Pedro Augusto
Se não deu para alcançar a classificação para o hexagonal do título, ao menos o Porto vai se despedir do Campeonato Pernambucano de forma honrosa. Dono de uma campanha irretocável no hexagonal da permanência – em nove partidas até agora disputadas foram seis vitórias, um empate e apenas uma derrota – o Gavião do Agreste se dará ao luxo de apenas cumprir tabela diante do Pesqueira, neste sábado (14), a partir das 20h, no Joaquim de Brito. Líder absoluto da chave com 20 pontos, seis a mais em relação ao próximo adversário, o tricolor da Rua Preta já está garantido na Série A1 2016.
Na vice-liderança e somando cinco pontos a mais ante o penúltimo colocado, o Atlético-PE, a Águia do Agreste também não corre mais risco de ser rebaixada. Contente com a campanha do Porto, o técnico Janduir Lira deverá montar uma equipe mista para o confronto deste sábado. “Os atletas decidiram mudar de atitude em relação ao primeiro turno e acabaram fazendo uma excelente campanha nesta outra fase. A agora é se despedir com mais um resultado positivo para encerrarmos nossa participação da melhor maneira possível. Escalaremos alguns jogadores que vinham compondo o banco”.
Um dos jogadores que dificilmente entrará em campo nesta última rodada será o artilheiro Kiros. Com 19 gols anotados na temporada, o atacante poderá ser anunciado a qualquer momento como o mais novo reforço do Boa Esporte. O time mineiro, inclusive, já conta em seu plantel com mais dois atletas oriundos da categoria de base do Porto: o volante Mardley e o meia Tarsiano. Outro que poderá seguir o mesmo caminho é lateral esquerdo Jackson que vem atuando como meia já há alguns rodadas do Estadual.
Ainda pela 10ª rodada do hexagonal da permanência, o Vera Cruz recebe o América, no Carneirão, enquanto o Atlético-PE enfrenta o Ypiranga, no Paulo Petribu. Somando apenas seis pontos, a Máquina de Costura já está rebaixada para a 2ª Divisão. Outro clube que poderá seguir o mesmo é o Galo de Vitória de Santo Antão que se encontra na penúltima colocação com nove.