A tecnologia tornou-se aliada da comunicação entre o cidadão e o poder público. Em Caruaru, a Prefeitura conta com vários canais para falar diretamente com os moradores e fortalecer o diálogo com a sociedade. Na web, existem as redes sociais do Gabinete Digital da Prefeitura de Caruaru. Elas funcionam como uma ouvidoria 2.0.
“A lógica é parecida com um serviço de atendimento ao consumidor, os famosos SAC, muito comuns em empresas. Mas nesse caso, trata-se de um atendimento ao cidadão para tirar dúvidas e responder a solicitações ou reclamações ligadas ao governo municipal”, explicou o gerente de Participação Digital, Daniel Finizola, que integra a Secretaria de Participação Social.
Durante o ano de 2014, por exemplo, a página da Prefeitura de Caruaru no Facebook realizou 1.941 interações. Entre elas, 55 foram sugestões e 478 foram reclamações. Desse total, 386
No outro canal de participação social, a Ouvidoria 2.0 do Gabinete Digital, foram realizados 547 atendimentos de sugestões e reclamações, até dezembro de 2014. Desse total, 70% das demandas foram solucionadas. As respostas são dadas em até 48 horas. O mês de maior pico foi setembro, com 134 respostas enviadas. O atendimento ocorre tanto pelas redes sociais quanto pelo site da plataforma: www.
“Eu considero muito importante canais como esse, acredito que deve haver um investimento ainda maior, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso e dialogar com o governo municipal através das redes sociais. No meu caso, essa ferramenta me ajudou bastante para buscar informações de forma transparente para meu TCC, que abordou como a bicicleta pode ser usada como meio de transporte para o desenvolvimento sustentável de Caruaru”, explicou Mirelly, que está concluindo o curso de Administração na UFPE.
É nesse diálogo que acredita também a jornalista Karla Vidal, que usou a Ouvidoria 2.0 este ano para informar a prefeitura sobre um problema na rua Afonso Celso, no bairro São Francisco, onde parte do calçamento havia começado a ceder. “Um projeto que busca aproximar e garantir a comunicação entre o cidadão e a administração municipal auxilia a promover uma gestão colaborativa e participativa. Isso faz o cidadão perceber que a cidade é feita por todos. Fiquei muito feliz em perceber que há alguém interessado em ajudar a solucionar o problema na rua. Um atendimento ágil, atencioso e humano, sem respostas automatizadas”, destacou. Na rua em questão, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura foi até o local, onde verificou a necessidade de serviço de reposição na área e também esclareceu Karla que verificará denúncia de passagem de tubulação clandestina na rua.
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