Trade turístico de Agrestina começa a ser articulado

unnamed

Empresários, artesãos, representantes de entidades de classe e da Prefeitura de Agrestina se reuniram nesta terça-feira (13) para alinhar ações em prol do fortalecimento do município como destino turístico. O encontro, proposto pela Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, foi realizado na Casa das Juventudes e precede outro, a ser realizado nos próximos dias junto aos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade.

De acordo com o secretário da pasta articuladora da reunião, Josenildo Santos, foi realizada a apresentação dos projetos Desbravando Agrestina e Rota 104. “Foi a primeira reunião para a organização do trade turístico da cidade e a receptividade foi muito positiva. É importante salientar que através do turismo a economia é impulsionada, tem geração de renda, de emprego e, assim, o município cresce”, detalha. Para o artesão Zezo do Chocalho, morador da Vila de Santa Tereza, essa união de forças pode representar “mais desenvolvimento, trabalho com mais qualidade e uma melhoria da situação financeira”, desde que seja efetivada.

Tal efetivação dará outro passo rumo à realidade nos próximos dez dias, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Agrestina, Severino Bento. Após conhecer os projetos, afirmou que “Agrestina só tem a ganhar”. “O comércio através dos benefícios para a economia, culturalmente e para o fortalecimento de toda a população. Para dar mais apoio à divulgação, marcaremos uma reunião ordinária para trabalharmos em conjunto”, disse.

Todo o esforço, garante o secretário de Turismo, é “para que os empresários da cidade também se unam para tornar ainda mais positiva a percepção dos visitantes que passarão a circular no município a partir da divulgação da Rota 104 e de todas as potencialidades locais”.

O Desbravando Agrestina é um projeto desenvolvido em âmbito municipal, que mapeia importantes pontos para visitação nas zonas urbana e rural, incluindo igrejas, monumentos, riquezas naturais e construções históricas. Já a Rota 104 resulta da união de nove municípios para a promoção do potencial turístico das cidades margeadas ou cortadas pela BR que dá nome ao projeto. A inciativa conta, inclusive, com a chancela do Governo de Pernambuco, da Empetur e da Associação dos Dirigentes e Secretários de Turismo de Pernambuco.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *