Grupo Ser Educacional anuncia aumento na captação de alunos

O Grupo Ser Educacional anunciou o aumento na captação de alunos no primeiro trimestre de 2017. A companhia registrou um crescimento na graduação de 15,3% (46.057 estudantes) quando comparado à mesma época do ano passado (39.939 estudantes). O acréscimo na base aconteceu mesmo com a diminuição das vagas disponibilizada pelo Governo Federal através do Fies.

Este índice ganha ainda mais relevância devido ao atual momento econômico do país, que segue com uma alta taxa de desemprego, chegando a 13,2% quando somado os meses de dezembro de 2016 e janeiro e fevereiro de 2017. Um ano antes, este percentual era de 10,2%. O destaque do trimestre foi o segmento do Ensino a Distância (EAD), com um crescimento de 52,4%. O total de matrículas chegou a 4.013. Ano passado este número foi de 2.630 matrículas.

De acordo com o CEO da Companhia, Jânyo Diniz, 2017 será difícil para todos. “Teremos um ano desafiador pela frente, mas este resultado mostra que as estratégias e decisões tomadas pelo Ser Educacional foram corretas. O Brasil ainda passa por um momento econômico difícil e atingir este número na captação do primeiro trimestre é importante para definirmos os caminhos do Grupo para o resto do ano. O índice mostra, também, que nossa dependência do Fies está menor em relação ao restante do mercado”, afirmou.

Nos primeiros três meses do ano passado, os estudantes vinculados ao Fies nas instituições do Grupo somavam 9.636 inscrições. Agora, são 8.806 alunos.

Sobre o Grupo Ser Educacional

Fundado em 2003 e com sede no Recife, o Grupo Ser Educacional (BM&FBOVESPA SEER3, Bloomberg SEER3:BZ e Reuters SEER3.SA) é um dos maiores grupos privados de educação do Brasil e líder nas regiões Nordeste e Norte em alunos matriculados. A Companhia oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e ensino a distância e está presente em 15 estados, em uma base consolidada de mais de 157 mil alunos. A Companhia opera sob as marcas Faculdades Maurício de Nassau, UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, Faculdades Joaquim Nabuco, Escolas Técnicas Joaquim Nabuco e Maurício de Nassau, FIT/UNAMA, Universidade UNG, UNAMA – Universidade da Amazônia e UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas, por meio das quais oferece mais de 1.155 cursos.

Última semana de inscrição para o 1º curso de Análise de Desempenho no Futebol

Seguem abertas até o dia 15 de abril as inscrições para o 1º curso de Análise de Desempenho no Futebol – nível 1 – do interior de Pernambuco, com o tema central ‘Enxergando o jogo em uma nova perspectiva’. A qualificação será realizada nos dias 22 e 23 de abril, em Caruaru, no Agreste do Estado.

O curso é destinado para estudantes e profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar direta e indiretamente com o esporte, especialmente o futebol, com interesse em adquirir conhecimentos modernos sobre a análise de desempenho, e também para todas as pessoas que querem aprender mais sobre o futebol moderno.

A Análise de Desempenho é uma área que está consolidada no futebol europeu e aos poucos chega ao futebol brasileiro, que trabalha com a perspectiva de resultados a médio e longo prazos. No curso, os participantes terão a oportunidade de aprender desde o perfil do negócio, a identificação do modelo de jogo, análise de desempenho, até como se constitui esta nova área que cresce cada dia mais no mercado brasileiro.

O curso é uma iniciativa do Caruaru City Sport Club e o curso de Educação Física do Unifavip/Devry, com o apoio do Clube Atlético Paranaense, que vai disponibilizar seus profissionais da área para ministrar a capacitação. O valor da inscrição é de R$ 389, com descontos de 50% para estudantes, dividido em até 3x no cartão.

As inscrições estão sendo realizadas pelo site www.caruarucity.com.br ou na coordenação do curso de Educação Física do Unifavip DeVry, que fica localizado na Av. Adjar da Silva Casé, 800, bairro Indianópolis.

Expectativa de crescimento do setor têxtil incentiva empresários

Embora o ano de 2016 tenha representado estagnação para vários setores da economia, a indústria têxtil nacional demonstrou sinais de que resiste à crise. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o faturamento da cadeia têxtil e de confecção no ano passado foi de US$ 39,3 bilhões, dos quais US$ 2,38 bilhões representam exportações de produtos – sem contar a fibra de algodão. A produção média de confecção foi de 6,7 bilhões de peças (vestuário+meias e acessórios+cama, mesa e banho), em 2016, superior ao ano anterior.

