Profissionais ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social participaram de uma capacitação para atuar no Juizado da Páscoa, nos dias 25 e 26, durante as festividades da Semana Santa, em Gravatá, no Agreste. A ação, que aconteceu nesta quarta-feira (23), treinou técnicos, psicólogos e assistentes sociais.
A capacitação, uma parceria firmada entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi realizada pelo Programa Atenção Redobrada, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.
“A equipe irá atuar em bares e restaurantes para fazer a conscientização da proibição de venda de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos. Lembrando que, na ocasião, eles também irão falar sobre exploração sexual. Durante os dois dias de festividades teremos um advogado de plantão para dar suporte à equipe”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Laurisabel Guimarães.
“Hoje o treinamento é voltado para os profissionais ligados à Assistência Social e ao Conselho Tutelar. No juizado, eles terão um olhar para a criança ou adolescente que possa estar com seu direito violado, entre eles, trabalho infantil, venda de bebidas alcóolicas para menores e, também, para a questão de abuso e exploração sexual”, explicou Naila Soares, coordenadora técnica do Programa Atenção Redobrada.
JUIZADO DA PÁSCOA: Funcionará na Escola Estadual Devaldo Borges, na Avenida Joaquim Didier, no Centro, bem próximo ao Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Sua função será resolver questões de menor potencial ofensivo, ou seja, todos os delitos que houver e forem de menor gravidade serão solucionados na hora. O órgão também atenderá demandas de shows privados como o Villa da Serra e Cohatá Clube. A ação, iniciativa inovadora no município, será oferecido à população e visitantes. O serviço possui equipe especializada e integrada que conta com a atuação dos profissionais da Prefeitura de Gravatá, MPPE, Instituto de Criminalística, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Polícia Científica, TJPE e IML.
Na ocasião, portanto, será providenciado tudo o que for necessário para que não haja providências pós evento. Isso significa que, a pessoa que cometer o delito sairá de lá com sua penalidade determinada, uma vez que a audiência acontecerá na hora.