Prefeitura constrói calçadas acessíveis na periferia

d63b85c7-3823-4a3c-a2f1-2864526de400

A preocupação com a garantia do direito de ir e vir de todos é marca dessa gestão que se preocupou em projetar obras de calçamento para mais de 60 ruas, incluindo a construção de calçadas acessíveis. Hoje, existem 14 ruas passando por obras de pavimentação, em sete bairros diferentes, e todas ganharão um passeio com 1,20m no mínimo. “Na maioria delas está projetada a largura de 1,30m de calçada. Mas, existem ruas onde essa largura não será possível, por isso ficarão com 1,20m. Já temos outras que poderão ficar com 2m”, explicou o secretário de infraestrutura, Bruno Lagos.

A calçada de dona Lindalva Batista, na rua Olga Benário, no bairro Maria Auxiliadora, já tinha sido até reformada. Mas, agora o piso branco foi todo removido, para dar lugar a um passeio padronizado e dentro dos parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela achou ótima a ideia. “Vou ter como ir até a padaria, por exemplo, pela calçada. Sem ter que subir ou descer degraus”, comentou a dona de casa.

Para o senhor Wagner Castro, residente na rua Tenente Costa e Silva, no bairro Luiz Gonzaga, onde as obras de calçamento foram concluídas e a das calçadas deverão ser iniciadas nos próximos dias, essa padronização do passeio é de suma importância para a mobilidade dos pedestres no bairro. “Ficará bem mais organizado e isso contribuirá com a limpeza pública, a localização de endereços, entre outras benfeitorias que um projeto desses nos dará”, completou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *