Uma das noções fundamentais para o empreendedorismo é o “fazer mais com menos”, o aproveitamento adequado de recursos dentro da empresa. A Feira do Empreendedor 2016, realizado pelo Sebrae em Pernambuco no Senac Caruaru, está em sintonia com essa percepção e traz para o evento o Centro Sebrae de Sustentabilidade como espaço direcionado para discutir negócios de impacto social e ambiental, com programação de palestras e oficinas durante todo o evento – de 9 a 12 de novembro.
A analista do Sebrae Rosiane Andrade, responsável pela programação do espaço, reforça a necessidade das interações sobre gestão empresarial, negócios sociais e sustentáveis. “A proposta do Sebrae é mostrar que a oportunidade de negócio pode ser rentável, quando favorece a sociedade e o meio ambiente. É importante disseminar que sustentabilidade dá lucro e contribui para alcançar desenvolvimento e competitividade nas empresas, fortalece o negócio, porque impacta na gestão de custos, desenvolve a economia e gera soluções para modificar e melhorar as operações e os hábitos da própria empresa e da sociedade como um todo”, afirma Rosiane.
A programação do Centro Sebrae de Sustentabilidade terá 13 atividades nos quatro dias de evento. As palestras abordam eficiência energética para as micro e pequenas empresas, água como valor para a vida e para os negócios, aprender a empreender na agricultura familiar e a gestão de resíduos sólidos nas empresas. Também haverá a oficina “Negócios de Impacto”, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que acontece nos dias 10 e 11.