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua. No total estarão envolvidas 72 pessoas nas ações.

ARTIGO — Só a indústria pode diminuir o desemprego

Por João Marchesan

Pesquisas realizadas na indústria revelam que a cada R$ 10 milhões de demanda adicional em máquinas e equipamentos são gerados 280 novos empregos de forma direta, indireta e pelo efeito renda, concluindo-se que só a indústria pode diminuir o desemprego.

No entanto, não vemos nenhum esforço dos órgãos competentes para, por meio da retomada do crescimento da indústria, diminuir o desemprego no país. No momento o governo registra oficialmente 13 milhões de desempregados e o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, acrescentando os sub-ocupados, fala em 24 milhões e 300 mil trabalhadores sem emprego, em um ambiente social que mostra sinais claros e perigosos de instabilidade.

Além do desemprego que assusta, as empresas não conseguem arcar com os seus compromissos e o temor assola o Brasil. Encomendamos, recentemente, uma pesquisa no Serasa e constatamos que mais de 70% do nosso universo de empresas registram algum problema fiscal e, não conseguem a tal da CND – Certidão Negativa de Débitos, indispensável para a empresa operar no mercado brasileiro, comprar, vender e conseguir financiamentos. Sem indústrias, sem emprego, a arrecadação cai e não há controle fiscal que dê conta.

Aí, perguntamo-nos por onde começar a reconstrução do nosso setor, ou melhor, por onde começar a reindustrialização do país, capaz de trazer o emprego de volta. Por onde começar o reemprego? Um programa do governo que pudesse fazer com que as empresas recuperassem a sua CND poderia ser um bom começo, porque, por meio de uma ficha limpa, as empresas poderiam voltar a vender, solicitar capital de giro e, consequentemente, reempregar.

Mas, infelizmente, o Programa de Regularização Tributária, instituído por meio da Medida Provisória 766/2017, não atende à maioria dos inadimplentes, especialmente no setor de máquinas, porque exige um pagamento inicial de 20% do débito total. Ora, se as empresas estão em situação de inadimplência junto à Receita Federal, afetadas pela crise e pelas restrições dos bancos na concessão de créditos, não é possível que as empresas tenham recursos para efetuar esse pagamento inicial.

Outra inadequação diz respeito à ausência de um pedido de carência para o pagamento das parcelas. Isso impede o pagamento do parcelamento juntamente com os recolhimentos dos impostos que estão vencendo. E, o pior, o PRT não permite redução do valor das multas e dos juros de mora, aumentando o montante dos débitos.

O problema dessa Medida Provisória é que permite o abatimento dos débitos tributários passados por meio da utilização dos prejuízos acumulados, contemplando apenas grandes empresas com lucro real. As que estão no regime de lucro presumido e simples nacional não têm necessidade de apurar os lucros e, com isso, não terão o benefício. Porém, o Brasil possui, em sua maioria, micro, pequenas e médias empresas, que não possuem lucro real e a Medida Provisória é destinada apenas às grandes empresas, alijando as de menor porte.

Uma forma de o governo voltar a efetivamente arrecadar, na medida em que faria um plano que permitisse às empresas voltarem a operar e empregar, seria por meio da extensão do prazo do parcelamento para até 240 meses; com um prazo de carência de até 24 meses; redução de 100% das multas e juros de mora; parcelamento dos débitos apurados até 31/12/2016; e cancelamento da cobrança do “sinal” de 20%.

Com essas medidas, talvez o setor tivesse como recomeçar e, acima de tudo, reempregar, gerando arrecadação de impostos ao governo, após o término da crise e quando houver a retomada da economia.

Cidade de Buíque tem rodízio de abastecimento reduzido

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Agreste Meridional do estado, mais uma cidade comemora as chuvas que caíram na região. Buíque, distante 284 quilômetros do Recife, já está sendo beneficiada com o aumento do nível da Barragem Mulungu, que alcançou 60% da sua capacidade máxima – 1,3 milhão de metros cúbicos de água. O manancial responde por 65% da água fornecida para Buíque e, somado à produção do Sistema do Vale do Catimbau, permitiu à Compesa diminuir o rodízio de abastecimento para os 17,8 mil buiquenses para dois dias com água e quatro dias sem, a partir deste mês. Antes, o calendário de distribuição de água para a população era de quatro dias com água e oito dias sem.

A acumulação de água em Mulungu começou a elevar no final do mês de abril, quando a barragem registrou 14% do seu nível, e a companhia pôde voltar a utilizar a água do manancial. Em função da estiagem, a Barragem Mulungu tinha deixado de fornecer água para Buíque em outubro de 2015. Antes das chuvas, o abastecimento da cidade só contava com o Sistema do Vale do Catimbau, que foi construído pela Compesa para complementar o abastecimento da cidade. O sistema é alimentado pela água explorada de três poços e entrou em operação no ano de 2015.

