Dos dias 1 a 7 de agosto será realizada em Caruaru a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016. Este ano, o evento terá como tema central “Amamentação: uma chave para o Desenvolvimento Sustentável”. A comemoração contemplará palestras, exibição de vídeos, rodas de conversa, momentos de relaxamento, estímulo à alimentação saudável, entre outros.
As ações serão realizadas nas 66 Unidades Básicas de Saúde e em três Centros de Saúde de Caruaru. Além da Secretaria de Saúde, o evento contará com a parceria das faculdades Asces e Favip/DeVry. A programação terá início na próxima segunda, 01, e seguirá até a sexta, 7, quando será realizado o Dia “D” da Semana. Mas é importante destacar que após essa data, as unidades de saúde do município continuarão abordando as temáticas relacionadas à amamentação com os grupos de gestantes durante o decorrer do ano.
O dia “D”, sexta, 7, terá atividades das 8h às 12h, no auditório da Secretaria de Saúde. Será realizado um momento de relaxamento para as grávidas, com estudantes do curso de fisioterapia da faculdade Asces; Estudantes do curso de nutrição da Favip/DeVry darão orientações sobre a alimentação adequada para a produção do leite materno; Exibição de vídeo sobre a importância da amamentação e muito mais. A expectativa é que cerca de 70 gestantes que fazem pré-natal nas unidades de saúde de Caruaru participem do encontro.
A coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, Renata Criz de Oliveira, falou sobre os objetivos do evento. “A amamentação é fundamental para o Desenvolvimento Sustentável, e nossa meta é informar às pessoas sobre as metas do Desenvolvimento Sustentável e como elas se relacionam com a amamentação e a alimentação complementar; Ancorar firmemente a amamentação como um componente-chave do desenvolvimento sustentável; Galvanizar uma variedade de ações em todos os níveis sobre amamentação e alimentação complementar saudável na nova era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS; Além de envolver e colaborar com uma ampla gama de atores em torno da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”, destacou.