Suape terá código de ética próprio

Do blog do Magno Martins

 

A administração do Complexo Industrial Portuário de Suape está elaborando seu próprio Código de Ética. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Complexo Portuário, Bernardo D’Almeida. Segundo ele, a previsão para o lançamento do documento, que será um importante instrumento de gestão, que estabelecerá um padrão de conduta com base na missão e valores da instituição, acontecerá no mês de setembro deste ano.

D’Almeida informou ainda que, serão convidados colaboradores de todas as áreas da Empresa Suape, para construir em artigos, os princípios, valores e normas éticas que devem guiar a conduta do funcionário. “Todos irão participar desta construção. É um momento especial para deixar, também, diante dos recordes de movimentação de Suape um legado para as futuras gerações no campo da ética”, concluiu.

O documento será elaborado sob a orientação do auditor da Secretaria da Fazenda, Valdeblan Siqueira, responsável pelo documento da Sefaz. Referência no estado na discussão do tema, Valdeblan tem doutorado em Direito pela Universidade Autónoma de Madrid, cuja pesquisa desenvolvida sobre “Ética na Administração Tributária”, que resultou em livro que estão em livrarias do Brasil. Sob a coordenação de especialistas, a Comissão de Ética de Suape irá elaborar o instrumento que deverá incentivar a discussão de princípios éticos e fortalecer a cultura organizacional da empresa.

O início dos trabalhos foi a palestra e apresentação de Siqueira para a diretoria do Complexo, quando apontou diversas conceituações, reflexões e citações no âmbito da ética, reforçando a prioridade do código de gerar responsabilidade e comprometimento com o respeito à dignidade da pessoa humana. “O documento não é um instrumento correcional, mas sim de caráter eminentemente educativo, que serve para estimular a ética nas relações internas e externas. O código é uma âncora moral, a fim de que possamos exercitar o autocontrole como passo prévio ao desenvolvimento da consciência moral”, destacou o auditor.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *