Putin fala em terrorismo como causa das explosões em São Petersburgo

Da Agência EFE

 

Imagem de divulgação do megapolisonline.ru mostra vítimas em uma estação de metrô em São Petersburgo, na Rússia, logo após a explosão de uma bomba. De acordo com as autoridades ao menos 10 pessoas morreram
 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira que o terrorismo é a principal hipótese sobre a causa das explosões ocorridas no metrô de São Petersburgo. A informação é da Agência EFE.

“Naturalmente, sempre analisamos todas as possibilidades, acidental, criminal e, claro, de caráter terrorista”, afirmou Putin.

O líder do Kremlin fez essas declarações em São Petersburgo, ao iniciar uma reunião com o presidente da Bielorússia, Alexander Lukashenko.

“Veremos, a investigação dará em breve uma resposta sobre o que ocorreu nessa tragédia”, acrescentou Putin.

Segundo os últimos dados, pelo menos dez pessoas morreram e 50 ficaram feridas em duas explosões em estações do metrô da segunda maior cidade russa.

O presidente manifestou condolências às famílias das vítimas e desejou recuperação aos feridos.

No trânsito, informação demais não é um problema

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* Ricardo Simões

Sair de um ponto e chegar a outro. Essa é uma das definições mais primitivas, porém realistas, do trânsito. Ao longo desse caminho, informações são geradas continuamente e o acesso a grande parte delas está ao alcance de qualquer pessoa. O curioso é que, mesmo acessíveis, elas parecem permanecer ignoradas pelos gestores urbanos. Ironicamente, talvez recaia justamente sobre elas a possibilidade de tornar o trânsito menos caótico.

Existem aplicativos que permitem a alteração de rotas, inclusive variando modais e horários preferenciais, e os que calculam os custos de determinado trajeto. Há ainda aqueles que fornecem um retrato abrangente das condições de trânsito em tempo real. Os recursos são tantos quanto a capacidade criativa permitir, e fazer uso de ao menos um deles é quase uma unanimidade na era da informação.

Quanto maior a adesão a redes colaborativas como essas, mais ricas, precisas e confiáveis são as informações compartilhadas. O resultado não poderia ser outro: deslocamentos mais eficientes. Entender a dinâmica desse ciclo concede aos aplicativos o posto de potenciais transformadores do trânsito, já que são capazes de alterar o comportamento do condutor. Se os benefícios de percorrer determinado trajeto de ônibus e deixar o carro para trás forem nítidos ao motorista, aumentam as chances da escolha dele ser essa. Isso nada mais é do que a mudança de hábito provocada pela disseminação de informação.

Por outro lado, na mesma medida em que podem promover a economia de tempo e dinheiro, esses aplicativos também podem ser um convite à negligência – e talvez seja esse o temor dos gestores de trânsito. O Waze, uma das mais conhecidas plataformas colaborativas de trânsito do mundo, disponibiliza trajetos mais rápidos, mas também permite que o motorista burle a fiscalização, se inclinado a este tipo de conduta. Tão arriscado quanto o uso inadequado do aplicativo, porém, é ignorar o poder que ele tem. Cabe aos gestores, portanto, conhecer e aproveitar essas tecnologias a seu favor, sem deixar de cumprir seu papel fiscalizatório.

Com acesso aos dados que alimentam as redes colaborativas desses aplicativos, o gestor pode tanto projetar o trânsito de maneira mais organizada, quanto prever ações que coíbam o motorista de escapar da fiscalização. É possível, por exemplo, estabelecer pontos estratégicos para as blitzes com base nas rotas utilizadas, justamente, para desviar da principal delas. A parceria com as empresas que desenvolvem aplicativos é uma solução ainda incipiente, apesar de extremamente frutífera nesse sentido.

Desenvolver e possibilitar alternativas vantajosas aos usuários e à própria organização da cidade, indo além da tecnologia em si, é outro caminho a ser percorrido para melhorar a mobilidade urbana. Incentivar a adoção da bicicleta para percorrer trajetos diários a partir do desconto no IPVA, por exemplo. Afinal, quem não quer encontrar alternativas viáveis, econômicas e que tragam praticidade ao trânsito e mais qualidade de vida?

