UPAs Rendeiras e Boa Vista atenderam mais de 8 mil usuários no primeiro mês de funcionamento

IMG_1120

No último domingo, 23, fez um mês que as Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, localizadas nos bairros Rendeiras e Boa Vista, foram inauguradas e passaram a atender a população dos seus bairros e de comunidades vizinhas. E a importância de tais unidades é comprovada com os números de atendimentos.

Desde o primeiro dia de funcionamento, 23 de setembro, até ontem, 24, de acordo com dados da Diretoria de Atenção Especializada, 8.305 crianças, adultos e idosos receberam atendimento nessas unidades. Muitos dos usuários que procuraram atendimento estavam com dores abdominais e na garganta. Na UPA Boa Vista, foram realizados 3.818 atendimentos clínicos e 1.602 pediátricos, totalizando 5.420. Na UPA Rendeiras, foram 1.952 na clínica médica e 933 na pediatria, somando 2.885 atendimentos.

Além dos bairros Boa Vista e Rendeiras, Cidade Jardim, Morada Nova, Serranópolis, São José, Gonçalves Ferreira e José Liberato, Divinópolis, Mª. Auxiliadora, Cauicá, João Mota, Cajá, Jardim Panorama (residenciais Caruá, Mandacaru e Baraúnas), Severino Afonso, José Carlos de Oliveira, Demóstenes Veras, Novo Mundo, Padre Inácio, Vila Kennedy e as comunidades do 2º Distrito Rural são assistidos pelas unidades. Isso significa dizer que a população de mais de 20 comunidades é beneficiada diretamente com as UPAs.

As UPAs contam com estrutura assistencial: recepção e espera; sala vermelha (estabilização das urgências), sala amarela (observação); sala de aplicação de medicamentos; de reidratação; de exames; de inalação coletiva; coleta de material; atendimento social; sala de ECG; sala de sutura, curativos, sala de higienização; vestiário dos pacientes; guarda macas e cadeiras de rodas; e banheiros para pacientes e acompanhantes.

Além disso, dispõem de uma estrutura de apoio: almoxarifado; sala administrativa; sala técnica; de reuniões; de arquivo; da direção; de estar; banheiros femininos e masculinos para funcionários; copa; quartos dos plantonistas; DML e posto policial; sala de esterilização e estocagem; sala de lavagem e descontaminação; sala de guarda de medicamentos; refeitório; cozinha e central de gases. Por ser Porte II, a UPA da Boa Vista contará ainda com Sala de Acolhimento com Classificação de Risco, Sala de Radiologia e com câmara escura.

A UPA Rendeiras tem capacidade para atender até 150 pacientes por dia, sendo referência para uma população de cerca de 50 mil habitantes.  A Boa Vista poderá atender até 350 usuários por dia, sendo referência para uma população de cerca de 150 mil habitantes. As duas contarão com 160 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia e pessoal de apoio.

É importante lembrar que as UPAs Rendeiras e Boa Vista complementam a Rede Municipal de Saúde. Elas funcionam de forma ininterrupta, inclusive durante feriados, pontos facultativos e finais de semana, atendendo a adultos e crianças com quadros agudos de natureza clínica, como: febres altas, vômitos, dores no peito, pressão alta, diabetes descompensada, entre outros. Os pacientes serão medicados, submetidos a exames e monitorados. E após estabilizados, serão encaminhados de volta para serem acompanhados pela equipe da atenção básica ou, quando necessário, para internamento hospitalar.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *