Em entrevistas concedidas na manhã deste sábado (17) às rádios Liberdade FM e Gazeta FM, em São José do Egito, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) debateu as crises política e econômica nacionais e a situação de extrema dificuldade financeira por que passam os municípios brasileiros. Preocupado com a escassez de recursos para obras e investimentos na região do Pajeú, ele se comprometeu a destinar parte das emendas parlamentares – no valor de R$ 1 milhão – a que tem direito no Orçamento da União de 2016 para ações no município, que tem problemas sérios de abastecimento d’água, saúde, educação e transportes.
“É um absurdo assistirmos à total paralisação das obras federais aqui na região. Algumas delas absolutamente essenciais à população, como a Adutora do Agreste. Falta sensibilidade ao governo federal para com a população, e precisamos corrigir isso”, afirmou Tadeu Alencar. Ao lado do deputado estadual Ângelo Ferreira, do ex-prefeito Evandro Valadares e do presidente municipal do PSB, Eclériston Ramos – além de vereadores e lideranças políticas locais –, o parlamentar defendeu a mudança de comando em São José do Egito, mas advertiu que o PSB não deve priorizar, neste momento, a discussão sobre nomes para a sucessão, e sim o debate de propostas que ajudem a melhorar as condições de vida da população.
Sua fala foi referendada por Evandro e Eclériston – ambos tidos como virtuais candidatos ao cargo em 2016. “Não importa quem seja o nome. Importam as ideias que vamos propor para São José do Egito”, afirmou o ex-prefeito, que após as entrevistas recebeu o deputado em sua residência para um encontro com vereadores e lideranças.
Ainda na entrevista, Tadeu Alencar destacou o empenho do governador Paulo Câmara em trazer obras para o Sertão, a despeito das dificuldades geradas pela crise econômica, e reforçou as críticas à presidente Dilma Rousseff, a quem acusou de “iludir” a população com promessas que não foi capaz de cumprir. “Hoje temos um milhão de vagas a menos no mercado de trabalho do país, obras paralisadas e absoluta falta de gestão administrativa e política por parte da presidente. E ela está sofrendo as consequências disso tudo, com uma desaprovação de mais de 90% da população, registrada nas pesquisas”, disse.
Com relação ao debate sobre o impeachment da presidente, advertiu que deve ser tratado de forma séria e isenta. “As denúncias estão sendo investigadas. Se a Justiça constatar que realmente Dilma cometeu crime de responsabilidade, o PSB não se furtará a apoiar seu afastamento”, completou.
FEIRA DO GADO
Aprimorar a Feira do Gado, apoiando a construção do pátio apropriado. Esse foi um dos compromissos assumidos pelo deputado federal Tadeu Alencar (PSB) com a população de Tabira, durante visita ao município neste sábado (17). Em encontro com vereadores e lideranças políticas da cidade, no plenário da Câmara Municipal, Tadeu também colocou sua disposição de ajudar a buscar soluções para amenizar o problema da falta d’água na região, questão que já foi abordada durante o governo Eduardo Campos (PSB), mas que ainda precisa de novas ações, sobretudo na zona rural.
“Propus aos vereadores que formem uma comissão e, junto comigo, iremos ao secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota, saber do andamento do projeto, que já foi apresentado ao governo”, afirmou Tadeu Alencar, que reafirmou sua disposição de ajudar na reformulação da Feira do Gado, destinando uma emenda parlamentar ao Orçamento da União – a que os deputados têm direito – para as obras. Em entrevista ao comunicador Anchieta Santos, da Rádio Cidade FM, o parlamentar já havia afirmado sua intenção de colaborar com o projeto da Barragem do Azeitona, outra reivindicação no município.
O encontro em Tabira foi organizado pelo presidente do PSB local, Pipi da Verdura, pelos ex-vereadores Paulino Melo e Maria do Carmo, Teresa Joacy e Arimatéa. Também esteve presente a vice-prefeita Genedy Brito, secretários municipais e vários vereadores de diversos partidos, inclusive o presidente da Câmara, Marcos Crente.