* Ricardo Simões é gerente de produtos da Perkons e membro da Comissão de Estudos de ITS da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Novas especializações iniciam aulas em abril na Asces-Unita

Para quem atua na área pública mas ainda buscava por conhecimentos na área, não é preciso ir muito longe para obter o que se procurava. No Centro Universitário Tabosa de Almeida Asces-Unita, a área de humanas ganha dois novos cursos de especialização: Ciência Política e Gestão de Cidades, áreas fundamentais para quem atua ou tem interesse na área. As aulas iniciam no sábado 08/04, no campus I da instituição.

As especializações são voltadas para gestores e legisladores públicos, candidatos a concurso público em geral, servidores públicos e graduados em qualquer área.

Com um total de 360h os cursos tem duração de 18 módulos e contam com corpo docente composto por mestres e doutores.

Para se inscrever basta entrar em contato pelo 2103.2055 ou por e-mail posgraduacao@asces.edu.br

Novos cortes devem gerar mais recessão e desemprego, avalia Humberto

recessão

A decisão do governo de Michel Temer (PMDB) de realizar o corte de R$ 42,1 bilhões de despesas previstas no orçamento e de acabar com a política de incentivo a 50 setores da indústria levou o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), a fazer duras críticas à condução da economia pelo peemedebista. Para o senador, as medidas devem agravar ainda mais a crise no País.

“Num momento em que as empresas brasileiras precisam de incentivo e que o Brasil pede novos investimentos para que a roda da economia volte a girar, o governo Temer faz exatamente o contrário. O contingenciamento do orçamento e o fim dos incentivos na indústria devem gerar ainda mais recessão e desemprego”, denunciou Humberto.

Os novos cortes são uma tentativa do governo Temer de cumprir a meta fiscal de 2017, que já autoriza a gestão peemedebista a fechar o ano com um déficit de R$ 139 bilhões. As medidas foram anunciadas por conta da brutal redução da arrecadação deste ano, que ampliou o rombo das contas públicas em R$ 58,2 bilhões.

Para Humberto, é a falta de estímulos à economia que vem ampliando a baixa na arrecadação. “É uma conta que não fecha. Não tem incentivo na economia, aumenta a recessão e cai a arrecadação. Vira um ciclo vicioso. É preciso provocar o estímulo para a economia voltar a aquecer. O que o governo Temer está fazendo é provocando mais recessão”, afirmou o senador.

Apesar de concordar que a política de desoneração do governo Dilma foi excessiva, o líder da Oposição avalia que o fim dos incentivos num momento em que o Brasil vive a sua maior crise pode gerar uma nova onda de demissões no País. “Mais uma vez o trabalhador é vitimado com esses novos cortes. Quando Temer assumiu, ele prometeu fazer um governo de salvação nacional, mas parece que ele está apenas preocupado em salvar a própria pele em meio a tantos escândalos”, ironizou Humberto.

Proposta de plano de saúde do Ministério é grave retrocesso social

Uma proposta que, teoricamente, pretende viabilizar a criação de um plano de saúde mais acessível à população brasileira foi interposta pelo Ministério da Saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A iniciativa usa como argumento a grave crise que afeta o país que fez com houvesse uma queda de 51 milhões de beneficiários há dois anos para 48,6 milhões atualmente.

Neste contexto, o Ministério propõe ações que alegam ser mais viáveis para que a população seja assistida, como o aumento da co-participação fazendo com que o beneficiário participe mais ativamente das decisões que envolvem a sua saúde, recomposição de preços com base em planilhas de custo, que, na prática, teria um plano acessível de contratação individual com regra de reajuste diferente da adotada atualmente pela ANS, permitindo à operadora recompor o aumento do custo, entre outras ações.

