Os vereadores voltam a se reunir, em sessão pública ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, às 20h desta terça-feira (27). A súmula com a Ordem do Dia prevê a votação de vinte e cinco proposituras – um projeto de lei, vinte e um requerimentos e três indicações. O projeto de lei, aprovado em primeira discussão na reunião passada, é de autoria do Executivo e trata de alterações na Lei Municipal nº 3.195, de 13 de setembro de 1988, que dispõe sobre o serviço de táxi, com foco especialmente na padronização da frota, ora em curso.
Dos vinte e um requerimentos, quatro são reiterações, todas de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB). O vereador reivindica, novamente, sinalização escolar defronte da Escola Municipal de Tempo Integral Rubem de Lima Barros, na Cidade Jardim; realização de curso preparatório para o ENEM na Escola de Tempo Integral Altair Porto, no Cedro; de capacitação no manuseio de elevador pneumático para os motoristas dos ônibus coletivos; e capacitação municipal de humanização no trabalho público em todas as secretarias.
Dentre os demais requerimentos destaque para os do vereador Bruno Lambreta (PSD), que solicita implantação de faixa de pedestre na Rua Mestre Pedro e na Rua dos Expedicionários, no centro da cidade, e os do vereador Alecrim, também do PSD, que pede implantação de ponto de ônibus, com cobertura e assentos, ao longo da Rua Artur Antônio da Silva, perto do Hospital da Unimed e do Fórum, no Bairro Universitário. Destaque ainda para os requerimentos da vereadora Rosimery da Apodec (DEM), que reivindica implantação de sistema biométrico de identificação de recém-nascidos na Casa de Saúde Bom Jesus e construção de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no Bairro Maria Auxiliadora, além de reestruturação e reforma das barracas da feira no Monte Bom Jesus.
Na reunião desta terça também serão apresentadas três indicações – proposituras direcionadas a órgãos e entidades fora da esfera municipal. Duas são do vereador Lula Tôrres (PR), vice-presidente da Câmara, ambas na área da segurança pública. Lula solicita policiamento ostensivo no Bairro São Francisco e na Vila Peladas, no 1º Distrito. A terceira indicação é da vereadora Rosimery da Apodec, que sugere envio de projeto de lei de autoria do Poder Executivo à Câmara dispondo sobre a obrigatoriedade de aplicação anual de provas de avaliação do ensino nas escolas da rede pública municipal.
Previdência – Além da votação de proposituras, a Câmara vai promover um debate com o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais – CaruaruPrev, Osório Chalegre, sobre o Projeto de Lei 6.994/2015, que trata da reestruturação da autarquia. O convite partiu do vereador Marcelo Gomes (PSB), presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis da Câmara, para que o gestor do instituto esclareça aos vereadores e à população sobre as mudanças que deverão ser feitas no sistema de previdência municipal, especialmente no que tange às novas regras de concessão de benefícios.