Índices como esse fomentam o investimento das 32 mil empresas formais do setor em melhorias dos processos de automação. É por isso que representantes da Abit, do Sebrae, do Senai/ Francisco Matarazzo e da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil estudam formas de reduzir perdas, além de investir em melhoria de processos de produção e logísticos. Essa foi uma das pautas do encontro entre essas entidades na sede da GS1 Brasil no fim do mês passado.

Segundo Claudilena Murro, executiva responsável pelo setor têxtil e de confecções da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “o trabalho conjunto em favor da indústria têxtil fortalece a competitividade e incentiva a inovação, o crescimento sustentável e o aprimoramento dos processos de produtividade”. A proximidade entre as entidades faz com que surjam propostas a fim de atender plenamente as necessidades das empresas.

Disseminar as boas práticas a todos os envolvidos nessa cadeia é o principal objetivo do encontro. As organizações que participaram reuniram informações sobre as perspectivas de crescimento econômico para o setor nesse ano, além de conhecimento sobre projetos que favorecem as empresas como o “Encadeamento produtivo” – desenvolvido pelo Sebrae-SP – e como reduzir desperdícios e melhorar processos por meio de uma produção enxuta – tema apresentado pelo Senai. Os empresários também tiveram oportunidade de conhecer um caso real de aplicação da tecnologia Radio-Frequency IDentification (RFID) no Centro de Inovação e Tecnologia da GS1 Brasil. Foram demonstrados processos de automação e rastreabilidade que refletem diretamente em ganhos para empresas em cada etapa dos processos produtivos, na redução de erros e perdas e, principalmente, no ganho de produtividade e lucros.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

MEC libera R$ 54,83 milhões para hospitais universitários

O Ministério da Educação liberou, R$ 54,83 milhões para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A maior parte, R$ 41,56 milhões, será destinada ao custeio de materiais de uso diário dos hospitais universitários federais do país. O programa Mais Médicos receberá R$ 7,9 milhões. Os demais R$ 5,36 milhões serão aplicados em outras despesas da empresa pública.

O aporte corresponde a descentralizações orçamentárias realizadas em 2016, que estarão disponíveis nas contas das unidades este mês, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). “O Rehuf é essencial para continuarmos reestruturando os hospitais universitários federais. Hoje, já temos diversos exemplos de hospitais que conseguiram ampliar atendimentos e oferecer mais serviços por conta dos recursos do programa”, destacou o presidente da Ebserh, Kleber Morais.

A verba do Rehuf é destinada à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é criar condições materiais e institucionais para que essas unidades possam oferecer atendimento médico e hospitalar de qualidade à população, proporcionar a formação qualificada de profissionais da área de saúde e incentivar o ensino e a pesquisa.

O programa também prevê o financiamento compartilhado dos hospitais por meio dos ministérios da Educação e da Saúde e contempla iniciativas de modernização da estrutura física e do parque tecnológico das unidades hospitalares.

PMC promove primeiras discussões para a revisão do Plano Diretor

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No sábado (08), a gestão da prefeita Raquel Lyra deu início às primeiras oficinas de trabalho para discutir a revisão do Plano Diretor do Município de Caruaru. Foram dois encontros que aconteceram de forma simultânea na Zona Rural do município, um na Escola Cesarina Moura, na Vila do Rafael, e o outro na Escola Maria Bezerra Torres, no Murici. A escolha das localidades se deve ao fato das primeiras discussões serem voltadas para a área rural. Na oportunidade foi apresentado um levantamento urbanístico dos problemas e potencialidades dessa região específica.

Os moradores dos quatro distritos rurais e entidades da sociedade civil que compareceram às plenárias de hoje, puderam discutir o diagnóstico urbanístico municipal local que foi apresentado durante o encontro. No total estiveram presentes representantes de 18 comunidades: Cachoeira Seca, Dois Riachos, Gonçalves Ferreira, Jacaré Grande, Juá, Lages, Malhada de Barreiras Queimadas, Normandia, Riacho Doce, Sítio Caiberas, Sítio Gruta Funda, Sítio Reinado, Vila do Rafael, Xicuru, Murici, Terra Vermelha, Sítio Cipó e Malhada de Pedra.