De forma prática, porém, a proposta não é benéfica, mas sim um grave retrocesso social e jurídico. As premissas deste plano estão equivocadas e são perigosas. Por exemplo, a  co-participação de ao menos 50% impedirá o consumidor de acessar os procedimentos que necessita e a flexibilização das regras de reajuste impedirá a manutenção do contrato no longo prazo.

Com esta proposta, retrocedemos 27 anos para uma situação que é anterior, inclusive, à criação do Código de Defesa do Consumidor (CDF). A alternativa do Governo Federal em criar uma modalidade de plano de saúde popular esbarra na legislação atual e cria grave retrocesso social já que parece ignorar o CDF e os avanços que a lei 9656/98 (Lei dos Planos de Saúde) garantiu à população.

Neste contexto, o que mais preocupa são as premissas em que a proposta do governo foi alicerçada, já que se trata de um completo esvaziamento dos cuidados de saúde, limitando a cobertura de forma que o paciente não terá mais acesso a tudo o que for necessário para seu restabelecimento, mas àquilo que for possível oferecer no município ou região onde ele reside.

Elton Fernandes, advogado especializado em Direito da Medicina pelo Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra. 

PROCON alerta para mudanças no cartão de crédito

Para baixar os juros do cartão de crédito, o Governo Federal determinou aos bancos que, a partir do dia 3 de abril, limitem o uso do rotativo por 30 dias. “A vantagem é que essa medida pode reduzir muito os índices de endividamento do cartão. O consumidor que pagou o mínimo na fatura terá essa linha de crédito mais barato do que os juros do cartão”, explicou o diretor do PROCON, Nyverson Moura.

Pelas novas regras, os clientes poderão ficar no rotativo, que tem as maiores taxas do mercado, somente até a data da liquidação da próxima fatura. Se a dívida não for paga, ela terá de ser transferida para outra modalidade de crédito, como o parcelado no cartão, que possui custo menor. “Como essa mudança é nova e os bancos ainda estão se adequando, o consumidor deve prestar atenção às cláusulas, aos valores e ao contrato em geral”, completou Moura.

Atualmente, alguns bancos já oferecem aos clientes a possibilidade de migrar a dívida do rotativo para outras linhas com juros menores, mas isso não é feito de maneira automática e depende de solicitação do cliente.

Projeto Florestar será lançado em Riacho das Almas nesta quarta-feira (5)

Será lançado nesta quarta-feira (5) em Riacho das Almas o Projeto Florestar – Viveiros Educadores no Território, que será desenvolvido numa parceria com o Governo de Pernambuco por meio da Compesa e a Prefeitura de Riacho das Almas. O lançamento do projeto será às 9h da manhã no auditório da Escola Mário da Mota Limeira, e contará com a presença do diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa Aldo Santos e outras autoridades responsáveis pela iniciativa.

O Projeto Florestar é uma parceria com os municípios que têm projetos da Compesa e visa tornar os espaços públicos mais verdes e capacitar estudantes de escolas públicas como viveiristas para que a manutenção dos espaços seja feita de forma adequada e sustentável.

Na programação do lançamento, que será aberto ao público, técnicos da Compesa farão a apresentação do projeto e a comunidade também vai participar fazendo perguntas e dando sugestões. “É um desejo antigo nosso ampliar as áreas verdes no nosso município e um projeto como o Florestar só vem acrescentar e nos dar um direcionamento para que possamos fazer isso de maneira correta para atender às necessidades da nossa região”, disse o prefeito de Riacho das Almas Mário Mota.

Curso de Pilotagem defensiva para mototaxistas e motoboys será realizado nesta semana

A partir da próxima terça-feira (04) estarão abertas as inscrições para o curso de pilotagem defensiva, que será realizado no próximo dia 07, no pátio de eventos. O projeto Moto Amiga, em convênio com o a Destra (Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes), estará disponibilizando para mototaxistas e motoboys o curso que é gratuito e será ministrado pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA–II), sob a supervisão da Destra. Ao final do curso, além do sorteio de capacetes, os participantes receberão certificados disponibilizados pelo CETH (Centro Educacional de Transito Honda). Para as inscrições é necessário habilitação e no caso de mototaxista, tem que ser cadastrado e com a vistoria atualizada.