“Com esse volume acumulado em Mulungu, já podemos garantir o fornecimento de água para Buíque até o final de 2018. Como ainda permanece chovendo na região, nossa expectativa é que o nível de Mulungu ainda possa melhorar”, informa o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Augusto César Lima. Além de Buíque, a água da Barragem Mulungu também será destinada ao abastecimento do distrito de Guanumbi, que possui um pouco mais de 700 moradores. A localidade, que não estava sendo abastecida pela rede, desde agosto do ano passado, volta a ter água nas torneiras este mês.

STJ suspende processos judiciais por tratamentos não ofertados pelo SUS

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu, no último dia 24 de maio, os processos judiciais que demandam o fornecimento pelo poder público de medicamentos não incluídos na lista do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o País. De acordo com o órgão, no total há 678 processos individuais ou coletivos que tratam sobre essa questão e que tramitam atualmente no território nacional. A estratégia do STJ é determinar uma conduta padrão para esses casos, pelo fornecimento ou não dos medicamentos, de modo que todos os processos estejam sujeitos, no futuro, à determinação definida. Enquanto a questão não avança, os processos encontram-se suspensos.

Conforme indicado pelo STJ, a decisão não impede que juízes de primeira e de segunda instância avaliem demandas consideradas urgentes, nem que concedam liminares. Entretanto, para se enquadrar nesse quesito caberia ao paciente comprovar a urgência da demanda, especificando a eficácia, a efetividade, a acurácia e a segurança do medicamento solicitado. A ação é apontada como reação ao crescimento do número de processos de judicialização para a obtenção de medicamentos que ainda não foram incorporados à lista do SUS.

Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), instituição composta por 62 ONGs de todo o Brasil que atuam em defesa dos direitos das pacientes brasileiras, o que provoca o aumento da judicialização da saúde no País é justamente a falta de oferta de alternativas de tratamento adequadas na rede pública de saúde.

A médica mastologista e presidente voluntária da FEMAMA, Maira Caleffi, pontua que medicamentos que revolucionaram a forma de combater o câncer de mama, como o trastuzumabe, por exemplo, não estão disponíveis para tratamento da doença no estágio metastático (o mais avançado) no SUS – apenas para fases iniciais ou localmente avançada da doença.

“Apesar dos avanços da medicina, há mais de dez anos nenhum novo medicamento foi adotado pelo SUS para atender a essas pacientes. Assim cria-se uma diferença significativa entre as pacientes que dispõem de convênios de saúde e aquelas que só dispõem do acesso ao que lhes é ofertado pelo governo. Como reflexo, o tempo de vida de pacientes com câncer de mama metastático tratadas no sistema privado é maior que o das atendidas pelo SUS”, explica.

De acordo com a FEMAMA, tratamentos que foram considerados bons o suficiente para serem comercializados em nosso País e ofertados pelos planos de saúde não são oferecidos aos usuários da rede pública, gerando essa desigualdade. Mais do que isso, a inclusão de tratamentos na rede pública permitiria à gestão pública adquirir esses tratamentos a todos que necessitam por custos inferiores, por conta da compra negociada em maior escala e com descontos governamentais.

“A judicialização, infelizmente, tem sido o único recurso disponível para termos um tratamento mais adequado e moderno perante a morosidade criminosa dos processos brasileiros de incorporação de medicamentos. Estamos falando de tratamentos cientificamente comprovados e custo-eficientes, já disponíveis na maioria dos países, inclusive que fazem parte da Lista de Medicações Essenciais da Organização Mundial da Saúde! Se a paciente não judicializa, ela morre!”, finaliza.

11ª edição do Projeto Colmeia oferece serviços gratuitos em Caruaru

Emissão de carteira de identidade, aferição de pressão arterial, consultas médicas, teste rápido de colesterol, corte de cabelo, orientações sobre alimentação saudável e sobre saúde bucal, plantão psicológico e avaliação nutricional são alguns dos serviços gratuitos que serão oferecidos na 11ª edição do Projeto Colmeia, em Caruaru. Nesta sexta-feira (2/6), das 8h às 15h, na Praça da Conceição, no Marco Zero, o Sesc em Pernambuco e mais de 25 parceiros vão realizar a feira de saúde e cidadania que tem expectativa de atender mais de 3 mil pessoas.

Quem passar pelo local poderá usufruir dos serviços nas áreas de saúde, cidadania, beleza, trânsito, cultura, carreira e empreendedorismo por meio do projeto, que é referência em saúde do Sesc. Serão ações preventivas e educativas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania da população.

