A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Caruaru realizou o balanço de atendimentos de 2014 divulgando o número de atendimentos, além de identificar as empresas com mais registros de reclamações e as áreas que mais levam à população a buscar seus direitos através da instituição.
Segundo o balanço, a procura ao Órgão aumentou. Durante os 12 meses foram atendidas 12.709 pessoas, quando em 2013, foram registrados 11.261 atendimentos. Duas operadoras de telefonia aparecem entrem as cinco empresas com mais reclamações. O ranking traz em primeiro lugar a operadora Claro, seguida pela Compesa, Bradesco, Sky e TIM.
O Procon funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço, fazendo valer o que determina o Código de Defesa do Consumidor, ferramenta imprescindível na tutela ao direito consumerista.
Do total de reclamações formalizadas durante todo o ano passado 98,32% foram resolvidos. Em 2013, o índice de resolução chegou próximo aos 95%. Quando não se chega a uma solução, na maioria das vezes, o caso é encaminhado para o Juizado Especial Cível, o antigo Juizado de Pequenas Causas.
O Procon Caruaru segue o programa de municipalização de defesa do consumidor, que tem por objetivo executar a política de proteção e defesa do consumidor, seguindo o modelo do Procon do Estado de Pernambuco. Além de divulgar a Proteção de Defesa do Consumidor, é o interlocutor entre o município e a adoção de medidas conjuntas para a valorização e respeito à cidadania.
Segue a relação dos setores reclamados:
– Assuntos Financeiros (bancos, cartões de crédito, empréstimos, etc.): 4.207 reclamações
– Produtos (defeito, entrega, etc.): 3.820 reclamações
– Serviços Essenciais (telefonia fixa e móvel, água e energia): 2.711 reclamações
– Serviços Privados (contratos particulares, internet, estabelecimentos comerciais, TV por assinatura, dentre outros): 1.553 reclamações
– Saúde (planos de saúde): 316 reclamações
– Habitação (relativo a contratos de aquisição de imóveis ou de aluguel): 63 reclamações
– Alimentos (inadequação, impróprios para consumo, etc.): 39 reclamações