Por TAUAN SATURNINO
Da Folha de Pernambuco
Em entrevista concedida após a cerimônia de homenagem às escolas publicas pernambucanas que tiveram destaque no Exame Nacional de Ensino Médio deste ano, o governador Paulo Câmara (PSB), afirmou que o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) tem qualidades que o credenciam para ocupar o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. “No cenário político atual não há nada que possa ser afirmado hoje. Entretanto, o ex-governador Jarbas Vasconcelos é um quadro que pode preencher qualquer cargo que certamente cumprirá seu papel, como tem feito ao longo de sua vida pública” comentou o governador.
O nome de Jarbas, que já foi senador e governador de Pernambuco, tem sido cogitado para uma eventual sucessão do atual presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por conta do enfraquecimento do líder peemedebista, diante da possibilidade de ter seu nome incluído na lista oficial de investigados da Operação Lava Jato. Além de Jarbas, estariam no páreo Miro Teixeira (sem partido-RJ) e Osmar Terra (PMDB-RS). Pela boa circulação que tem na bancada de oposição, o nome do deputado pernambucano é o mais forte, na avaliação de parlamentares da bancada nordestina. Crítico ferrenho do Planalto na sua passagem pelo Senado, Vasconcelos tem adotado um tom mais ameno nessa legislatura, chegando inclusive a defender a governabilidade da presidente.
Paulo Câmara lembrou ainda que a responsabilidade para a “saída” da crise política está com a presidente Dilma Rousseff (PT). “Estou muito preocupado. O Brasil não vai superar a crise econômica sem a superação da crise política, uma crise de confiança. Há o agravante de um quadro sensível onde não há entendimento entre as ações. Isso preocupa os investidores. É preciso capacidade de diálogo e equilíbrio, procurar alternativas, passar a mensagem de que as coisas vão melhorar para os investimentos voltarem a ocorrer. Tenho conversado, enquanto governador e vice-presidente do PSB, e sempre me coloco à disposição”, afirmou.