O Plano Diretor é uma espécie de indutor para os investimentos de infraestrutura e desenvolvimento urbano das cidades, mas deve ser feito de forma participativa, como explicou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Caruaru, Rubén Pecchio: “O Estatuto da Cidade define que o Plano Diretor é a ferramenta que orienta o desenvolvimento dos municípios brasileiros e o planejamento deve ser elaborado para construir soluções junto com a população em diversos setores. O que a gente faz em Caruaru é escolher as prioridades do que deve ser investido, tanto no público quanto no privado, para desenvolver melhor nossa cidade”, pontuou.

Para Ranúzia Melo, sócia da Associação Conhecer e Preservar, as oficinas de trabalho de hoje foi mais uma oportunidade que teve com a prefeitura para falar sobre o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho. “O Plano Diretor vai procurar fazer o diagnóstico dos problemas e da potencialidade da cidade como um todo. Como hoje a discussão é a Zona Rural, onde está inserido o Parque Natural, frisei a potencialidade do equipamento para Caruaru, como área de preservação ambiental, composto pela floresta remanescente de mata atlântica e o bioma de brejo de altitude”, frisou Ranúzia.

O Plano Diretor estabelece diretrizes urbanas para promover as melhorias que o município precisa como mecanismo indutor de investimentos públicos e privados em diversos setores como transporte, moradia, saneamento, atividades produtivas, entre outros. A metodologia da revisão do Plano Diretor envolve diversas oficinas com segmentos institucionais, comunitários, acadêmicos e produtivos, tanto nas áreas rurais quanto nas áreas urbanas do município. Para isso ele será consolidando em dois momentos que culminam em um processo estruturado de participação, escuta e colaboração entre poder público e sociedade civil, que são as fases de “diagnóstico” e “proposições”.

O planejamento prevê a realização de oito encontros com oito horas de duração cada um, o que totaliza 64 horas dedicadas à escuta e a participação popular. São cinco encontros na fase de diagnóstico e três na fase de proposições. Agora são as fases de diagnósticos e as próximas oficinas estão previstas para acontecer na Acic, no dia 19 de abril, para se discutir as áreas do centro e as zonas norte e oeste da cidade.

ARTIGO — Estratégias não financeiras também são capazes de engajar franqueados

Por Caroline Bittencourt

Muito se fala em como fazer com que o cliente seja conquistado pela marca, como torná-lo fiel e satisfeito. Entender o cliente para fazê-lo se aproximar, é um olhar de fora para dentro que apesar de importante, se for exclusivo, acabará sendo pouco efetivo quando se fala de relacionamento.

Para garantir uma experiência memorável mais do que ter um ambiente de loja agradável e produtos de qualidade você precisa de pessoas. Pessoas essas que serão as responsáveis por fazer efetivamente o relacionamento acontecer na ponta. E muitas vezes a chance de se atingir esse público quando se fala de uma rede de franquias, é por meio do franqueado. Ele que será o responsável por passar a mensagem da franqueadora, a cultura e a energia da marca que se deseja impregnar nas equipes das unidades.

Além do relacionamento diário da operação e nas visitas de consultoria de campo os momentos ideais de injeção de ânimo e de validação da cultura da marca são as convenções. Elas farão com que a energia vital dos franqueados – mesmo os mais antigos – voltem à tona para enfrentar mais um ciclo.

Nesses encontros uma calibragem no senso de pertencimento é capaz de impulsionar o engajamento do franqueado e de sua equipe.
Realizar uma convenção de franqueados é uma das mais poderosas ferramentas para aqueles que querem engajar e envolver toda a gama de franqueados que a rede possui. Porém, por mais que seja uma prática difundida, algumas redes ainda pecam na forma de se conduzir esse momento tão importante.

De forma bastante resumida, as convenções são o momento ideal para integração e motivação.

E para se alcançar esse objetivo, a franqueadora deve expor as estratégias desenhadas para os próximos anos, dar uma visão de futuro clara para os franqueados, principalmente se a rede estiver passando por momentos incertos e de dificuldade.

