O Parque São Francisco será entregue à população em poucos dias, segundo nota enviada pela prefeitura. A área verde que passa dos 16 mil metros quadrados terá pista de cooper de 922m², ciclovia de 742m², uma praça de alimentação, playground, equipamentos para ginástica e duas baterias de banheiros.
As margens do Ipojuca receberam plantio de mata ciliar para proteção física e ampliação da área verde. 240 mudas de Caibreiras, Ipês e Pau Ferro, entre outras espécies da flora regional, foram plantadas. O espaço do entorno recebeu uma cerca viva com a planta Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth), ideal para recomposição de área degradada e perfeita para deixar o ambiente mais vivo e bonito. Essa cobertura vegetal está diretamente relacionada com a qualidade da água do rio e com sua fluidez, indispensável para aumentar a oxigenação e combater a poluição de esgotos e escoadouros de dejetos. A recuperação da mata ciliar envolve ainda uma questão de segurança para a população ribeirinha porque ajuda a canalizar os volumes maiores d’água quando há enchentes.
O término da obra está previsto para maio. O espaço de lazer será considerado o parque dos esportes, já que o projeto inclui pista de caminhada com 700m lineares, playground, duas quadras de areia, uma quadra poliesportiva, área com equipamento para exercícios, espaço infantil com 75m², pista de skate e de patins. Mas o verde também será prioridade neste parque, onde cerca de 120 árvores serão plantadas, todas de grande porte.
A extensão do equipamento de lazer em construção no bairro da Nova Caruaru passa dos 11 mil metros quadrados. A iluminação será alta e complementada por luminárias baixas, principalmente nos pontos de deslocamento dos caminhantes.