O deputado estadual Tony Gel (PMDB), apresentou no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, um voto de congratulações à Rádio Cultura do Nordeste, pela comemoração dos seus 57 anos de fundação, comemorados nesta segunda-feira (31).
Tony Gel destacou que o voto tem por finalidade homenagear a Rádio Cultura do Nordeste, um dos mais importantes meios de comunicação de Caruaru e do Interior, que hoje possui cobertura em mais de 180 cidades e que foi idealizada pelo rádio-técnico Jaime Mendonça (já falecido), que colocou a emissora no ar por meio de um transmissor de 25 watts. Logo em seguida, um grupo de empresários colaborou com a sua fundação, precisamente em 31 de agosto de 1958.
Tony Gel ressaltou também que atualmente, o veículo é capitaneado pelos irmãos José Almeida e Onildo Almeida, que implantaram na emissora uma administração vitoriosa desde 1961 quando arrendaram a rádio. Na época, tinha como slogan: “A última da faixa, a primeira em popularidade”. O parlamentar lembrou que em 1976, uma nova frequência foi solicitada, passando a ser a única emissora 24 horas no ar da região, com uma nova expressão, “No meio da faixa do seu rádio, com muito mais amor”. A estratégia adotada pela emissora resultou no aumento da sua audiência.
”A Rádio Cultura é hoje, um veículo de comunicação que possui uma programação, que traz músicas, notícias e esportes, dentro de uma proposta de jornalismo focado nas informações locais e da região, e que além de ter revelado grandes nomes do rádio, como Lenildo Lima, Alcinda Beltrão, Edvaldo de Castro, Roberto Queiroz, Lídio Cavalcanti,
Adelson Cunha, Luiz Mendonça, Luiz Queiroga, entre outros. O seu quadro funcional conta hoje com comunicadores de renome, como Agenor Farias, Adielson Galvão, César Lucena, Edmilson Souza, Vasconcelos Lima, Risoni Santos, Hélio Júnior, Paulo Sobral, André Santiago, Davi Cardoso e outros. Portanto, é justo e oportuno que este Poder preste homenagem a todos os que fazem parte da Rádio Cultura do Nordeste, que completa 57 anos com o fiel propósito de manter os ouvintes bem informados” disse Tony Gel.
É lamentável que a Rádio Cultura do Nordeste esqueça o nome de Pinto Lopes, jornalista, locutor, produtor e repórter nos primórdios da emissora, como um dos grandes nomes do seu elenco. Integrei o cast da emissora em seu início por 03 anos e sou testemunha do talento de Pinto Lopes.