Também é o momento de divulgar resultados do exercício anterior, mostrar cases de sucesso, boas práticas e iniciativas da rede que deram certo. Esses cases geralmente surgem quando são avaliados os resultados das unidades e que culminam nas premiações. Para inspirar e motivar, nada melhor do que levar ao palco aqueles que superaram objetivos e metas dando uma visão positiva para quem está começando ou precisa melhorar seus resultados.

Muitas franqueadoras também aproveitam as convenções para lançar coleções, expor os conceitos que levaram ao lançamento dos produtos, dão um panorama do mercado, da movimentação da concorrência, e outros aspectos relacionados à dinâmica da rede.

Quando há na rede uma pesquisa de satisfação dos franqueados, as convenções geralmente são o momento de apresentação dos resultados bem como dos planos de ação desenhados de acordo com o que foi levantado na pesquisa. Há de se tomar o cuidado, no entanto, de não permitir que esse encontro se torne um momento de “lavar roupa suja”, pelo contrário, é hora de propor soluções e não de discutir problemas ou situações pontuais de cada unidade.

Como ponto também a ser pensado pela franqueadora, as convenções podem ser momentos de oxigenação da rede, ou seja, de trazer pessoas de fora da estrutura da franqueadora para falar sobre tendências, sobre o mercado, ou simplesmente com o intuito de inspiração.

É onde todas as informações são compartilhadas homogeneamente em um ambiente que propicia lazer e descontração. Uma convenção bem realizada cria um ambiente adequado para a franqueadora trabalhar a rede, gerando engajamento, e alinhamento entre todos que estão envolvidos com a prosperidade do negócio. Tudo isso por meio de transparência, confiança e principalmente pelo sentimento de pertencimento.

Confira os ganhadores do Caruaru da Sorte

Sorteio Realizado 09/04/2017

1º PREMIO CINCO MIL REAIS (R$ 5.000,00)
GANHADOR: JOSÉ CLEMILDO DOS SANTOS
CERTIFICADO: 329.562
ENDEREÇO: RUA IMPERIAL Nº 302
CIDADE: ROSANÓPOLIS – CARUARU
VENDEDOR: EDILSON
BOLAS: 36 41 35 28 50 37 08 58 09 23 25 33 24 51 48 10 12 55 43 32 47 38 56 29 17 27 07 26 05 22 06 13 30 34 03 40 04 19 15 44.
2º PREMIO CINCO MIL REAIS (R$ 5.000,00)
GANHADOR: NEALDO FRANCISCO DO CARMO GANHADOR: JOÃO LUIZ DOUTOR DA SILVA
CERTIFICADO: 268.334 CERTIFICADO: 342.387
ENDEREÇO: RUA MANOEL JOSÉ DE MELO Nº 360 ENDEREÇO: RUA MIGUEL RAMOS DA SILVA Nº13B
CIDADE: SÃO PEDRO – BELO JARDIM CIDADE: SANTA INÊS – CACHOEIRINHA
VENDEDOR: LUIZ PAULO VENDEDOR: FÉLIX – SPETTUS BAR
BOLAS: 40 25 05 26 31 22 36 27 60 42 54 12 37 17 13 50 33 39 07 20 57 58 06 32 47 59 18 09 30 56 29 03 04 21 44 46 15 52 51.
3º PREMIO CINCO MIL REAIS (R$ 5.000,00)
GANHADOR: JOSÉ SEBASTIÃO DA SILVA
CERTIFICADO: 310.240
ENDEREÇO: RUA AMARO MONTEIRO DO NASCIMENTO Nº65
CIDADE: SÃO JORGE – SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE
VENDEDOR: VIVIANE – DIST. WELLINGTON DIAS
BOLAS 60 56 32 16 58 40 28 04 54 29 30 06 45 01 24 42 13 25 35 18 03 39 57 48 46 12 19 43 05 55 49 08 17 38 07 34 10 27.
4º PREMIO CEM MIL REAIS (R$ 100.000,00)
GANHADOR: LENILDO ANTERO SILVA
CERTIFICADO: 56.576
ENDEREÇO: RUA 6
CIDADE: RENDEIRAS – CARUARU
VENDEDOR: MIRIÃ – DIST. MARIA P.
BOLAS: 49 20 42 34 24 54 10 12 55 26 46 09 16 11 53 60 52 41 59 06 44 02 17 57 27 21 43 08 07 18 58 28 35 01 36 50 19 13 03 05.