A carga horária do curso contará com quatro horas/aula, divididas em dois módulos: fundamentos teóricos e aplicação prática. Em Caruaru, as aulas (teórica e prática) acontecem Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, localizado na R. Agnelo Dias Vidal, bairro Nossa Sra. das Dores, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Entre os temas, serão abordados: Definição e elementos da pilotagem defensiva; Condução em condições adversas; Condução em situações de risco; Ultrapassagens; Derrapagem; Ondulações e buracos; Cruzamentos e curvas; Técnicas de frenagem; uso de EPIs; e Manutenção correta das motocicletas.

O curso de Pilotagem Defensiva do Moto Amiga é destinado a motociclistas e busca aprimorar as competências quanto à condução segura de motocicletas. O objetivo é disseminar os conhecimentos sobre o manejo eficaz das motos, sempre buscando a condução correta e segura, minimizando as possibilidades de acidentes de trânsito, além de incrementar as habilidades de condução adequada, com técnicas de pilotagem responsável e segura. “Muitas vezes, os acidentes acontecem pela falta de conhecimento ou pela imprudência do condutor”, o presidente do NOA-II, Hipólito Gervásio. “Na aula prática, vamos demonstrar as técnicas corretas aos alunos e à importância de mudar e melhorar o comportamento e controle na motocicleta”, completa.

Para o diretor presidente da Destra, cel. Hermes Melo, os cursos e programas que trabalham na prevenção de acidentes são uma grande oportunidade para que os motociclistas reflitam sobre as adversidades do trânsito na Capital do Agreste. “Além da teoria, a experiência prática vai ajudar a evitar muitos acidentes. E também não esquecer em usar o capacete, que pode reduzir em 40% o risco de morte, e em 70% o risco de lesão corporal grave”, orienta.

Moto Amiga

Criada pela Honda há cinco anos, o projeto Moto Amiga trabalha para reduzir o alto índice de acidentes com motos no Brasil. “Os instrutores do CETH procuram fazer palestras educativas e mostrar que a grande parte dos acidentes se deve à falta de instrução sobre a pilotagem correta”, alerta o diretor do NOA-II, Marcelo Sadi.

Em 2016, mais de 1,5 mil motociclistas realizaram o curso de pilotagem Moto Amiga e outros cinco mil participaram de palestras educativas, promovidas pelas concessionárias Honda, através do projeto, em Pernambuco. No interior do Estado, foram mais de 600 novos ‘pilotos’ que já receberam treinamento.

Estatísticas

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), em 2014 foram 45.916 acidentes de trânsito, desses 75% foram ocorrências com motos, num total de 34.288. A falta de conhecimento, imperícia e a imprudência são a causa desses números.

A frota de motocicletas em Pernambuco triplicou nos últimos dez anos, registrando pouco mais de um milhão desses veículos. Atualmente, Caruaru contabiliza uma frota de aproximadamente de 53 mil motos e outras 12,6 mil motonetas.

O projeto Moto Amiga, em convênio com o a Destra (Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes), promove, neste dia 07 de abril, o Curso de Pilotagem Defensiva para motociclistas, em Caruaru. O curso é gratuito e será ministrado pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA–II), sob a supervisão da Destra. Ao final do curso, além do sorteio de capacetes, os participantes receberão certificados disponibilizados pelo CETH (Centro Educacional de Transito Honda).

A carga horária do curso contará com quatro horas/aula, divididas em dois módulos: fundamentos teóricos e aplicação prática. Em Caruaru, as aulas (teórica e prática) acontecem Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, localizado na R. Agnelo Dias Vidal, bairro Nossa Sra. das Dores, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Entre os temas, serão abordados: Definição e elementos da pilotagem defensiva; Condução em condições adversas; Condução em situações de risco; Ultrapassagens; Derrapagem; Ondulações e buracos; Cruzamentos e curvas; Técnicas de frenagem; uso de EPIs; e Manutenção correta das motocicletas.

