Ziraldo cria Manual das Cinquentinhas para o DETRAN-PE‏

Em uma ação pioneira, a Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estará lançando no próximo dia 22 de fevereiro, às 11h30, no Salão das Bandeiras, no Palácio do Campos das Princesas, localizado na Praça da República, s/n – Santo Antônio, Recife, uma revista confeccionada pelo Cartunista Ziraldo.

Sob o título “Vou que vou com segurança”, Ziraldo fez nascer, com 35 páginas, o manual das cinquentinhas. Sua proposta é dialogar com o jovem de 18 anos e também com o setor educativo, criando um manual voltado para estudantes e professores, exatamente como é o público que o DETRAN-PE objetiva atingir. Além da programação, que acontece no Palácio do Campo das Princesas com a participação de alunos das escolas EREM São José de Frei Miguelino; Ginásio Limoeiro – Limoeiro; e Escola Professor Fernando Mota – Recife. Esses equipamentos educacionais foram escolhidos por serem destaques nacional, no que diz respeito a elaboração de projetos sobre ordenamento do espaço e circulação na escola com ações de cidadania.

A ação educativa do manual vai alcançar estudantes com palestras, dando ênfase na biodinâmica do acidente: explicando como e os principais motivos dos acidentes ocorrerem; nos comportamentos seguros: tentando promover a cultura de segurança e prevenção; e na relação álcool e mortalidade: buscando refletir sobre os perigos desta mistura fatal.

Como o público será de jovens, a linguagem será diferenciada e a abordagem focará naquilo que eles mais valorizam: seus sonhos, sua independência e sua saúde.

Já nas formações de professores, com uma carga horária maior (4 h/a), os técnicos do DETRAN/PE, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, trabalharão temas como ética e cidadania no trânsito; segurança no trânsito; projetos pedagógicos em trânsito. O objetivo é que os professores desenvolvam projetos com seus alunos e contribuam para a formação de uma cultura de segurança e cidadania no trânsito, que os condutores do amanhã tenham respeito por si e pelo outros.

Acidentes – No Estado de Pernambuco, em 2014, 45.942 pessoas foram atendidas nas unidades de saúde do Estado; desses 34.288 envolveram condutores de motos, atingindo jovens entre 15 e 19 anos. As principais causas são o desrespeito às leis de trânsito, além do pouco conhecimento, por parte dos jovens, sobre as normas e equipamentos de segurança e biomecânica dos acidentes. Com base nisso, o DETRAN-PE vem intensificando ações educativas de trânsito voltadas para promoção de conhecimentos de segurança no trânsito e sensibilização para mudança de postura, com o objetivo de reduzir os índices dessas ocorrências e suas consequências sociais e econômicas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *