Programação da 1ª edição do Verão Noronha é anunciada com diversas atrações

O Arquipélago de Fernando de Noronha se prepara para celebrar o evento Verão Noronha, que promete movimentar a agenda cultural da ilha nos dias 24 e 25 de outubro, no Forte Noronha, um dos espaços mais emblemáticos do patrimônio histórico local. A programação reúne artistas de diferentes estilos, oferecendo ao público uma experiência musical diversa e marcante.

Na sexta-feira (24), sobem ao palco Avine Vinny, Everton Freitas e André Viana, trazendo uma mistura de forró, sertanejo e brega. Já no sábado (25), o ritmo nordestino toma conta do evento com Forró do Muído e Nanara Belo, que promete um encerramento repleto de animação.

A iniciativa é promovida pela Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, com o objetivo de fortalecer o calendário cultural e turístico do arquipélago, consolidando Noronha como um destino de referência também na realização de eventos artísticos e de economia criativa.

“Estamos muito felizes em lançar a primeira edição do Verão Noronha, um evento que vem para fortalecer o calendário cultural e turístico da ilha. Nossa ideia é que essa seja uma programação permanente, que traga sempre grandes nomes da música nacional, oferecendo ao público experiências inesquecíveis em um cenário único como o Forte Noronha”, disse o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da ilha, Paulo Henrique Guerra.

Ainda de acordo com Paulo Henrique, a festividade, além de movimentar o turismo, tem um propósito social importante de garantir que a comunidade local também tenha acesso a esse tipo de evento.

“Sabemos que, muitas vezes, shows com artistas de destaque são caros e acabam sendo inacessíveis para boa parte da população. Aqui, queremos fazer diferente. O Verão Noronha é uma festa que contempla os noronhenses, reconhecendo o direito de cada um de viver momentos de lazer e entretenimento de qualidade dentro da própria ilha”, disse.

Programação:

24/10 – Avine Vinny, Everton Freitas e André Viana – 20h às 02h

25/10 – Forró do Muído e Nanara Belo – 17h às 21h

Asces-Unita realiza IX Semana da Biblioteca com foco no incentivo à leitura e valorização da cultura nordestina

Tem início na terça-feira (28) a IX Semana da Biblioteca do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). O evento, que segue até o dia 30 de outubro, tem como tema “O Nordeste em palavras, sons e cores” e reúne uma série de atividades voltadas para a promoção da leitura, da pesquisa e da valorização cultural.

A programação inclui palestras, rodas de diálogo, apresentações artísticas, oficinas e a tradicional Feira de Troca de Livros, todas com o objetivo de estimular o interesse pela leitura e fortalecer a formação acadêmica dos estudantes. O evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrição.

A abertura oficial contará com a roda de diálogo “O Nordeste em Sons”, reunindo Onildo Almeida, Anderson do Pife e o projeto Sanfona pra Elas, com mediação do professor Veridiano Santos. O encontro propõe uma reflexão sobre as expressões musicais nordestinas como forma de conhecimento e identidade.

Durante toda a Semana, será realizada a segunda edição da Feira de Troca de Livros, no campus II da instituição. O espaço estará aberto para que o público troque obras de diferentes gêneros literários, como ficção, romance e cultura. A iniciativa busca incentivar o hábito da leitura e promover a interação entre os participantes.

Outro destaque da programação é a Exposição Fotográfica “Artes Cênicas”, com obras que homenageiam as expressões artísticas nordestinas por meio de projeções fotográficas. Também haverá apresentações culturais, como o Balé das Idosas, os espetáculos teatrais “Narciso”, “Teatro do Divã”, além da roda de diálogo “O Nordeste em Cena”, mediada por Armando Andrade.

A programação conta ainda com a participação da artista plástica Íris Marcolino, em uma roda de diálogo sobre o projeto Corações de Íris, com o tema “Nordeste em Artes” e mediação da jornalista Diana Bezerra.

O encerramento da Semana contará com a Aula Espetáculo de Cordel, ministrada por Davi Geffson e Jenerson Alves, na quinta-feira (30). A atividade une poesia e música para valorizar uma das manifestações culturais mais marcantes do Nordeste.

