A distância entre Buenos Aires e o Recife foi encurtada desde o último sábado (24). Neste dia, aconteceu o lançamento do voo sem escalas que liga as duas cidades, via companhia aérea TAM. No domingo (25), foi a vez de Pernambuco receber os portenhos no voo inaugural. Com 100% de ocupação, sendo 70% de argentinos, os passageiros foram recebidos ao som do frevo no Aeroporto do Recife. Na noite de ontem (dia 26), para comemorar o voo de estreia, aconteceu um coquetel na Embaixada do Brasil na Argentina.
Na ocasião, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, falou para representantes dos trades argentino e brasileiro sobre o sucesso do primeiro fim de semana do voo: “Temos consciência do produto turístico atrativo que Pernambuco tem, e por isso, vamos investir sempre para que a procura dos portenhos pelo estado cresça cada vez mais. Iremos fazer uma ação promocional com o público final argentino, – taxistas, por exemplo -, para que eles se tornem agentes propagadores dos atrativos turísticos de Pernambuco”, conclui o secretário.
Uma das boas notícias da noite foi dada pela coordenadora de vendas da TAM, Karina Almeida. Segundo ela, o voo de Buenos Aires para o Recife do próximo domingo (dia 1°) já está lotado, destes, 80% são argentinos. “Nos domingos subsequentes, já estamos com todos os voos quase lotados”. O voo sem escalas sai do Recife sempre aos sábados, às 15h12, e chega ao aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, às 20h30, horário local. O retorno à capital portenha acontece sempre aos domingos, com saída às 2h40 de Ezeiza e chegada à capital pernambucana às 7h45, horário local.
Francisco Cannabrava, ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na Argentina, informou que não poupará esforços para que os portenhos conheçam cada vez mais Pernambuco. “O Brasil representa para muitos argentinos a primeira viagem internacional e é o sonho de todo portenho conhecer as praias de águas mornas de Pernambuco. A Argentina é o maior emissor de turistas estrangeiros para o estado e o trade turístico local investirá para enviar cada vez mais turistas para lá”, informa Cannabrava.
Para Camilo Simões, secretário de Turismo e Lazer do Recife, a capital pernambucana passou por uma evolução nos últimos anos. “Com isso, temos uma oferta de excelentes equipamentos turísticos que vão encantar os visitantes”. No encerramento do evento na Embaixada, o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, Luís Eduardo Antunes, informou que o intercâmbio entre as duas cidades será muito válido para a economia dos dois países. “Pernambuco irá enviar, certamente, muitos turistas para a Argentina, e queremos que os portenhos conheçam e indiquem todos os municípios turísticos do estado. Para isso, iremos promover Pernambuco de diversas formas”, finaliza