SAÚDE E BELEZA – Dentre os serviços de saúde desta edição, o Senac estará com orientações e teste rápido de colesterol, e instruções para a prevenção do colesterol alto. Já a empresa Óticas Diniz abordará as doenças da visão e a prevenção.O Centro de Orientação e Apoio em Aids/Centro de Testagem e Aconselhamento (COAS/CTA) dará orientações sobre a prevenção às DSTs/HIV/AIDS e distribuirá preservativos.

A Secretaria Municipal de Saúde levará serviços em quatro áreas de atuação: Atenção Básica – com consultas médicas com clínicos gerais; Atenção Especializada – com escovação supervisionada, prevenção ao câncer de boca e orientações sobre saúde bucal; Vigilância Ambiental–com orientações sobre doenças transmitidas por animais e arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti como dengue, zika e chikungunya; e Vigilância Sanitária – com informações sobre o controle da qualidade da água para o consumo humano.

Instituições de Ensino Superior se juntam ao Sesc nesta ação, trazendo estudantes em formação para aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A Faculdade Maurício de Nassau levará alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem para oferecer teste rápido para verificação da tipagem sanguínea e identificação de dermatomicoses (pano branco), orientações sobre incontinência urinária, fortalecimento do assoalho pélvico e sobre hipertensão, além da realização de aferição da pressão arterial.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida Asces/ Unita será representado pelos cursos de Enfermagem – com aferição de pressão arterial, medidas antropométricas (verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal) e orientações sobre doenças negligenciadas; Farmácia – com prevenção e detecção de doenças infectocontagiosas e orientações sobre utilização dos fitoterápicos; Fisioterapia – com avaliação cardiorespiratória; e Odontologia – com orientações sobre saúde e higiene bucal, avaliação e diagnóstico.

Em saúde mental, o curso de Psicologia do Centro Universitário Unifavip/Devry estará participando com plantão psicológico, orientações e encaminhamentos.

Na área de nutrição, o Sesc transmitirá a experiência do Banco de Alimentos, que faz parte do Programa Mesa Brasil Sesc, demonstrando a importância do aproveitamento integral dos alimentos para o equilíbrio do orçamento doméstico e o consumo consciente. Já oCentro Universitário Unifavip/ DeVry estará disponibilizando avaliação nutricional e orientações sobre alimentação saudável com alunos do curso de Nutrição.

Quem for atrás de serviços de beleza e cuidados com a pele, haverá corte de cabelo e design de sobrancelhas ofertados pelo Senac. Já a empresa Racco passará informações sobre os cuidados necessários com a pele, além de dicas de beleza.

CIDADANIA – O 1º e o 2º Cartório de Registro Civil farão emissão de 2ª via da certidão de nascimento, casamento e/ ou óbito e habilitação para casamento civil. Já o Cartório de Registro Civil da Vila de Carapotós 2º Distrito fará emissão de 1ª e 2ª via de registro de nascimento, 2ª via de certidão de casamento e óbito e habilitação para casamento civil. Para as pessoas que precisarem da 2ª via em diante da carteira de identidade, 90 fichas serão distribuídas para emissão de RG pela Secretaria de Defesa Social. Neste caso, é necessário levar duas fotos 3x 4 com fundo branco e certidão de nascimento ou casamento.

A Celpe estará participando com negociação de débitos, troca de titularidade (neste caso, é necessário apresentar CPF, RG, conta de energia e leitura atual do medidor, cópia do contrato de locação, recibo de compra e venda do imóvel e/ou escritura), solicitação de novas ligações (é preciso apresentar originais e cópia do CPF, RG e da conta da unidade vizinha), orientações sobre eficiência energética, uso responsável e seguro de energia elétrica.

Com a Compesa, será possível solicitar serviços em geral, obter orientações sobre consumo responsável da água, fazer o cadastro na Tarifa Social, solicitar parcelamentos de faturas e emitir 2ª via da contas de água.

A Secretaria Estadual de Saúde participará com a Operação Lei Seca, dando instruções sobre direção responsável e a importância da devida utilização dosequipamentos de segurança. A Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) fará emissão de credenciais para idosos e deficientes e dará orientações sobre educação no trânsito.

Serão oferecidas, ainda na área de Cidadania, informações sobre os direitos do consumidor pelo Procon. O curso de Direito do Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces/Unita estará fornecendo orientações jurídicas à população.

O Ministério do Trabalho e Emprego passará orientações sobre leis trabalhistas e contas inativas do FGTS. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP), levará informações sobre benefícios previdenciários e assistenciais.

As Secretarias de Políticas para as Mulheres e a de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru vão oferecer orientações sociais, jurídicas e psicológicas, além de informações e encaminhamentos para o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), respectivamente.

CULTURA – Oficinas de artesanato serão realizadas pelos grupos do trabalho social com idosos do Sesc. Além disso, apresentações artísticas dos grupos de artes e cultura, ambos desenvolvidos pela unidade do Sesc em Caruaru, também fazem parte da programação do Colmeia.