Tony Gel pede que UPE mantenha quantitativo de vagas

asassasa

Para o democrata, a redução é considerada uma “medida danosa” (Foto: Divulgação)

Após uma série de protestos dos estudantes do Campus Caruaru da UPE (Universidade de Pernambuco), o deputado estadual Tony Gel (DEM) apresentou indicação à Assembleia Legislativa, encaminhada ao secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelino Granja, e ao reitor Carlos Araújo Calado, solicitando a manutenção do quantitativo de vagas oferecidas pela instituição na cidade nos cursos de administração e sistemas de informação.

O parlamentar destacou que essa é uma reivindicação da comunidade acadêmica, recentemente surpreendida com a redução de 50% das vagas nos dois cursos. “Tal medida contraria os interesses da sociedade, que atualmente requer o aumento da oferta de cursos. Ressalte-se que a concorrência para os citados cursos vem quase que duplicando a cada ano. A redução do número de vagas e a retirada da segunda entrada, para o vestibular de 2014, são consideradas medidas danosas”, disse.

Tony Gel também solicitou à Secretaria de Ciência e Tecnologia e à reitoria da universidade um pedido de informações, questionando, entre outras coisas, o motivo da redução de vagas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

11 thoughts on “Tony Gel pede que UPE mantenha quantitativo de vagas

  1. Fernando Andrade says:

    Parabéns ao Deputado Tony Gel por defender a causa não apenas dos estudantes da UPE, mas de todos os estudantes que precisam ingressar em uma Universidade, mas que não têm condições de pagar.

    • Terezinha de Jesus Pontes Lucas says:

      Compartilho com o Colega Dr. Fernando Andrade! Precisamos somar forças com as lideranças políticas de Caruaru. A manutenção das vagas é uma questão de honra! É inadmissível numa das maiores cidades do interior de Pernambuco, termos um Campus estacionário, sem apresentar nenhum crescimento ao longo dos anos e ainda sofrermos um golpe de redução de metade das vagas. Em nome dos futuros beneficiários, caso a medida seja revogada, agradeço ao Deputado Tony Gel por ter abraçado esta causa.

  2. william do nascimento says:

    Sou universitário da UPE (campus Caruaru) Agradeço ao Dep. Tony Gel, pela atitude tomada em prol dos nossos direitos e benefícios.. e que também nossa luta não foi somente pela redução de 50% das vagas, foi também pelo nosso bem comum que é o nosso Campus, que praticamente se encontra em plena vergonha… biblioteca com pequenas quantidades de livros, sala de aulas com rachaduras, mofo, entre outras coisas que dificultam o nosso interesse em se manter no ensino superior.. temos ótimos mestres em nossa universidade, porém de quê adianta temos mestres se não tempos o local preparado para obtemos o conhecimento necessário. Essa foi só uma de tantas as outras vitórias que iremos vencer.

  3. Pedro Akina says:

    Sou professor e pesquisador em Administração, já tendo coordenado vários cursos na área. istração. Desde 2007 tendo acompanhar o que acontece com o curso de administração da UPE em Caruaru cujo modelo pedagógico me despertou a atenção ao ser apresentado em reunião da ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Administração realizada no Recife (http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ENEPQ144.pdf). Na reunião conheci o Prof. Otto e a Profa. Fernanda Roda, idealizadores do projeto do curso e fiquei vivamente impressionado com o seu ajustamento às necessidades da região.
    Tenho que concordar com as manifestações dos alunos. Se as turmas se realizam sequencialmente, a redução do número de vagas e supressão da 2ª entrada de qualquer curso não é estratégia válida para enfrentar a possível escassez de professores, ajustando-se mais perfeitamente a uma decisão de encerramento progressivo das suas atividades.
    É profundamente lamentável que venha a acontecer.

  4. Isla Karina says:

    Sou aluna da Universidade Estadual de Pernambuco ( Campus Caruaru). Venho agradecer a iniciativa do deputado Tony Gel, e ressaltar que nossas condições de ensino são precárias, como já foi citada antes pelo aluno Wiilliam. Sou estudante e visto a camisa da UPE com muito orgulho, pois sei que faço parte de uma universidade de grande conhecimento, mais é vergonhoso a falta de estrutura da mesma.

  5. Anderson Kennedi says:

    Sou aluno do Campus Governador Miguel Arraes ( campus UPE-Caruaru ). E sou aluno da segunda entrada do vestibular. Deixo minha pergunta, se fosse agora minha entrada? Estaria obviamente fora de uma conceituada Universidade e pior teria que tentar entrar numa privada que cada vez mais cobram como querem, consequentemente teria problemas durante o curso. O que mais motivam os professores Digníssimo reitor somos nós alunos. Que mesmo com precariedades temos motivações suficientes pra superá-las até onde estiver os nossos alcances. Venho através desta agradecer ao Deputado Tony Gel e deixar uma mensagem ao nossos governantes. Abracem essa causa Caruaru é uma cidade que tem e merece respeito com a sua população. A união dos políticos é essencial pra TODA a população que possa ter oportunidade de ingressar em um ensino superior de qualidade intelectual.

    • William Do Nascimento says:

      Ressaltando ainda que não só alunos e a população de Caruaru, existem alunos de outras cidades que cursam a graduação na UPE ( Caruaru ), e principalmente são esses alunos que estão lutando por uma UPE de RESPEITO para nós mesmo.

  6. adrielly dayane says:

    Sou mais uma das grandes vitoriosas que conseguiram chegar a UPE ( campus Caruaru), pela segunda entrada esse ano 2013.2, e confesso que fiquei muito assustada com a recepção que tive onde nos foi passada essa triste realidade a qual viemos enfrentando. Só de pensar que se essa decisão tivesse sido tomada ano passado e que eu poderia muito bem não está lá, crio forças para lutar por aqueles que ainda não chegaram lá e que necessitam desta tão renomada UPE.
    As condições não são as melhores mas iremos lutar todos juntos para tentar conseguir aquilo é nosso por direito. Obrigada deputado pela força e sinceramente meus parabéns por sua iniciativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *