Durante esta terça-feira (11) e quarta-feira (12), no Auditório da Secretaria de Saúde cerca de 30 profissionais, dentre eles médicos, telefonistas e rádio operadores que atuarão na Central de Regulação Médica do Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Agreste e da cidade de Serra Talhada, responsável pelo atendimento da região Sertão participarão de curso de regulação.
O encontro que é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz abordará temas como: os princípios e diretrizes do SUS, rede de atenção às urgências e funcionamento do Samu 192. Além dos princípios da regulação médica das urgências, etapas e ferramentas da regulação médica, transporte inter-hospitalar e a regulação de incidentes com múltiplas vítimas.
Em Caruaru, o Curso de Regulação Médica das Urgências, com carga horária de 20 horas, é ministrado pelo médico do Ministério da Saúde Pedro Augusto e a enfermeira do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Lígia Spinel, com a participação da diretora de atenção especializada do município, Ana Elizabeth. “Buscamos uma regulação cada vez mais qualificada. Para isso, precisamos capacitar os profissionais da regulação das urgências, momento onde a situação de risco margeia as condições de atendimento, gerando no regulador a necessidade do saber e do bom senso”, pontuou Ana Elizabeth.