Dando continuidade às atividades já vivenciadas no âmbito escolar, a Secretaria de Educação promoverá neste domingo, 09, das 9h às 12h, uma ação de alerta e combate a obesidade infantil, que acontecerá no Espaço de Lazer, na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Hospital São Sebastião.
Com o objetivo de orientar e auxiliar na educação alimentar dos alunos da rede municipal de ensino, a Divisão de Alimentação Escolar vem propondo desde 2012 ações através do projeto “Combate à Obesidade Infantil na Escola”, um trabalho de conscientização dos alunos, pais, professores à adesão aos hábitos alimentares saudáveis e uma maior frequência nas atividades físicas aeróbicas capazes de ajudar no gasto calórico e no desenvolvimento saudável desses escolares.
A obesidade é considerada uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura no organismo. Cerca de 250 milhões de pessoas no mundo apresentam sobrepeso ou obesidade. Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, no Brasil, aproximadamente 50% da população está acima do peso e aproximadamente 17,5% é obesa.
A principal causa dessa epidemia é o fácil acesso a alimentos como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, doces, refrigerantes e fast-food e o sedentarismo estimulado pela violência urbana.
Para a Nutricionista Cristiane Vilela, é importante que a escola trabalhe junto com a família no combate a esse mal. “Uma observação importante é a falta de estímulo à alimentação saudável na escola. Muitas cantinas escolares ficam à vontade para vender o que quiserem e em casa os pais precisam ficar de olho na alimentação dos filhos”, orientou.
O excesso de peso pode provocar além de diabetes tipo II, hipertensão, problemas com o colesterol, doenças articulares, apneia do sono, bulemia, anorexia, entre outras.
Entre os principais fatores que influenciam o excesso de peso estão a falta de aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, o aumento no consumo de alimentos muito calóricos e a falta de atividade física.