O Procon Caruaru alerta os consumidores em relação a uma prática que vem sendo utilizada por instituições bancárias locais. Caso o consumidor esteja com um boleto dentro da data de vencimento, ele pode efetuar esse pagamento em “qualquer banco” que desejar. Ou seja, nenhum banco pode rejeitar o recebimento de pagamento de boleto com a justificativa de ser de outra instituição, desde que este boleto esteja dentro da data de vencimento. Apenas após o vencimento do prazo de pagamento do título é que o consumidor fica condicionado a pagar apenas no banco indicado no boleto.
O Procon acrescenta ainda que quando ocorrer tal situação o consumidor deve abrir uma reclamação no órgão, para que possa atual da maneira adequada e o registro seja contabilizado. “Nós sabemos que este tipo de coisa acontece com bastante frequência, porém pouca gente vem até o Procon para reclamar. Nossa atuação junto aos bancos tem sido bem eficaz, com o objetivo de melhorar a vida do consumidor, fazendo valer o Código de Defesa do Consumidor. Mas é necessário que o consumidor nos ajude, informando quando algum desrespeito aos seus direitos acontecer”, acrescenta o diretor do Procon Caruaru, Adenildo Batista.