Modalidade Giro da Sorte R$ 1.000,00 (Um Mil Reais)
1º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 294.018
GANHADOR: EDUARDO BATISTA DA SILVA
ENDEREÇO: 3ª TRAV. CLARA NUNES Nº20
SÃO JOÃO DA ESCÓCIA – CARUARU 2º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 131.400
GANHADOR: SAMUEL G. SANTANA
ENDEREÇO: RUA JOSÉ MONTEIRO DE BARROS Nº120
MORADA NOVA- CARUARU 3º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 340.566
GANHADOR: MARIA LUCITÂNIA SOUZA DA SILVA SANTOS
ENDEREÇO: RUA DONZÍLIO PEREIRA Nº340
BATATEIRA – BELÉM DE MARIA 4º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 265.189
GANHADOR: DANIEL AMANCIO DE FREITAS
ENDEREÇO: RUA AGAMENON MAGALHÃES N°º128
CENTRO – FAZENDA NOVA 5º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 64.413
GANHADOR: ELIZABETE RAIMUNDO BORGES DA SILVA
ENDEREÇO: RUA ESMERALDINO BANDEIRA Nº16
VASSOURAL – CARUARU
6º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 34.169
GANHADOR: JOSÉ ROCHEGUE DA SILVA
ENDEREÇO: RUA JOSÉ ALBUQUERQUE Nº168
PLANALTO – SÃO JOÃO 7º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 270.222
GANHADOR: EDILEIDE FERREIRA DE OLIVEIRA
ENDEREÇO: 2ªTRAV. SÃO JOSÉ Nº06
MAURÍCIO DE NASSAU – CARUARU 8º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 315.293
GANHADOR: ELTON GONÇALVES DE BARROS
ENDEREÇO: RUA ANTÔNIO CARLOS RIBEIRO DE MACHADO Nº20A
VASSOURAL – CARUARU 9º RODADA DA SORTE
CERTIFICADO: 99.401
GANHADOR: MARIA DAS GRAÇAS SILVA
ENDEREÇO: RUA MARIA ANTÔNIA DO ROSARIO Nº87
NOVO AGRESTE – AGRESTINA 10ºRODADA DA SORTE CERTIFICADO: 262.742
GANHADOR: JOSÉ SALES DIAS
ENDEREÇO: RUA ANTÔNIO LEITE DA SILVA Nº201
CENTRO – VERTENTES

Detran-PE realiza ação educativa na Semana Santa

Até o próximo dia 15 quando é encerrado o feriadão da Semana Santa, a Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estará realizando ações educativas no município do Brejo da Madre de Deus, onde acontece a encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Devido ao evento, a cidade, as BRs e PEs do entorno recebem um grande fluxo de veículos de todas as regiões do estado e país.

Durante o período, das 15 às 19h serão realizadas Blitz’s Educativas com agentes da Operação Trânsito Seguro – OTS, acompanhados de técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e artistas educadores da Turma do Fom-Fom. Serão abordados motoristas e motociclistas que receberão orientações sobre os principais cuidados para evitar acidentes, além de folders educativos, bafômetros descartáveis e cabides de retrovisor.

Ainda durante os dias de evento os técnicos de educação irão abordar os motoristas dos ônibus e carros que ficam estacionados próximo ao Teatro, distribuindo também os materiais educativos produzidos pelo Órgão. Os bares da localidade serão ainda outro ponto de ação, onde o público será conscientizado a respeito do perigo da mistura do álcool e direção e receberão bafômetros descartáveis.

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, por determinação do Governador Paulo Câmara, o Órgão vem investindo ainda mais na educação no trânsito para atuar de forma preventiva. “Nosso foco é sempre na prevenção de acidentes, principalmente no período de festividades e feriados, que só torna possível quando é atrelado a fiscalização prévia e a educação, o que estimula a boa conduta do motorista no trânsito”, destaca.

Celpe recebe solicitações de ligações provisórias

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está recebendo pedidos de ligações para fornecimento provisório de energia durante a Semana Santa. As instalações são necessárias nos locais onde não há suprimento regular como barracas e quiosques de venda de alimentos e bebidas que vão funcionar temporariamente em Fazenda Nova, no Brejo da Madre de Deus, durante a temporada de apresentações da Paixão de Cristo, e cidades onde há maior fluxo de turistas no feriado, como Gravatá, no Agreste. A Celpe alerta para a necessidade de regularizar o uso da energia nesses locais como forma de prevenir acidentes e lembra que é importante antecipar as solicitações para que haja tempo hábil de realizar as vistorias necessárias à liberação do serviço.

