Desde 1992, a Semana Mundial da Amamentação é comemorada anualmente entre os dias 1º e 7 de agosto, em mais de 120 países, para incentivar esse tipo de alimentação para os bebês. Para celebrar o momento, que neste ano levanta o tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo o compromisso é de todos”, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reunirá cerca de 150 profissionais das maternidades do Estado, além das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e dos municípios, na terça-feira (03), no Bongi, para apresentar experiências exitosas da área.
A programação trará experiências referentes às salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, que apresentarão os trabalhos desenvolvidos, facilidades e como ampliar as ações. “Aproveitando a oportunidade, faremos uma apresentação sobre a Atenção Integral ao recém-nascido na primeira semana de vida. Também teremos a mostra fotográfica do trabalho relacionado ao aleitamento materno desenvolvido pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana”, diz a coordenadora de Aleitamento Materno da SES, Andrea Zaquê.
As participantes do evento também serão estimuladas a desenvolver a promoção da amamentação nos seus ambientes de trabalho, tratando das dúvidas e mitos relacionados ao tema.
Os hospitais estaduais que possuem banco de leite também planejaram, para toda a semana, palestras e ações de sensibilização para os seus profissionais e pacientes. Entre as atividades, panfletagem em frente ao Hospital Agamenon Magalhães, no dia 5/08; tarde de mamaço no Shopping Difusora, em Caruaru (05/08), aberta ao público; Reciclagem sobre os 10 passos para o sucesso do Aleitamento Materno, no Hospital Dom Malan, em Petrolina, nos dias 05/08 e 06/08, para profissionais e pacientes; e atividade recreativa abordando o tema nos alojamento conjunto e Canguru do Hospital Barão de Lucena (05/08), além de visitas diárias às mães internadas na unidade para falar sobre a importância da amamentação.