O curso de Pilotagem Defensiva do Moto Amiga é destinado a motociclistas e busca aprimorar as competências quanto à condução segura de motocicletas. O objetivo é disseminar os conhecimentos sobre o manejo eficaz das motos, sempre buscando a condução correta e segura, minimizando as possibilidades de acidentes de trânsito, além de incrementar as habilidades de condução adequada, com técnicas de pilotagem responsável e segura. “Muitas vezes, os acidentes acontecem pela falta de conhecimento ou pela imprudência do condutor”, o presidente do NOA-II, Hipólito Gervásio. “Na aula prática, vamos demostrar as técnicas corretas aos alunos e à importância de mudar e melhorar o comportamento e controle na motocicleta”, completa.

Para o diretor presidente da Destra, cel. Hermes Melo, os cursos e programas que trabalham na prevenção de acidentes são uma grande oportunidade para que os motociclistas reflitam sobre as adversidades do trânsito na Capital do Agreste. “Além da teoria, a experiência prática vai ajudar a evitar muitos acidentes. E também não esquecer em usar o capacete, que pode reduzir em 40% o risco de morte, e em 70% o risco de lesão corporal grave”, orienta.

Mais de 2 mil adolescentes já foram vacinados contra o HPV em 2017

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde anunciou uma nova determinação sobre a imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV), que incluía, além das meninas de 09 a 13 anos, meninos com faixa etária entre 12 e 13 anos no calendário de vacinas. Em Caruaru, mais de 2 mil adolescentes já foram vacinados apenas nos dois primeiros meses de 2017, sendo 1.502 meninos e 1.003 meninas.

“O número é muito bom, mas ainda não é satisfatório, pedimos que as mães e responsáveis continuem levando seus filhos para serem imunizados.”, ressaltou Juliane Santana, coordenadora do Programa Nacional de Imunização do município.

A introdução dos meninos na rotina de imunização faz parte de uma estratégia nacional para redução do contágio pelo HPV, como reflexo para diminuição dos casos de neoplasia de colo uterino e peniano.

A vacina encontra-se disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Caruaru e o público-alvo são meninas de 09 a 13 anos e meninos de 12 a 13. As UBS’s funcionam de segunda a sexta, das 08h às 16h30, e os interessados deverão levar o cartão de vacinas.

FIQUE POR DENTRO!

O que é o papilomavírus humano, mais conhecido como HPV?

É um vírus que atinge pele e mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percussoras de câncer, tais como: colo de útero, garganta e ânus.

Quem pode ser vacinado?

Meninas de 09 a 13 anos têm a vacina garantida no âmbito do Sistema Único de Saúde. Os meninos de 12 e 13 anos também poderão ser imunizados com a vacina quadrivalente. O esquema consiste em duas doses, no intervalo de 0 e 6 meses. Pessoas portadoras do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV), com idade entre 09 e 26 anos, devem ser imunizadas. O esquema vacinal consiste em três doses, no intervalo de 0, 2 e 6 meses.

Como o HPV é transmitido?A transmissão do vírus se dá por contato direto com pele ou mucosa infectadas, a principal forma de contágio é pela via sexual, porém a contaminação pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão vertical durante o parto.

Remoção e poda de árvores, quarta, na Praça Henrique Pinto

A Secretaria de Urbanismo e Obras informa que nesta quarta-feira (5), a partir das 6h, haverá uma ação na Praça Deputado Henrique Pinto. Duas árvores, localizadas no canteiro central, encontram-se com sérios problemas. Uma morreu e será removida. Na outra, que está bastante comprometida, porém ainda com vida, será utilizada a “Poda Drástica”, além de adubação, para tentar estimular os brotos e evitar sua morte.

De acordo com o responsável pela equipe de podas, o engenheiro agrônomo Evandro Santiago, serão plantadas uma muda no local da árvore removida e outras 15 no Parque Ambiental do Bairro São Francisco, como compensação ambiental.