Os interessados devem se dirigir no horário comercial a qualquer Loja de Atendimento Celpe, com antecedência de, pelo menos, quatro dias do início da utilização da energia extra. Ao solicitar as ligações provisórias, é necessário apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura. Também devem ser apresentados documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados. Ao declarar a carga a ser utilizada e o período, o cliente receberá uma fatura de consumo de acordo com a carga instalada e outra, referente ao serviço de vistoria, ligação e desligamento. É importante que o comerciante observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

Também será necessário que o cliente instale o padrão de entrada para receber a ligação provisória de energia. No ato da solicitação, ele receberá todas as orientações técnicas referentes à instalação. A Celpe adverte que nos casos onde existam estruturas metálicas e equipamentos elétricos é preciso que estejam aterrados. A empresa esclarece, ainda, que não será possível o atendimento a cargas móveis como carroças, vans e caminhões.

A Celpe informa que reforçará a fiscalização com o intuito de combater as ligações não autorizadas. Estas ligações trazem risco a quem a realiza e a toda população da região. Além de trazer risco a vida configura crime previsto no código penal brasileiro.

Odebrecht diz ter transferido dois milhões de euros via caixa dois para José Serra

Antes mesmo do levantamento do sigilo das mais recentes delações premiadas da Operação Lava Jato,  o ex-presidente do grupo Odebrecht Pedro Novis afirmou em delação premiada que repassou € 2 milhões (euros), via caixa dois, ao senador José Serra (PSDB-SP) a partir de 2006, quando o tucano foi eleito governador de São Paulo. O montante, segundo o relato, foi depositado entre 2006 e 2007 em contas na Suíça indicadas por José Amaro Pinto Ramos, empresário ligado ao PSDB. Na correção da moeda europeia com base nos valores cambiais daqueles anos, o valor total corresponde transferido para Serra chega a R$ 5,4 milhões.

Segundo o jorna Folha de S.Paulo, que publica a notícia neste domingo (9), Pedro Novis declarou que não foi exigida qualquer contrapartida do político tucano – como defesa de interesses da empresa por meio de projetos no Congresso ou interferência para que o grupo vencesse licitações com a Petrobras, por exemplo. Por meio de seu advogado, o empresário José Amaro disse ao jornal paulista que recebeu € 1,2 milhão da Odebrecht na Suíça no período mencionado, mas alegou que o dinheiro custeou serviços de consultoria prestados à empresa – estudos de viabilidade econômica para projetos da empreiteira na Argélia, na Turquia e no Uruguai, nenhum de fato executado.

Em 28 de outubro de 2016, a Odebrecht apontou aos investigadores da Lava Jato dois nomes de intermediários que desempenharam a função de operadores do então ministro de Relações Exteriores para receber R$ 23 milhões, também por meio de caixa dois, na campanha presidencial do senador tucano em 2010. Segundo relato de executivos da empresa, parte da quantia foi paga por meio de transferências para uma conta bancária suíça. A negociação, segundo depoimento dos executivos, foi feita com o ex-deputado federal Ronaldo Cezar Coelho, que pertencia ao PSDB à época, mas atualmente está no PSD. O ex-deputado federal Márcio Fortes (PSDB-RJ), próximo ao ministro e conhecido como homem forte de arrecadação entre o tucanato, também teria participado do esquema.

Em 2006, lembra a Folha, a campanha de Serra não registrou qualquer doação eleitoral da Odebrecht. Na ocasião, o tucano declarou à Justiça eleitoral ter gastado R$ 25,9 milhões nas eleições gerais daquele ano. Já no pleto presidencial de 2010, a empreiteira doou a Serra, segundo delatores do grupo, R$ 23 milhões via caixa dois. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registram um valor muito abaixo disso: R$ 2,4 milhões doados pela empreiteira ao candidato tucano naquele pleito. Portanto, se as acusações forem comprovadas, o senador recebeu ao todo R$ 25,4 milhões em doações de campanha da Odebrecht, dos quais R$ 23 milhões via caixa doi