A IX Semana da Biblioteca da Asces-Unita reafirma o compromisso da instituição com o incentivo à leitura e à formação cultural dos estudantes, destacando o papel da universidade na promoção do conhecimento e da diversidade artística.

A participação no evento vale carga horária de atividade complementar.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 28/10

19:00h – Feira de Troca de Livros; Exposição fotográfica; Roda de Diálogo: O Nordeste em Sons Onildo Almeida, Anderson do Pife e Sanfona para Elas. Mediador: Veridiano Santos

Dia 29/10

08:30h às 21:30h Feira de Troca de Livros e Exposição fotográfica – Artes Cênicas
10:00h – Balé das Idosas
19:00h – Narciso -Tabuleiro de Teatro
20:00h – Teatro do Divã – Trupe Alumiarmente
20:30h – Roda de Diálogo: O Nordeste em Cena Severino Florêncio, Tabuleiro de Teatro e Trupe Alumiarmente. Mediador: Armando Andrade

Dia 30/10

08:30h às 21:30h Feira de Troca de Livros e Exposição fotográfica – Artes Cênicas
19:30h – Roda de Diálogo: O Nordeste em Artes Iris Marcolino – Corações de Íris. Mediadora: Diana Bezerra
20:30h – Aula Espetáculo de Cordel: Davi Geffson e Jenerson Alves

Caruaru sediará a Conferência “Florescer com Elas – Mulheres da Bíblia”, em novembro

Caruaru se prepara para receber um dos encontros mais esperados do ano: a Conferência “Florescer com Elas – Mulheres da Bíblia”, promovida pelo movimento @Café.comDeus Caruaru, que acontecerá no dia 8 de novembro, das 9h às 19h, no Teatro Difusora. O evento promete reunir mulheres de diferentes áreas para um dia de adoração, comunhão e fortalecimento espiritual.

A conferência é organizada por três mulheres de destaque na cidade: Eliane Climaco, empresária reconhecida por sua atuação no setor de negócios e liderança feminina; Dra. Carla Guedes, médica endocrinologista e nutróloga, referência em saúde e bem-estar; e Dra. Luciana Marins, cirurgiã vascular e mentora de projetos voltados ao equilíbrio entre fé, propósito e vida profissional.

Com uma programação que combina momentos de louvor, palestras inspiradoras e experiências de fé, o evento propõe um mergulho na espiritualidade, mas também na realidade da mulher moderna — que busca florescer em todas as áreas da vida, sem perder suas raízes no altar.

“Nosso propósito é criar um ambiente onde mulheres possam se reconectar com Deus e umas com as outras, fortalecendo a fé e descobrindo novas formas de viver com propósito”, destacam as organizadoras.

Entre as palestrantes confirmadas estão mulheres cristãs de destaque, como Débora Manfre, Rosymara Lopes e Tatiane Brilhante. As inscrições já estão abertas (neste link: https://abre.ai/nSIg), e as vagas são limitadas. A conferência contará com estrutura completa no Teatro Difusora, decoração temática, espaço de convivência e stands parceiros.

Serviço:
📍 Evento: Conferência “Florescer com Elas – Mulheres da Bíblia”
📅 Data: 8 de novembro de 2025
📍 Local: Teatro Difusora
🎟️ Inscrições: https://abre.ai/nSIg
⚠️ Vagas limitadas

Comércio varejista de Caruaru deve ter fim de ano de boas vendas, em 2025

A expectativa de vendas é positiva, no comércio varejista de Caruaru, para o fim de ano de 2025. O volume de vendas deve superar 2024 em 6,2%, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas. Mas o índice representa um crescimento real de apenas 1,5%, considerando o desconto da inflação do período. Entre os produtos que devem ser os mais procurados pelos consumidores estão os artigos de uso pessoal e doméstico, com projeção de 18% no aumento das vendas, assim como os artigos farmacêuticos, que devem registrar uma alta de 12%.

O presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, acredita que os setores que podem experimentar um maior desafio, neste fim de ano, são os que dependem de financiamento bancário, a exemplo do de móveis, eletrodomésticos e automóveis. “Estes são bens que possuem um valor agregado mais alto e dependem, portanto, disso para gerar melhores oportunidades para o consumidor e, assim, garantir um maior volume de vendas”, explica.

Para produtos como tecidos, vestuário e calçados, a previsão de crescimento gira em torno de 6,9%, em relação ao mesmo período de 2024. Esses artigos vêm seguidos por móveis, eletrodomésticos e materiais de construção civil. O foco no Natal é um ponto primordial para alavancar os números, sobretudo dos setores de eletrônicos, brinquedos, roupas e decorações.

Por sua vez, o ponto negativo, de acordo com Rossini Batista, é o atual cenário de alta dos juros e, por conseguinte, o endividamento das famílias. “Nos antecipando a isso, vamos adotar estratégias com o maior foco no Natal já no período da Black Friday 2025, buscando margens de lucro mais altas e uma maior confiança dos consumidores”, pontua.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Programa Amigos de Noronha é criado para apoiar melhorias e conservação em espaços públicos

A Administração de Fernando de Noronha instituiu, por meio do Decreto Distrital nº 002/2025, o Programa Amigos de Noronha, iniciativa que tem como objetivo promover ações de manutenção e aperfeiçoamento das estruturas físicas, instalações e mobiliários urbanos da ilha, inclusive a conservação dos bens que integram seu patrimônio histórico-cultural, neste caso após anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O programa permitirá que pessoas físicas, empresas e instituições civis, com ou sem fins econômicos, realizem doações de bens, materiais e serviços em prol do arquipélago, sem ônus financeiro para o poder público. As parcerias poderão contemplar desde melhorias em equipamentos públicos e alojamentos funcionais até a doação de insumos hospitalares, materiais de construção e serviços técnicos especializados.

De acordo com o decreto, todas as doações deverão seguir os procedimentos previstos na Lei Federal nº 14.133/2021 (Lei de Licitações), garantindo transparência e legalidade. Os Termos de Doação serão publicados no Diário Oficial do Estado e supervisionados pelas superintendências competentes da autarquia

O administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, destacou que o programa representa um avanço na construção de uma gestão mais participativa e sustentável.

“O Amigos de Noronha é uma forma de envolver a sociedade civil, empresas e instituições no cuidado do nosso território. A ideia é que todos possam contribuir com ações que fortaleçam a infraestrutura, os serviços e a preservação do meio ambiente, sem custos para o poder público”, afirmou.

Os doadores participantes receberão o selo oficial Amigos de Noronha, que poderá ser utilizado em seus canais de comunicação e estabelecimentos comerciais pelo período de cinco anos, como forma de reconhecimento pelo apoio ao desenvolvimento sustentável da ilha.

DermoSpa Vacinas é um novo espaço dedicado ao cuidado e à prevenção em Caruaru

A DermoSpa, clínica de saúde e bem-estar, já muito bem conceituada, agora conta com a DermoSpa Vacinas. O novo espaço chega para reforçar o compromisso da DermoSpa com o bem-estar, oferecendo atendimento personalizado, ambiente moderno e acolhedor, pensado para proporcionar conforto e confiança a todos os públicos.

Com uma sala especialmente preparada para as crianças, cada detalhe foi idealizado para garantir uma experiência tranquila e positiva, transformando a vacinação em um gesto de cuidado e carinho.

A DermoSpa Vacinas oferece imunizações para gestantes, crianças, adultos e idosos, incluindo: Herpes Zóster; Pneumo 20; Dengue e muitas outras opções de vacinas.

A DermoSpa está localizada na Rua Gonçalves Lêdo, 151, bairro Maurício de Nassau, Caruaru. Outras informações e agendamentos: (81) 99914-9526. Acesse e siga no Instagram: @dermospa_vacinas

Porque prevenção é cuidado, e cuidado é saúde!

