Neste sábado (19) será realizado o 1º Seminário em atenção a Saúde das Lésbicas e Mulheres Bissexuais e a Integralidade com o Sistema Único de Saúde (SUS). O tema a ser trabalhado no evento será a Saúde da Mulher Lésbica na Média e na Alta Complexidade. O objetivo do seminário é construir a cartilha que facilite o atendimento entre as usuárias e profissionais de saúde e, assim, construir um atendimento humanizado para essa população.
“O trabalho contra a discriminação é fundamental para termos um tratamento mais humanizado para as mulheres lésbicas e bissexuais”, explica a gerente de fortalecimento sociopolítico da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Beatriz Vidal”. A ideia do comitê organizador do evento é construir uma cartilha para facilitar a relação entre as pacientes usuárias do SUS e a classe médica.
Vão participar profissionais da rede de saúde tanto do interior do Estado quanto da Região Metropolitana do Recife, além do público alvo e representantes das secretarias da Mulher do Estado, de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Saúde. A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, participará da mesa de abertura.
Entre os realizadores do seminário estão o Comitê Interisntitucional Pró Lésbicas e Mulheres Bissexuais, COMLÉS, AMHOR, Movimento Negro Unificado, Candaces, Bloco da Diversidade e Leões do Norte.