Do Blog de Jamildo
O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), confirmou ontem (14) a filiação do senador Cristovam Buarque no PPS. Segundo ele, Cristovam disse que vai oficializar o pedido de ingresso no partido por meio de carta, e que a decisão de se filiar a sigla será anunciada em discurso no plenário do Senado Federal na próxima quarta-feira (17).
“O PPS se sente honrado com a filiação de Cristovam Buarque ao PPS”, afirmou Freire, depois de conversar com o senador na qual ele comunicou a decisão. Para o presidente do partido, a vinda de Cristovam “dá um alento para a luta da esquerda democrática no País que com sua chegada ao PPS começa a se reorganizar”.
A saída de Cristovam do PDT se deu a partir do momento em que o partido decidiu priorizar a candidatura do recém-chegado Ciro Gomes para presidente em 2018. Diante da decisão, Cristovam também interessado na disputa, deixou o partido.
Educação
Cristovam Buarque é atualmente senador pelo Distrito Federal e reconhecido pelo trabalho que realiza em prol da educação como professor universitário e político. Ele foi o criador da Bolsa-Escola, projeto implantada pela primeira vez em seu governo no Distrito Federal.
O senador, que deixa o PDT, foi reitor da Universidade de Brasília (1985 a 1989), governador do Distrito Federal (1995 a 1998) e se elegeu senador em 2002. Foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004. Em 2010, foi reeleito para Senado com mandato até 2018.