Atualmente equipes da Vigilância em Saúde, que são vinculadas à Secretaria de Saúde, são as responsáveis pelo trabalho de recolhimento de pneus que são descartados no meio ambiente. O importante trabalho reflete diretamente nos resultados das ações de combate ao Aedes aegypti.
A Secretaria de Gestão e Serviços Públicos, que também reforça o trabalho de limpeza, passou a contar com outro importante parceiro. É que a Locar, que é a empresa responsável pelo recolhimento do lixo domiciliar da cidade, entrou de vez na guerra contra o Aedes e desde a semana passada vem executando o serviço durante a coleta do lixo comum e encaminhado o material ao aterro. Lá, eles são separados do lixo comum e encaminhados para a reciclagem.
“Nós já fazíamos o recolhimento no Rio Ipojuca, canais, córregos, valas, terrenos baldios e agora passamos a contar com a importante ajuda da Locar. Acreditamos que com esse apoio, o recolhimento da Saúde somado ao nosso aumentará em 20%, ou seja, estimamos retirar cerca de 400 pneus a mais de pontos inadequados”, explica o diretor de Limpeza Urbana, Maurício Silva.
Por mês, cerca de dois mil pneus resultantes do trabalho da Saúde saem do meio ambiente e ganham o descarte correto, e o melhor, vão para a reciclagem. Os pneus são usados nos parques municiais da cidade, doados a um artesão do município e a outra parte é destinada à empresa Pneu Verde, que é referência em reciclagem no Estado.
RECICLAGEM – Os pneus, após procedimento químico, são utilizados para a fabricação de percintas (Indústrias moveleiras), solas de sapato, dutos de águas pluviais. Também são aproveitados no asfalto, através da adesão à massa asfáltica de pó de borracha oriunda de pneus inservíveis, o que promove o aumento da vida útil do asfalto, diminuição de ruídos, além de maior segurança ao usuário das rodovias. Ainda, serve como combustível alternativo em fornos de cimenteiras em substituição ao carvão.
RECOLHIMENTO – Na última sexta, 18, a Vila do Rafael recebeu equipes da Saúde e da Secretaria de Gestão e Serviços Públicos. A equipe de trabalho contou com 48 pessoas, além do suporte de duas retroescavadeiras, seis caçambas, um trator de roço e três roçadeiras manuais. Os trabalhos resultaram em 100 toneladas de lixo e entulhos, que foram encaminhados para o seu devido lugar.
O bairro Luiz Gonzaga também recebeu atenção especial das equipes de limpeza. Foram recolhidos, pneus, metralha, entulho, lixo domiciliar. Um açude que existe no bairro foi limpo e vários pneus foram retirados do espaço.