Com o aperto nas contas provocado pela crise econômica pela qual passa o país, a Prefeitura do Recife anunciou uma série de medidas para equilibrar as contas do município. De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, a queda nas contas da PCR por causa das frustrações de receita é de R$ 290 milhões.
Antecipando que os serviços essenciais da prefeitura não sofrerão qualquer tipo de corte. A principal medida anunciada é o corte de 300 cargos comissionados, medida que será implementada até o final deste mês. A redução será na área administrativa.
Rebelo também anunciou que serão reduzidos 189 veículos da frota da Prefeitura do Recife, bem como corte de 50% nos gastos com publicidade e 15% nos contratos da área administrativa.
Além dessas medidas, ficou determinado que as viagens estão proibidas. Só serão autorizadas as que envolverem a busca de recursos.
“Quando a gente olha pra frente, além da recessão que estamos vivendo, as projeções apontam para um PIB negativo em 2015. E pior, o ano de 2016 aponta também para um PIB negativo. Então isso nos coloca numa situação extremamente dura do ponto de vista financeiro”, afirmou Rebelo, durante a apresentação dos cortes.
Com todas as medidas, a expectativa é de um incremento de R$ 190 milhões por ano.