A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Saúde, realizará na próxima terça-feira (6), a 1ª Oficina de Saúde da População de Terreiros, que ocorrerá na sede da Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos que fica na Av. Oswaldo Cruz, nº 64, Maurício de Nassau. As inscrições são gratuitas, realizadas no local do evento. A programação está prevista para início às 18h
A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde com a Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos. O objetivo da oficina é aprofundar o diálogo sobre as questões de saúde e aprimorar o diagnóstico sócio-sanitário da população de terreiros de Caruaru.
A oficina será ministrada por Vera Baroni, advogada, especialista em Direitos Humanos, Integrante da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB e da Rede de Mulheres de Terreiros.
De acordo com Anderson Carvalho, Coordenador da Política de Saúde da População Negra de Caruaru, o principal objetivo da oficina é promover o reconhecimento dos saberes e práticas populares de saúde, incluindo aquelas preservadas pelas religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras. “Para isso explicaremos acerca da implementação da Política de Saúde da População Negra, em nossa cidade, o perfil epidemiológico com recorte racial e aprimoraremos o diagnóstico sócio-sanitário da população dos 50 terreiros reconhecidos em Caruaru-PE.”, enfatizou Carvalho.
O coordenador também acrescentou que pretende-se que esta oficina seja um instrumento potencializador para dar continuidade às ações contra o Racismo Institucional na saúde e garantir os direitos em saúde para a população de terreiros respaldados pela Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, aprovada em 2009, pela portaria n° 992/03 do Ministério da Saúde.