Caruaru City pega o América no domingo, por vaga na final do Pernambucano

A Federação Pernambucana de Futebol marcou para o próximo domingo (26) o duelo entre Caruaru City x América, válido pela semifinal do Campeonato Pernambucano da Série A2. As equipes se enfrentam em jogo único, na Arena de Pernambuco, às 15h, por uma vaga na grande final da competição. Neste ano, apenas o campeão garante vaga na primeira divisão em 2026.

O Caruaru City chega para a decisão com seis partidas de invencibilidade. O Leopardo venceu o Águia no último sábado, em Caruaru, por 2×1, e garantiu a classificação em segundo lugar no grupo A. A campanha do Clube na primeira fase do estadual soma 8 jogos, com 3 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota.

Além da vaga na final e a possibilidade de título, o Caruaru City joga com a missão de manter a cidade de Caruaru no grupo dos principais clubes do futebol pernambucano em 2026. Sem vaga garantida na primeira divisão do próximo ano, Caruaru poderá ficar sem representante depois de mais de 60 anos seguidos.

O Caruaru City, que foi o único caruaruense no Campeonato Pernambucano Série A1 de 2022, vai lutar para voltar a ter a honrosa incumbência de liderar a força do futebol da Capital do Agreste na próxima temporada.

Foto: Rafael Vieira/FPF

Pernambuco recebe I Encontro Pernambucano de Comunicação em Saúde e o II Encontro Nacional de Comunicadores do SUS

Pernambuco vai receber, nos dias 10 e 11 de novembro de 2025, o I Encontro Pernambucano de Comunicação em Saúde e o II Encontro Nacional de Comunicadores do SUS. A programação, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ocorre a partir das 9h, no Museu Cais do Sertão, no Recife. Os interessados já podem se inscrever e também enviar suas experiências exitosas para apresentação no evento pelo link: http://bit.ly/46IWTVZ Já o ingresso para os dois dias de apresentação pode ser retirado através do Sympla: http://bit.ly/4q9bYHS

Durante dois dias, o evento reunirá especialistas e profissionais de referência para discutir temas fundamentais à inovação, à ética e à gestão da informação em saúde. Serão abordados os seguintes painéis temáticos: RNDS e Inteligência Artificial na Saúde, com Rodrigo Brennand e Álvaro Freitas; Gestão de Crise em Saúde Pública, com Eduardo Bezerra e Henrique Mabuze; Fake News e novas tecnologias na era digital: impactos na saúde, com Fernando Sales (Porto Digital) e Marília Eutimia (Telessaúde); e, por fim, LGPD: Informação Pública x Informação Privada.

“O encontro reforça a importância da comunicação como uma ferramenta estratégica na construção de políticas públicas de saúde mais transparentes, acessíveis e participativas. É um momento de troca e fortalecimento da rede de comunicadores do SUS em todo o país”, destaca a superintendente de comunicação, Joelli Azevedo.

Em reunião com empresas chinesas, governadora Raquel Lyra destaca papel estratégico do Porto de Suape e fortalece diálogo com a Embaixada do Brasil na China

Dando continuidade às agendas em Pequim, na China, a governadora Raquel Lyra apresentou as oportunidades de novos negócios em Pernambuco para três grandes empresas. As reuniões ocorreram com a China Blue Chemical, maior fabricante estatal de fertilizantes nitrogenados da China e produtora de combustíveis sustentáveis; a Chimbusco do grupo Cosco Shipping, uma das maiores empresas de navegação do mundo; e a COFCO, uma das maiores empresas de processamento de alimentos da China. No final da manhã, a gestora foi recebida pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão para fortalecer o diálogo entre China e Pernambuco.

“Estivemos com três grandes empresas para apresentar Pernambuco e destacar a melhoria no ambiente econômico no Estado. Duas dessas companhias já têm negócios no Brasil e pretendem expandir. Então promovemos nossos potenciais para atrair futuros investimentos e diversificar a pauta exportadora de Pernambuco por meio de novas indústrias que agreguem valor à produção local. Apresentamos os modelos já consolidados e bem-sucedidos de negócio desenvolvido em parceria com a European Energy e a Maersk, destacando Suape como hub logístico e de e-combustíveis”, destacou Raquel Lyra.

Interessados em conhecer melhor a infraestrutura do Complexo Industrial Portuário de Suape, os dirigentes da Chimbusco agendaram uma visita para o mês de dezembro. Os empresários destacaram a possibilidade de abertura de novas rotas para a produção de combustíveis e fertilizantes sustentáveis no Estado.

Ainda tendo como pauta a eficiência energética, os representantes da China Blue Chemical demonstraram interesse em expandir os negócios que já têm no Brasil, ampliando o portfólio de energia renovável competitiva.

“O objetivo desses encontros bilaterais foi avançar nos diálogos com as empresas para que conheçam melhor Pernambuco e o Porto de Suape, garantindo futuras parcerias”, pontuou o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

À tarde, a comitiva pernambucana foi recebida na sede da COFCO (China Oil and Foodstuffs Corporation), em Pequim. Na ocasião, a gestora destacou a melhoria do cenário de negócios do estado, inclusive no setor sucroalcoleiro, bem como o potencial logístico de Suape. Na pauta esteve a ampliação das exportações e a possibilidade de melhoria do processo produtivo do açúcar.

EMBAIXADA – A comitiva liderada pela gestora ainda foi recebida pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão, na sede da Embaixada, em Pequim. Na ocasião, foram apresentadas as perspectivas de atração de investimentos que foram desenhadas durante a missão internacional, e destacado o papel estratégico da embaixada no fortalecimento do diálogo entre Pernambuco e a China.

Participaram das agendas os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

Em Xangai, governadora Raquel Lyra abre relações entre Pernambuco e o maior porto do mundo em movimentação de contêineres

A governadora Raquel visitou, nesta terça-feira (21), o Porto de Xangai, o maior do mundo em movimentação de contêineres. Acompanhada da comitiva, a gestora apresentou os potenciais do Complexo Industrial do Porto de Suape, destacando a oportunidade estratégica e os diferenciais competitivos em relação ao Brasil e à América Latina. Atualmente, o Porto de Xangai é o principal hub logístico global e se conecta a mais de 700 portos em mais de 200 países.

“Tivemos hoje a oportunidade de apresentar a infraestrutura e os números do Porto de Suape, iniciando as relações com o Porto de Xangai, que hoje opera mais de 350 rotas internacionais de carga. Sem dúvida, essa foi uma rica troca de experiências para atrair mais investimentos para Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, uma das metas da missão é conseguir estabelecer uma rota fixa entre Pernambuco e China. “O Porto de Xangai integra várias cadeias produtivas da China, sobretudo a automotiva. Conhecemos, hoje, o maior operador logístico automotivo do mundo e abrimos a possibilidade de um pacto de irmandade entre nossos portos para atrair linhas permanentes daqui da China para o porto de Suape”, disse.

Durante a agenda, a comitiva pernambucana conheceu alguns setores do Porto e também se reuniu com representantes da Haitong Logística, no maior terminal de carga e descarga de automóveis da China, localizado no Porto de Xangai.

NEGÓCIOS – Ao longo do dia, a chefe do Executivo estadual realizou reuniões com empresas dos setores de energia e logística, além de companhias aéreas, discutindo a possibilidade da produção do SAF, o combustível sustentável para aeronaves, a partir da biomassa em Pernambuco.

MISSÃO – Cumprindo missão internacional, a governadora continua em Xangai até o dia 22 de outubro. De 23 a 28 de outubro, a gestora segue para a Dinamarca, onde irá cumprir agendas em Copenhague e Sønderborg. O objetivo das agendas nos dois países é fortalecer parcerias já consolidadas e atrair novos investimentos para Pernambuco.

A agenda no Porto de Xangai foi acompanhada pelo embaixador Augusto Pestana, cônsul-geral do Brasil em Xangai e a equipe técnica do Consulado. Integram a comitiva do Governo de Pernambuco os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

Fotos: Divulgação.